Demissão não é uma palavra agradável, pelo menos em geral. Ser demitido pode acontecer com qualquer um, independente da posição, grau de competência, e causada por eventos externos e fora do controle, o que significa que nem sempre trata-se de algo provocado pelo funcionário.
Porém, ser demitido quando não se deseja não é a pior coisa que pode ocorrer…sempre pode piorar um pouquinho mais, e nesse caso quero citar a situação de pagamento incorreto dos direitos do funcionário. Não bastasse a demissão, algumas empresas teimam em errar com frequência (e para menos, é claro!) quanto ao valor da rescisão a ser paga.
Para aliviar o lado do funcionário e mesmo ajudar a diminiuir a chance de erros por parte do empregador, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou o sistema HomologNet, um sistema que permite que o empregador calcule pela internet o valor das indenizações do funcionário demitido. Segundo o site TiInside….
…De acordo com a coordenadora-geral de Relações do Trabalho do ministério, Paula Polcheira, o novo sistema possibilita o cálculo dos valores da rescisão do contrato de trabalho de forma automática e rápida, agilizando a emissão, por parte da empresa, do termo de rescisão contratual. Também dá ao trabalhador a tranquilidade de saber que as indenizações devidas serão calculadas por um sistema confiável e garantido pelo governo. “O sistema criado pelo MTE é gratuito e pode ser usado por qualquer pessoa.
As empresas podem emitir o termo de rescisão no próprio sistema e o empregado pode acompanhar tudo com bastante transparência”, disse Polcheira. A coordenadora-geral garantiu que o sistema é seguro. “As empresas utilizarão um sistema confiável e com segurança, que terá menos demandas trabalhistas no futuro. Não é possível ter fraudes na ferramenta, portanto, o cálculo ficará correto e a indenização também.”
Guarde o link desta ferramenta em seus registros. Espero, sinceramente, que não venha a precisar dela como funcionário, a menos que a demissão seja algo desejado no momento.
E você, já teve algum problema com cálculos de rescisão? conseguiu suporte gratuito para resolver o problema ou ainda teve que recorrer à justiça? Aproveite também e divulgue a ferramenta para seus colegas também, eles certamente vão gostar de saber da notícia!
Acesse o site do sistema de cáculo de rescisão HomologNet e faça seu cadastro. A notícia foi dada pelo site TIInside
Artigos que também podem lhe interessar:
- Demissão e morte: poderia ser evitado?
- Conheças as Melhores empresas de TI e Telecom de 2013
- Fui demitido, e agora?
- Demissão ou troca de emprego: 5 dicas para se recolocar no mercado de Trabalho
- Detector de mentiras durante entrevista de emprego:a moda vai pegar?
- A demissão em massa e o seu valor para sua empresa
- Boa notícia: Seu emprego vai custar mais barato
Rosane
Boa tarde,
Como faço para importar as rúbricas ou descontos externos para o término da rescisão?
Já cadastrei o que é necessário para a empresa em produtos, mas nas abas de rubricas e descontos aparece a informação ” Nenhum registro encontrado”.
Uso através do certificado digital, windows 7, já tentei por todos os navegadores em dias diferentes, em outros computadores e nada, não aparece o acesso (novo) para criar a rúbrica ou o desconto.
Já liguei para o suporte do certificado digital e da homolognet para verificar se há algum bloqueio, mas informam que não, porém, não sabem resolver.
Como posso fazer?
Obrigada
Rosane
Vinicius
Ola Rosane, gostaria muito de poder ajudar mas não utilizo o sistema, então não teria o conhecimento necessario para tal