Veja algumas curiosidades do computador mais rápido do mundo, chamado de “Sequoia“, criado pela IBM em parceria com o governo norte-americano:
São 96 racks num ambiente de 318 m² com mais de 1.6 milhões de processadores e output de 20 petaflops por segundo. Para se ter uma idéia, um peta é um termo para quatrilhão. O avanço em relação ao seu predecessor, o RoadRunner, é descomunal: foi comemorado a ultrapassagem da barreira de 1 petaflop por segundo em processamento no super computador “antigo”.
Sabe aquela lista dos 500 supercomputadores mais rápidos do mundo? pois bem, esse aí embaixo será mais rápido que todos eles combinados.
Tem ainda um poder de processamento equivalente a 2 milhões de laptops. O supercomputador será entregue em 2011 ao Lawrence Livermore National Laboratory, nos EUA, segundo a IBM.
As aplicações de uma super máquina desse porte são muitas entre algumas ruins (simulação de testes nucleares) e outras boas, como a previsão com maior folga de catástrofes climáticas, como você poderá ver pelo vídeo do olhar digital.
Veja ainda mais informações no site da IBM, em inglês, e o vídeo abaixo do Olhar Digital:
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=eaqiCeSNY1o]
Artigos que também podem lhe interessar:
- Construa seu curso online grátis com a nova ferramenta do Google – pode até lucrar com isso
- Computação voluntária: Seu PC fazendo a diferença
- Nova era na educação brasileira com o fim do quadro negro
- Computação Quântica: Mais um passo concreto rumo ao futuro
- Você enxerga oportunidade nas pequenas empresas?
- Cartilha para uma navegação segura na internet…mesmo para os mais experientes!
- Wolfram|Alpha: O buscador inteligente que está agitando o mercado
Breno Silva
É preciso estarmos com olhos mais atentos com quem os nossos filhos se comunicam e o que fazem na internet já que é um mundo de novidades, monitoro a minha filha com um programa que instalei no celular dela que me permite ver tudo o que ela faz ou acessa o aplicativo é ótimo e recomendo para vocês. https://brunoespiao.com.br/localizar-celular