Você tem trabalhado muito em sua empresa, desenvolvido vários projetos simultaneamente, levado trabalho pra casa e tendo que aturar reclamação dos seus familiares…
Você é aquela pessoa que veste a camisa da empresa com orgulho e dedicação.
Está sempre presente, mesmo quando cancelaram as horas extras e seu dinheiro extra ter se transformado em “BANCO DE HORAS” que você nunca tem tempo de tirar…
Então você percebe que não tem recebido nada além de tapinhas nas costas, ouve constantemente os pouco originais jargões do tipo: “cara, ótimo trabalho, parabéns!” emitidos pelo seu chefe, numa representação de dar inveja a muito ator por aí.
Mas você faz um balanço de sua vida financeira e percebe que precisa dar um upgrade em sua qualidade de vida e de seus familiares e resolve partir para uma conversa com o seu chefe e pedir um aumento…
Mas como fazer isso sem parecer ameaçador, egoísta ou mesmo um mendigo, como que implorando? Como lidar com essa situação e conseguir o que você deseja?
Antes de mais nada, você deve esperar o momento certo para falar com seu chefe: evite as 3 situações abaixo:
- seu chefe acabou de elevar aquele “tranco” de seu superior (não é uma boa hora, além de não ter um aumento, você pode ser demitido!);
- seu chefe vai sair para o almoço e você quer interrompê-lo (cuidado com o mau humor que atinge muita gente com fome…não seja a refeição dele!);
- seu chefe está quase pronto para deixar o expediente (ah tá, você acha que a cabeça dele vai estar onde quando você estiver falando?);
Veja a apresentação do conteúdo do curso no site da Udemy no link: do curso “Estratégia de Negociação Salarial em 10 Passos“.
Ou seja, aprenda a “ler” a expressão seu chefe, acredite, vai lhe poupar de alguns vexames.
Já que você encontrou o momento certo, aqui estão alguns pontos a considerar antes de começar aquela tão esperada conversa:
Por que mereço o aumento/promoção?
Esta é a primeira pergunta a ser respondida, seja sincero consigo mesmo. Seu chefe provavelmente fará essa pergunta a você.
O que responderia? Vá com tudo preparado. Sua argumentação deve ser baseada em resultados. Argumentos como os listados abaixo não costumar funcionar:
- subordinado: Estou cheio de dívidas (Resposta possível do chefe: O que eu tenho a ver com isso?…não te devo nada não né???)
- subordinado: Mas você deu aumento pro Zezinho que faz a mesma coisa que eu (Resposta possível do chefe: Mas ele é o Zezinho e você é você, não seja invejoso!)
- subordinado: Estou a 10 anos sem aumento real
(Resposta possível do chefe: Seu contrato de trabalho não prevê aumento por tempo de serviço…)
- subordinado: Me separei pela 3º vez, mais uma pensão pra pagar…
(Resposta possível do chefe: ……. (“censurado aqui por questões óbvias!”)
Acima de tudo, não se esqueça, nossos chefes são pessoas como nós, com as mesmas necessidades físicas e biológicas (acredite!) e já esteve em nosso lugar antes (pelo menos a maioria deles).
Seja educado no modo de falar, objetivo, comente sobre como seus resultados alavancaram os ganhos da organização.
Além do mais, evite comparar seu desempenho com o de outros colegas de trabalho. O problema é entre você e seu chefe…e enfim, respire fundo e vá em frente!
E então, teve alguma experiência que pode acrescentar nessa lista aos mim e demais leitores desse blog? participe, quero “ouvir” você!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Seu Colega faz a mesma coisa mas Ganha Mais que Você na Empresa – O que fazer?
- Vídeo: Estratégias de como se pedir aumento ao chefe
- Ética para se estabelecer na carreira profissional, na vida
- Atente-se aos sinais para saber que tipo de chefe você está sendo
- 4 Dicas para Descobrir se Seu Futuro Chefe é uma Roubada
- Seu chefe tem coragem (e humildade) de lhe pedir um feedback?
- O primeiro de todos os passos para o sucesso profissional é…
Daniel Cassiano
Legal seus artigos, Vinicius!
Muito boa a idéia..
Abçs!
admin
Obrigado, Daniel, estou no aguardo daquele contato seu hein!!
abs e esteja sempre por aí!!!
Herbert Hideo Yamamoto
Boa Tarde
Muito bom seu blog, está nos meus favoritos a tempos.
Gostei bastante das dicas aqui descritas.
Usei ela no trabalho e funcionou, isso a 6 meses atrás.
Vou usar novamente no começo do ano .
Obrigado
givalldo
Bom dia pessoal os cursos de TI/GTI/TECNOLOGIA EM REDE não são barato, automaticamente o menor salario deveria ser digno principalmente quando se referente “profissionais” de estagio ou júnior) .