Ah, como é boa a juventude, não? saúde, disposição, liberdade, energia sobrando, coragem para arriscar, se aventurar…no trabalho é preciso compreensão das demais gerações para que toda essa energia seja devidamente canalizada para o crescimento da empresa e do jovem profissional. É preciso entender a geração Y, o contexto de transformação no qual estamos inseridos para não podar a criatividade em favor de rígidas estruturas no ambiente de trabalho e comportamentos antiquados para a realidade atual.
Na área de tecnologia basta olharmos para a juventude de grandes empreendedores como os fundadores do Google e Facebook, por exemplo. Mas há milhares de jovens desconhecidos por aí que foram agentes de grandes mudanças na sociedade. Pessoas que não se conformaram com o comum, com a mediocridade no seu ambiente.
Grandes mudanças dependem não somente das características inerentes ao indivíduo mas também do ambiente que o cerca, como escreveu Malcolm Gladwell em seu livro “Fora de Série: Outliers”. Daí a importância de cultivarmos esse ambiente favorável à inovação.
O vídeo abaixo mostra mudanças marcantes na história que influenciaram a vida dos jovens nas recentes décadas. E claro, ser jovem é também pensar como jovem, ou seja, com coragem, ousadia, inconformismo com o mundo, agitação….tudo isso não precisa estar preso a uma faixa etária, pode ir muito além dela. E aliás, o que há de jovem com mentalidade velha por aí…
Artigos que também podem lhe interessar:
- Atenção jovens: Carreiras e perspectivas na área de Tecnologia
- Cursos gratuitos de ERP para jovens de até 24 anos
- A cidade do futuro onde alta tecnologia e meio-ambiente combinam
- Programa Meu primeiro trabalho: Oportunidade para jovens em TI e Telecom
- Notícias de TI: Destaques da Semana – 33
- Você pensa como qual geração? X, Y ou baby boomer?
- Sua empresa incentiva o intra-empreendedorismo?