Quem já não ficou frustrado quando acessa algumas pesquisas sobre salários em sua respectiva função e se frustra quando vê o quanto irreal aquilo lhe parece? Não é que a pesquisa não seja confiável, afinal (pelo menos as que divulgamos aqui no blog) são feitas por instituições nacionais e internacionais de renome. O problema, onde muita gente questiona (e com razão), é o universo das empresas pesquisadas, que é muito limitado.
Em geral acaba-se deixando muita empresa de fora, ainda mais quando se trata de limite de faturamento (as mais baixas acabam sendo ignoradas em muitas pesquisas), empresas longe dos grande centros, e muitos outros fatores de exclusão.
O que fatalmente acaba ocorrendo é que, devido ao mercado nacional ser amplamente dominado por micro e pequenas empresas, a média salarial acaba ficando aquém do resultado das pesquisas e frustrando a maioria de nós, pobres mortais, contratados por empresas de baixo calibre financeiro e representatividade no mercado.
Por isso merece bastante consideração a ferramenta lançada pelo governo do Estado de São Paulo, e divulgado pela INFO. Segundo o próprio site…
Todas as empresas brasileiras têm que informar o governo federal sobre as contratações e os desligamentos ocorridos durante cada mês. Cada contratação informada vem acompanhada do perfil de quem está sendo admitido. O SALARIÔMETRO armazena essas informações e as utiliza para calcular o salário médio dos contratados com o mesmo perfil indicado na sua consulta.
Para os trabalhadores residentes no Estado de São Paulo, o SALARIÔMETRO calcula o salário médio na Região de Governo do município indicado pelo interessado. Para os trabalhadores dos demais estados, o SALARIÔMETRO calcula o salário médio da respectiva Unidade da Federação.
O processo de pesquisa do seu salário médio é bastante simples. Basta preencher um pequeno formulário na tela principal do sistema. O interessante é que esses dados inseridos são cruzados ao final da pesquisa, de modo a dar uma análise final do seu perfil em relação a profissão informada na pesquisa.
Essa ferramenta me parece a princípio fantástica justamente por estar atrelada incondicionalmente a informações passadas pelas empresas (portanto, contratos CLT), o que lhe confere uma precisão bastante interessante, algo mais real. Útil para empresas e funcionários.
E então, que tal fazer sua pesquisa? Acesse o Salariômetro agora e depois deixe suas impressões aqui nos comentários sobre o que achou do resultado!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Guia Salarial 2010-2011 com salários de cargos de TI
- Censo dos profissionais de tecnologia: antes tarde do que nunca
- Tabela de Cargos e Salários na área de TI contempla empresas de todos os portes
- Notícias de TI: Destaques da Semana – 19
- O IBGE confirma a falta de profissionais de TI especialistas em sua pesquisa
- Novas demandas de profissões de TIC com salários a partir de 7000 reais
- Empresas: Por que Não Esperar o Candidato Perfeito
Guilherme
Infelizmente os salários no Brasil ñ condizem com o seu custo de vida, espero que a tendência é que isso mude pois o mercado deseja profissionais com fluência em inglês, certificações, dedicados e pro-ativos e ñ adotam a mesma política quanto a remuneração.
Para se ter uma idéia o salário de um analista de T.I júnior no Canadá seria algo em torno de 3.000,00 dólares canadenses.
O Brasil caminha para o melhor, o jeito é aguardar e cooperar ;)!
Mauricio Ferreira
Fiz vários teste na área de ti , sobre sálario x cor de pele,pude notar que os brancos recebem mais que os negros.
Achei um preconceito intelectual e racial.
Quando acabará isso?
Romulo F.F.
@Mauricio Ferreira
realmente ridículo este filtro deles.
sem + comentarios
Leandro Ilek
Tentei de várias maneiras mas não obtive resultado algum.
Vinicius
@Leandro Ilek, como você fez a pesquisa? sua profissão apareceu?
Leandro Ilek
Refiz o teste. Apareceu que na minha profissão de professor de sociologia no EM o salário foi de R$ 301,00. A Cara da “ryqueza”