“Já trabalha numa boa empresa, tem salário em dia, tá reclamando do quê? quer maior motivação que isso? ” Essa é uma das frases mais comuns que jorra da boca de gestores omissos, mal preparados, não apenas da área de TI, infelizmente.
Bem, não é isso que dizem (e nos ensinam) os números da pesquisa que você verá logo a seguir. Aliás, nada surpreendente, por sinal:
Motivação é a tônica
Uma pesquisa recente da consultoria especializada em gestão de carreira Right Management, a motivação dos profissionais é a chave do sucesso. Após consultar cerca de 30 mil pessoas de 15 países, sendo 100 delas brasileiras, o levantamento detectou que pessoas motivadas são 50% mais produtivas.
Também na lista de fatores que deixam os profissionais motivados aparece a questão de entender exatamente o que a empresa espera do trabalho dos profissionais e compreender como pode contribuir para atender às demandas dos clientes.
E para quem pensa ainda que basta pagar bem para garantir a motivação do funcionário, a questão da remuneração, por sua vez, aparece em sexto lugar no ranking de comportamentos que influenciam a motivação daos profissionais, segundo a pesquisa.
Claro que essas coisas são importantes para nos auxiliar a cumprir nossas obrigações…Mas o problema é que cumprir apenas a obrigação do dia-a-dia de nossas atribuições não resolve num ambiente externo tão competitivo.
Enquanto muitas empresas ainda pensam de forma tão retrógrada (ah sim, se o gestor pensa assim e continua na posição, esse é o pensamento da empresa!) seus concorrentes correm para se reinventar, sejam seus produtos, forma de atendimento ao clientes, otimizar processos com vistas a redução de custos…são muitas ações para sair do lugar comum, para aparecer, se fazer notado no meio da multidão.
Agora se você, colega, não se sente motivado para realizar um trabalho que exceda as expectativas atuais, algo deve ser feito. Encontre essa motivação, nem que seja externa aos interesses da empresa. Faça por você, o conhecimento adquirido você o levará consigo, é seu tesouro que o ajudará a encontrar melhores oportunidades na carreira. Ou de forma mais radical, mude de emprego, de departamento, de gestor…
O que não pode é se entregar à gestão omissa e responder com mediocridade no trabalho. Perde a empresa, perde você.
Veja mais detalhes da pesquisa no artigo da ComputerWorld
Artigos que também podem lhe interessar:
- A prioridade dos CIOs em 2010 para direcionar sua carreira profissional
- Qual desses Problemas, se resolvidos no seu Trabalho, o deixaria mais Feliz?
- 12 motivos que estimulam seus funcionários a trocar de empresa – e que poderiam ser evitados
- 5 Atitudes para driblar a falta de motivação no trabalho
- Brasil tem um dos piores índices em relação a fluência no inglês
- Dez cargos com mais escassez de profissionais no Brasil
- Os 5 fatores mais estressantes no trabalho e uma das soluções para vencê-los
Leandro
Vinicius,
Essa é a minha receita:
– Invista em seu conhecimento, pois este é o seu maior patrimonio !.
Parabéns pelo post e muito sucesso !.
Leandro Sousa
REFLITAM “Gestores”.
GABRIELA ABREU DE SOUZA
Olá, pessoal!!! Adorei o artigo!!!E inclusive estou desenvolvendo um trabalho na faculdade na disciplina de RH que foca exatamente no pressuposto que dinheiro não é o mais importante nas organizações. Ter acesso a esta pesquisa que citam na integra me ajudaria muitooooo..Existe esta possibilidade de me enviarem o link ou onde encontro a pesquisa?? Obrigada!!!
Vinicius
Olá Gabriela, o link é da Computerworld, está no final do artigo (destaque em vermelho). Por lá poderá encontrar mais informações, ok? obrigado pela visita. Depois não deixe de compartilhar conosco suas conslusões ref. ao seu trabalho…abs!!
Angela Paes
Este artigo despertou minha atenção e não posso deixar de comentar. Muito bom mesmo.
1- não podemos confundir motivação com formas de estimulação ou condicionamento. São fenômenos muito distintos e é por isso que vários líderes experimentam enorme frustração ao tentar “motivar” seus times.
2- se ninguém motiva ninguém, então, ninguém poderá desmotivar ninguém. A questão é outra, mesmo porque indivíduos quando motivados são afetados por estímulos o meio externo – e não dá para permanecer imune a essas influências, não é mesmo?
3-afinal, dinheiro, ótima remuneração motiva?
O mundo dos humanos é variado e diversificado. Há enorme relatividade na adesão dos motivos e necessidades.Portanto, este não é o prisma adequado para se pensar no fenômeno da motivação. A questão é outra!
4- a motivação não é um estado que se generaliza por todos os aspectos do comportamento humano.
Quero reforçar a excelente colocação do texto que afirma mais ou menos a idéia de que “….cumprir as obrigações do dia a dia não resolve o problema da produtividade das empresas porque estão inseridas num ambiente altamente competitivo”…..
Muito obrigada,
Sucesso!
Angela Paes!
Vinicius
@Angela Paes, obrigado pela excelente contribuição ao tema tão discutido, polêmico e atual como este. Motivar é uma arte a ser aprendida pelos chefes do presente, para que possamos chamá-los de líderes, verdadeiramente, abs e sucesso!!