Média Salarial dos Profissionais de TI no Brasil – 2020

Compartilhe isto com seus amigos!

Você sabe quanto ganham, em média, os profissionais de TI pelo Brasil todo? É isso que revela um relatório da Assespro-Paraná (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação no Paraná) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), contemplando o período de 2009-2019.

A média nacional no setor de TI é de R$ 4.849,00 mensais, mas há grandes discrepâncias entre as mais variadas regiões do país, é o tal de vários “Brasis” dentro de um só, que todos nós conhecemos.

Outro detalhe importante é que, no período estudado, enquanto que a média de crescimento dos salários no Brasil foi de 12.5%, o setor de TI teve crescimento salarial de 17%.

A variação não é só gigantesca em alguns casos, como ao se comparar São Paulo com Sergipe, Amapá e Mato Grosso do Sul por exemplo, com diferenças salariais de até 3 vezes, mas o que vejo de pior nisso tudo é que a diferença vem aumentando, não estamos nem falando de estagnação entre os extremos: São Paulo teve acréscimo de 2%, enquanto que aqueles Estados tiveram respectivamente perdas salariais de -16%, -12% e -5%!

Veja na tabela abaixo a distribuição da média salarial em todos os Estados da Federação, e sua variação entre 2018 e 2019 e veja se tem relação com o seu valor dentro da sua região (valores corrigidos pelo IPCA de Setembro de 2020):

É preciso que se hajam políticas mais atrativas para as empresas para que decidam se instalar nessas regiões mais desfavorecidas, mas não só isso, é preciso também desenvolver a infraestrutura, segurança, saúde… muita coisa para ser feita, mas é preciso começar em algum lugar.

Veja como foi a evolução dos salários dos profissionais de TI pelo Brasil em comparação com a média salarial nacional. Veja que a diferença é de 42%, a favor do setor de TI:

Os salários por tamanho de empresa variam também, e isto não é novidade em lugar nenhum, mas o problema, mais uma vez, é a grande diferença entre eles: As empresas com mais de 100 funcionários pagam em média 100% a mais que empresas menores, de 1 a 19 funcionários:

Claro que dinheiro não é tudo, tem empresas menores que são muito mais interessantes pra trabalhar que empresas maiores, onde processos costumam ser mais engessados.

Enfim, outro ponto a se destacar nessas diferenças salariais, é o custo de vida. Talvez não compense mudar de um Estado para outro, ainda que o salário seja maior, então é importante colocar essas considerações no papel e fazer as contas direitinho.

Quanto ao setor de TI como um todo, temos mais é que comemorar esse destaque e crescimento, e porque não, também incentivar para que cresça mais, e que se torne um motor cada vez mais potente na economia brasileira.

Enfim, se salários e oportunidades são o que mais preocupa você, que não é de TI, de encarar o desafio de estudar na área, bom, você tem muitos motivos aqui para se animar e mergulhar de cabeça!

Compartilhe isso com seus amigos aí que estão desconfiados quanto ao setor, e com jovens indecisos com a carreira, pode despertar-lhes a curiosidade suficiente pra que vejam a amplitude de carreiras que a TI oferece, e claro, que venham lhe agradecer depois!

*O relatório com os dados completos podem ser acessados no site da Assespro – Paraná

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!