Boa notícia para nós profissionais de Tecnologia da Informação e para o pessoal que pretende vir para nossa área:
Os profissionais de Tecnologia da Informação configuram na tabela dos 10 tipos de profissionais mais raros do Brasil (em oitava posição) e do mundo (na quinta posição).
Segundo artigo da INFO…
Em todo globo, 34% das companhias admitem que estão tendo problemas para preencher vagas, segundo levantamento do Manpower Group.
Mas não há motivos para comemorar. O Brasil é o segundo país que mais sofre com a escassez de profissionais qualificados. Aqui, 71% das empresas estão padecendo com este problema. No Japão, primeiro colocado na lista, a questão afeta 81% dos empregadores.
Veja o destaque de nossos profissionais da área em amarelo abaixo. Uma colocação que tem o lado bastante positivo de que a alta demanda nos permite brigar com grandes chances de vencer no mercado de trabalho por melhores condições que nos agradem, sejam elas apenas salariais ou não.
O lado negativo, para o Brasil, especialmente, é um desenvolvimento econömico e tecnológico muito mais lento devido a esse grande entrave de falta de talentos na área de Tecnologia da Informação.
A computação é um dos mais importantes motores propulsores da inovação para qualquer país, e nós estamos perdendo esse momento precioso de estabilidade na economia por falta de gente para trabalhar.
Pelo menos aqui vamos fazendo nossa parte, incentivando jovens e adultos nesse mercado amplo e farto de trabalho, com dicas de cursos, carreira, conselhos, muita coisa grátis e de qualidade nesse meio…
É muito pouco ainda, na verdade é preciso uma mudança estrutural no país, que passa obrigatoriamente por uma educação de qualidade.
Que o país possa acordar para esse fato (principalmente em Exatas), porque muito do medo que muitos têm hoje de escolher a área de TI passa pelo trauma de uma má experiência com lógica e matemática, disciplinas que pouco exigem de nossas crianças.
A tabela acima é de publicação da INFO.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Nova pesquisa com 150 cargos de TI e as perspectivas para o setor
- Pesquisa salarial de profissões de TI em todo o Brasil e rica em detalhes
- Ranking de Qualidade de Vida: Comparativo entre Brasil, Canadá e Estados Unidos
- Salários de TI de encher os olhos e o bolso
- Cursos grátis de TI através do Sindicato de Processamento de Dados de SP
- A Microsoft gera 10.000 empregos no Brasil: Estamos preparados para isso?
- Salarios de TI são o dobro da média nacional
Edilson
Prezados, Os cursos de tecnologia da informação não foram regulamentados pelo Congresso. Por isso, os salários não são nada agradáveis. Paga-se bem pouco para o profissional de TI (Engenheiro da Computação, Sistemas de Informação, Cientista da Computação). Por isso, a ausencia de profissinais do ramo. Acreditam que porfissionais de TI são desmerecedores de um slarios digno.
A proposta salarial deve ser votada no Congresso, é o Congresso que esta barrando o crescimento de TI no Brasil.
Marcelo
Acredito que a falta de interesse pela área, realmente se deve, em grande parte, ao que disse o Edilson no post anterior, a falta de regulamentação que leva a desvalorização.
Mas a falta de profissionais QUALIFICADOS, se deve, com certeza, à má qualidade dos cursos de graduação, a grande maioria com matriz curricular desatualizada (sem o idioma inglês por exemplo), cursos muito superficiais do ponto de vista prático, e também a onda do comércio da educação, onde o único interesse é o boleto do aluno quitado mês a mês.
Bom, mas existem as certificações, que dão uma excelente formação com BOA, eu disse boa valorização no mercado. Boa porque existem outros carrascos do ensino, as escolas de formação, onde uma formação média, que não garante entrada no mercado de trabalho, que vem exigindo EXPERIÊNCIA PARA ESTÁGIO!!!! custa dez mil reais, pra concorrer a uma vaga com salário médio de 1500 mensais, trabalhando sob pressão e sobrecarregado e sempre com a corda no pescoço, pois a rotatividade é altíssima. Como diria Boris Casoy, Isso-é-uma-vergonha!!!
Alexander Louzada
Profissionais de TI no Brasil são raros por motivo diferente do resto do mundo… Cada caso é um caso. Como somos Brasileiros, vamos falar do Brasil: O Brasil quer profissionais com nível americano, pagando salários da Índia, em um país aonde o Custo é Brasil. Um novato que está escolhendo uma carreira e se interessa por TI, logo desiste e procura outra carreira. Só estuda TI mesmo quem é apaixonado pela área ou porque não liga para ser bem remunerado (Risos). Hoje vemos oportunidades publicadas nos sites que as empresas querem estagiários com experiência de profissional sênior, pagando 2 salários mínimos, e querem profissionais com certificação ou conhecimento avançado de tecnologias conflitantes pagando 4 a 6 salários no máximo.
Além do mais, estamos passando por uma crise aonde as empresas publicam as oportunidades com uma sopa de letrinha de exigências e contratam empresas de RH despreparadas para avaliar o perfil de um profissional de TI, descartam o cara sem analisar o potencial do candidato. Hoje temos profissionais talentosos em TI que não conseguem recolocação devido a um excesso de exigências, que a empresa possivelmente nunca vai usar a metade do que eles pedem.
Nem falo dos recém-chegados ao mercado de trabalho, estes sentem uma dificuldade imensa de conseguir uma colocação, se não tiver experiência anterior, dificilmente rola…
É muito lindo as noticias falando que existem 115 mil oportunidades disponíveis no mercado, que sobram vagas em empresa xyz, que TI são profissionais raros… Mas oque adianta ser raro se não é uma profissão valorizada?
Vinicius
@Alexander Louzada, na minha opinião, esses problemas que voce apontou é estrutural do Brasil, que é um país em desenvolvimento. Essas mesmas reclamações nós vemos em outras áreas, isso não é “privilégio” da de TI. Vejo até engenheiros (tenho amigos), quando se fala tanto em alta demanda, que estão reclamando de salários e consideram sua área uma das piores, que estão exigindo muito e pagando pouco, que tem que ficar pagando CREA todo ano sem ter retorno algum (o preço da regulamentação), veja só!
O dinheiro que movimenta toda a economia do nosso país vai quase 40% para pagar impostos e sustentar a imoralidade dos governos em todas suas esferas políticas, faltando assim dinheiro para incentivar a produção e fomentar o desenvolvimento. Esses problemas são típicos de países como Índia, China, Rússia…
Ora, se as empresam brasileiras capengam, como podem contratar bem e pagar melhor? Querem sim os melhores profissionais, mas querem pagar menos, assim como nós, cidadãos, queremos ter o melhor serviço por menos.
E é lógico que nessa equação, num país tão desigual como o nosso, não existe mágica: alguém vai sair prejudicado, seja quem contratou o serviço ou o contratado.
Enquanto o Brasil onerar a folha de pagto e a produção e ainda não investir em educação de verdade, vamos viver reclamando pelas mesmas coisas, independente de nossa profissão ou setor de atuação (a menos. é claro, que sejamos políticos).
Outra coisa motivadora em nossa área é que, sendo profissionais diferenciados e não reconhecidos por aqui, temos muitas condições de trabalhar no exterior, devido justamente a ironia da falta de regulamentação, pois TI é igual em todo o mundo, não é preciso fazer anos adicionais de adaptação que muitas outras profissões exigem. Por exemplo, o Canadá fará nova missão exclusivamente para contratar profissionais de TI brasileiros neste ano e deve contratar mais gente, como no ano passado.
Toda essa flexibilização de ser e fazer na nossa área é que amplia nossas possiblidades de carreira, sendo limitadas apenas ao nosso nível de dedicação e busca de novos aprendizados.
Porfim, reiterando sua opinião, sim ,Alexander, o Brasil tem muito, mas muito a melhorar….
abs!
Rafael
@Vinicius, você tem alguma fonte que posso consultar pra esse novo programa do Canada de contratar pessoal de TI?
Grato
Vinicius
@Rafael, pode acessar este link para informacoes gerais sobre o Quebec, que é a província com mais facilidades para imigrar:
http://www.quebecnacabeca.com/pt/
e também o site da Embaixada do Canada no link: http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/work-travail/index.aspx?lang=por&menu_id=40&view=d
onde poderá ver os procedimentos para imigrar para outras regioes do país.
abs e sucesso!
Pedro
As pessoas estão por fora, o mercado de TI não está tão ruim assim, ESTÁ MUITO PIOR. Empresas multinacionais de TI não pagam nem metade do que está ai, programador java senior em porto alegre está ganhando em média 3.500 e não mais que isso. Tem algumas exceções que tiram mais, mas em outras tiram bem menos até. Faça TI se quiser ser mais um escravo, pois o salário é vergonhoso, me da vergonha dizer que escolhi essa profissão, maior arrependimento da minha vida até hoje, não sei o que faço para sair. Estou extremamente decepcionado com a carreira, tenho certeza absoluta que esses índices são financiados por empresários, para saturar a profissão e pagarem ainda menos da miséria que á pagam a seus funcionários. TI é igual circo, não, é muito pior!