A 1ª pesquisa nacional sobre gestores de Help Desk, Service Desk e Suporte Técnico, divulgada pelo site ITWEB e realizada pela 4HD em conjunto com Roberto Cohen, trouxe resultados interessantes. A pesquisa abrangeu mais de 200 gerentes dessas áreas, de empresas dos mais variados segmentos.
Alguns resultados revelaram fatos que valem a pena comentar:
- A maioria dos gestores das áreas pesquisas têm mais de 5 anos de experiência em tecnologia
- 93% dos gestores entrevistados já foram técnicos de informática antes de se tornarem gerentes
A priorização da bagagem tecnológica, onde se acaba premiando os técnicos mais destacados e experientes tem vantagem no sentido de dar maior segurança à equipe e transmitir maior confiança quanto às decisões táticas e técnicas emitidas pelo gestor. É o conhecido problema do gestor ser engolido pela equipe, ludibriado por não entender o lado técnico do problema ao menos de forma razoável. Mas isso também não deixa de apresentar seu lado preocupante: ainda de acordo com Roberto Cohen…
…um técnico promovido pode não mudar as suas atitudes em relação ao negócio da empresa, seguindo com uma visão tecnicista do trabalho e, por vezes, congelando o crescimento do setor. Mesmo que os gerentes tenham sido formados dentro das empresas de Tecnologia da Informação, para um trabalho eficiente, Roberto sugere que é preciso estar atento a, além dos processos de tecnologia, de conceitos como liderança, controle e ação.
Muitos gestores adormecem em berço esplêndido, acomodados com a posição que ocupam e não buscam melhorar seu conhecimento do negócio e desenvolver habilidade de gestão de pessoas. Claro que a prática é mais importante que a teoria, porém nunca pode dispensar esta última, serem excludentes.
Se um gestor não tem tempo para se atualizar nesses temas, deve rever seus problemas de administração do tempo e suas prioridades na carreira. Se a alegação de falta de tempo tem origem na carga de trabalho na empresa, cuidado. Com as rápidas mudanças no mercado, a empresa provavelmente vai preferir trocá-lo por alguém melhor treinado, preparado, do que dar tempo para que você se ajuste à nova realidade. Não vai nem se lembrar de que exigia demais de você.
As exigências do mercado estão aumentando, ainda que não no ritmo que esperávamos, afinal isso exige investimentos por parte das empresas, que poderiam optar por ter um gestor de pessoas e um líder técnico, por exemplo. Com o crescimento da economia a situação pode começar a mudar um pouco mais rápido e esse pessoal acomodado, armado com todo tipo de desculpas pode ser engolido, ou melhor, vomitado pelo mercado.
E você, como tem visto o perfil dos gestores dessas áreas hoje?
Acesse a edição completa da 1ª Pesquisa Nacional sobre Gestores de Help Desk, Service Desk e Suporte Técnico, divulgada pelo site ITWeb, e comente conosco o que achou dos dados levantados.
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