LinkedIn: Sem Experiência? Formação ou de Outra Área? Treinamos Você para Trabalhar com TI

Compartilhe isto com seus amigos!

O LinkedIn poderia só sentar e reclamar das barreiras impostas pelo Governo nos EUA ao dificultar a emissão de vistos de trabalho para trabalhadores qualificados, o famoso H1B, o que tem dificultado muito a vida de centenas de empresas de Tecnologia naquele país nos seus planos de expansão. Mas não.

Ao invés de somente reclamar, como muitas fazem, resolveu partir para uma solução nada inovadora, mas pouco adotada nas empresas pelo mundo afora: resolveu contratar profissionais com as mais variadas experiências, vindo dos mais diversos setores da economia. Desde dono de foodTruck, professor e até atleta da NFL, famosa liga de futebol americano, foram recrutados para aprender e trabalhar com …. TI!

A iniciativa é um programa de aprendizado da empresa, chamado Reach. Um programa que pode durar até 5 anos, onde o profissional contratado tem todo o suporte educacional, preparando-o para assumir posições técnicas importantes na empresa. Inclui mentoria, sem contudo restringir a autonomia dos profissionais para que se desenvolvam e assumam responsabilidades, gradualmente a seu tempo.

Tudo isso com salário e pacote de benefícios, como qualquer outro empregado da companhia. E detalhe: Não é requerido nível superior e nem experiência prévia alguma para poder se candidatar!

Torrendell, hoje com 35 anos, que comandava um FoodTruck há 2 anos, hoje é um dos tech-leads em desenvolvimento de software IOS.

“Tragam somente pessoas que não se pareçam comigo, treinem-as e deixem-as trabalhar”, afirmou Brendan Browne, VP global de aquisição de talentos na empresa, que prima pela diversidade e a riqueza que ela traz consigo. Que show de visão, não é?!

A boa notícia é que práticas assim não se restringem ao LinkedIn: Twitter, Microsoft e Amazon tem programas de aprendizagem também. Agora, que sirvam de inspiração para outras empresas, não só nos EUA mas claro, no Brasil também.

Pequena pausa: Que tal aproveitar pra aprender mais sobre networking no LinkedIn para encontrar os melhores empregos?

Mais de 100 dicas como este artigo, neste guia abaixo, pra você sair na frente da concorrência. Clique na capa do livro pra ler um trecho grátis!

Que nossas empresas comecem a pensar a longo prazo, dando oportunidades para formação e trazendo variedades de experiências e ideias, sem restringir idade – a velha conhecida diversidade, mas tão pouco praticada.

Vivências diferentes agregam e expande nossa forma de pensar, melhorando inclusive a criatividade na busca de soluções aos problemas mais variados no cotidiano do ambiente corporativo. Não precisa parar de reclamar das políticas de incentivo a educação profissionalizante, reforma tributária, etc, mas ao mesmo tempo, dá pra fazer algo diferente, como o LinkedIn.

Que tal tentar?

Conheça mais sobre o programa Reach do LinkedIn, e boa inspiração!

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!