Há uma infinidade de modelos e marcas de notebooks no mercado hoje, para todos os gostos e bolsos (bem, pelo menos para vários deles). A era do bom e velho desktop acabou, afinal hoje em dia não há nada que você faça com um bom desktop que não pode fazer com um notebook. Há até equipamentos parrudos, com placas especiais para rodar programas pesados e games de última geração, antes inimagináveis de se verem rodando nessas máquinas aparentemente mais frágeis.
A diversidade de configurações contribuem para uma enorme faixa de preços, e é aí que está a armadilha: deixamos nos levar pela última palavra nisso ou naquilo em tecnologia e gastamos mais do que podemos financeiramente e que precisamos tecnologicamente. É uma grana que gastamos a mais que poderia ser investida em outras ações mais úteis como um bom livro, um curso voltado para alguma tecnologia.
A INFO publicou uma revista com várias dicas de análise dos modelos mais comuns disponíveis no mercado, levando em conta tanto capacidade tecnológica como tamanho e peso, e que pode ser acessada de graça. Vale a pena dar uma folheada na revista virtual abaixo antes de sair às compras. Basta clicar na revista abaixo:
Escolha a ferramenta certa, seja seu foco diversão, trabalho ou ambos. Após analisar com cuidado, faça sua busca no buscapé, uma forma simples e prática de filtrar o melhor preço e modelo ajustado às suas necessidades. Não é preciso dizer que dinheiro está relacionado com boa formação de TI, e que quanto menos recursos financeiros tivermos, mais restritas serão nossas possibilidades de desenvolvimento, o que justifica o cuidado com gastos em tecnologias desnecessárias.
Dando um exemplo simples, quando comprei meu notebook escolhi adicionar um valor para ter a tecnologia bluetooth. Agora me pergunte se, depois de 1 ano, já a utilizei para alguma atividade?. Este é um caso comum de desperdício de recursos, quando você compra para se sentir mais atual, com uma máquina mais completa.
Como o pessoal de TI é aficcionado por tecnologia, deve ter mais atenção com os gastos nesse sentido. Sem exageros, dá para dizer que gadgets para nós, de TI, tem a mesma atratividade que sapatos para mulher…
Artigos que também podem lhe interessar:
- Contra o roubo: Notebook disfarçado de jornal
- Saiba qual o melhor computador para você
- TI no Canadá: Férias de Um Dia Apenas – Pode Isso?
- 10 idéias sobre tecnologias para tornar sua empresa mais dinâmica
- Para onde vai o lixo eletrônico que você produz?
- Média nacional de salários de TI: Até onde sua empresa pode lhe pagar mais?
- Como Descartar Notebooks, Tablets e Smartphones de Maneira Adequada