Olha, quando dei de cara com estas dicas do site da Exame sobre como procurar emprego enquanto está trabalhando, lembrei das várias situações pelas quais já passei e tenho que lhe confessar que algumas foram constrangedoras… Por isso, achei que seria legal compartilhar estas dicas com você para que possa tirar o máximo dessas experiências sem se prejudicar.
Certa vez, durante uma entrevista de emprego, tive que pedir licença ao recrutador pois tinha uma ligação urgente de meu departamento naquela época e eu sabia que não tinha jeito, tinha que atender. Claro, o recrutador, sabendo da natureza crítica de minha profissão, compreendeu que minha situação era uma exceção a regra de não atender celular durante as entrevistas…
Talvez você esteja muito satisfeito onde está trabalhando hoje. Se for o caso, pode ficar feliz e se orgulhar disto pois saiba que você faz parte de uma minoria no mercado de trabalho…
PORÉM, mesmo estando feliz assim, permita-me dar um pequeno conselho: você não é obrigado a entrar por todas as portas que lhe oferecem, mas pode dar uma espiadinha para ver o que tem lá. Esta é uma ressalva ao primeiro item da lista, pois acredito que não é porque você não quer sair da empresa que não poderá querer fazê-lo se topar com uma oportunidade irresistível…
Se, ao fazer isso, está pondo em risco seu emprego atual (por exemplo, dar uma escapadinha do trabalho em meio a um momento crítico para ir a uma entrevista só por curiosidade sobre uma vaga de emprego), não faça, peça ao recrutador que explique tudo pelo telefone ou envie todos os detalhes por email mesmo.
Bem, dito isto, aqui vão as dicas de que lhe falei, acredito que serão muito úteis também para você:
1 Tenha absoluta certeza de que você deseja sair da empresa. Quando o objetivo for apenas um upgrade ou uma promoção, essa busca pode começar internamente, sem precisar procurar no mercado.
2 Seja discreto. Conte apenas para algumas pessoas próximas que você está à procura de uma nova oportunidade, isso evita que a informação se espalhe descontroladamente.
3 Atualize sempre as suas redes sociais – principalmente as relacionadas a trabalho. Procure postar com determinada frequência para ser notado na rede e para não correr o risco de levantar suspeita quando, de repente, for um internauta muito ativo por determinado período.
4 Não use a infraestrutura da empresa para procurar emprego. Se você usar o telefone e computador corporativo, corre risco de prejudicar a sua imagem e, no limite, de ser demitido por justa causa, já que está deixando de cumprir suas tarefas profissionais para encontrar uma nova vaga.
5 Seja flexível – mas com limites. Você não precisa fugir do trabalho para participar dos processos seletivos e aceitar qualquer proposta do recrutador. Tente marcar as conversas nos primeiros horários da manhã, na hora do almoço ou até no fim de semana. Os headhunters estão acostumados com isso. Fonte: Exame
Muitas vezes, as melhores oportunidades aparecem quando estamos bem acomodados em nossa zona de conforto. Você pode estar bem agora, ok, mas por que não ficar melhor ainda, se possível? Como diz o ditado popular, o Bom é inimigo do ótimo. Ou seja, já está bom, por que tenho que procurar coisas melhores? Vença esse pensamento e com sabedoria acima de tudo, dê uma espiadinha nas oportunidades que lhe aparecem…talvez uma delas poderá mudar sua vida!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Você está Aberto a novas Oportunidades de Emprego? Senão veja o que Está Perdendo
- Seu Ebook Grátis: 25 Técnicas para ter Acesso aos Melhores Empregos (Até então Escondidos) – Preview
- Como Colocar a Pretensão Salarial no Currículo sem Queimar sua Candidatura
- Dicas de como ser discreto na busca de novo emprego de TI
- Fama de Reclamão na Empresa? Veja Como Resolver Isso com Estas Dicas
- Encontre seu emprego antes da concorrência neste buscador
- Recebeu uma Nova Proposta – Mas Vale a pena? 12 Perguntas pra Fazer antes de dar o SIM