E aí, você tem um hobby ao qual se dedica fora do ambiente de trabalho?
Um artigo recente do Harvard Business Review mostrou em pesquisas que a maioria das pessoas gostaria de ter tempo pra investir num hobby.
Quando as pessoas tem hobbies, ou seja, coisas que elas fazem mais por prazer, sem alguma obrigação, fora do ambiente de trabalho, isto impacta positivamente no trabalho formal delas, uma vez que isso melhora seu humor, suas expectativas na vida e dá um impulso na sua criatividade, proporcionando até mesmo o surgimento de ideias inovadoras.
E o contrário também é verdadeiro: pessoas que não conseguem separar um tempo pra desenvolver um hobby tendem a ser menos felizes, e por consequência, isto impacta em todas as áreas de sua vida, incluso aí a produtividade no trabalho.
Na minha vida, tenho o hobby de tocar piano, mas outro que estou mais ativo ainda é a manutenção do meu site, este no qual você está navegando, e que está no ar há mais de 10 anos e com mais de 1300 artigos escritos. Gosto demais de compartilhar assuntos sobre Tecnologia e carreira, é um hobby que me dá muita satisfação.
Sinto que, se em algum momento, se o ânimo do meu trabalho falta por alguma razão, existe uma compensação do outro lado, com a satisfação nos meus hobbies, o que dá um bom balanceamento. Somos humanos, precisamos desses escapes as vezes, digamos.
Ok, você entendeu a importância do hobby na sua vida pessoal e mesmo profissional, mas então como sair do marasmo que está vivendo e começar a viver seu hobby desde já?
O ideal seria buscar separar, nem que seja uma quantidade pequena de tempo por dia, como 30 minutos por exemplo, pra se dedicar a esse prazer.
Veja, o segredo está na constância, então cuidado para não estabelecer tempo mínimo muito alto, e depois desanimar. O importante é começar pequeno para que aquilo vire um hábito na sua vida, como escovar os dentes, por exemplo.
Não caia na armadilha de esperar se aposentar pra perseguir seu hobby, pra começar a investir em algo que sinta prazer, independente de ganhos financeiros, afinal, nem sabemos se viveremos para nossa aposentadoria.
Está aí a covid-19 que abreviou a vida de tanta gente que estava em vias de se aposentar ou que mal se aposentaram, mal começaram a curtir seus hobbies dos quais se privaram a vida toda…
Viva agora seu hobby, não deixe que o tempo dedicado a empresa lhe prive desse momento de prazer.
Quanto às empresas:
Que tal incentivar mais os funcionários a desenvolverem outras atividades que mais lhe dão prazer fora do expediente de trabalho?
Algumas empresas são indiferentes a isso, mas outras incentivam no compartilhamento desses hobbies por saberem como são importantes para o bem-estar de seus colaboradores e seu impacto na qualidade do trabalho que entregam, ao dar a eles oportunidades para expressarem seus demais talentos.
Colaboradores mais felizes e realizados na vida, produzem melhor, são mais criativos, mais bem humorados, mais saudáveis, mental e fisicamente… pensando bem, não precisaríamos nem de pesquisas pra chegar a essa conclusão, certo?
E aí, já tem seu hobby em mente? Não deixe seus prazeres para amanhã!
Vídeo sugestivo pra você:
Mark Zuckerberg: Ter um hobby pode lhe fazer melhor no seu trabalho
Inspirado em Harvard Business Review: Why You Should Work Less and Spend More Time on Hobbies
Artigos que também podem lhe interessar:
- Um profissional de sucesso conhece seu talento e reconhece suas fraquezas
- Setores que mais contratarão em 2012: e dá-lhe mais TI
- Os Países com Menor Carga Horária Semanal no Mundo – Quantas horas Você Trabalha?
- Veja o que Fazer para Aprender Inglês Mais Rápido
- Games no trabalho para desenvolvimento profissional pode!
- Seu cérebro pode fritar com o estresse: veja como evitar
- O tempo livre do profissional de TI segundo pesquisa