Acabou de sair do forno: o novo guia salarial 2010-2011, da Robert Half, e que pode ser feito o download pelo link Salary Guide 2010-2011. O guia contém a média de cargos de alguns setores da economia no Brasil, incluíndo-se a Tecnologia da Informação. Sua estruturação permite uma diferenciação entre portes das empresas e tempo de experiência, o que acaba sendo muito mais prático ao se efetuar a comparação com seu salário.
O trabalho da consultoria Robert Half é reconhecido mundialmente, sendo novo no Brasil, um tipo de serviço que auxilia bastante profissionais, empresas, o mercado em geral dando uma visão mais realista do nosso crescente mercado e um norte para tomadas de decisões na administração de cargos e salários.
Veja se agora ficou mais realista para você. No artigo anterior publiquei uma imagem de um trecho do guia do último ano (2009-2010) e já dá para notar algumas diferenças significativas – positivas.
De todo modo esse negócio de salário é bastante relativo e deve ser analisado com muito cuidado. Não parece legal utilizar essa tabela para justificar a necessidade de um aumento salarial. Até porque não existe melhor argumento para pedir aumento de salário do que os que dizem respeito a RESULTADOS. Se isso não convencer sua empresa, com posse do guia você pode montar sua estratégia para ir para o mercado com maior segurança.
E então, o que achou dos resultados da nova pesquisa? Você acredita que sua empresa se encaixou nesses resultados para cargos de TI ?
Artigos que também podem lhe interessar:
- Pesquisa comprova: Salários para profissionais de TI sobem
- Os salários dos profissionais de TI depois da crise
- Pesquisa Salarial de profissionais de TI 2008/2009
- Tabela de Cargos e Salários na área de TI contempla empresas de todos os portes
- Tabela salarial – Setor de Tecnologia da Informação 2011
- Notícias de TI: Destaques da Semana – edição 221
- Tabela e expectativa dos Salários dos profissionais de TI em 2013 – Brasil e EUA
Fernando Henrique
Concordo plenamente com uma passagem do post, que diz que o melhor argumento para um aumento salarial são os resultados. Porém, atualmente com a escassez de profissionais (ou a exigencia absurda para alguns cargos, por parte das empresas, o q) sobrecarrega os profissionais, que muitas vezes não conseguem desempenhar uma excelente função, devido ao acumulo de responsabilidades, ofuscando assim, talentos que poderiam ser utilizados de forma mais adequada pelas empresas. Porém, ao analisar o Guia, nota-se que foram pesquisadas apenas cargos de gestão, deixando de lado a parte técnica (que para mim seria a mais importante).
Jonathan Rodrigo Cardoso
@Fernando Henrique, Concordo com o amigo Fernando Henrique sobre a questão da escassez de profissionais qualificados, mas em respeito a exigências absurdas, não é bem assim também, se você quer uma vida boa, com um “empregão”, precisa sim de uma qualificação, que quanto mais avançada, mais lhe renderá uma boa colocação, e quanto maior for sua colocação, maior ainda será sua responsabilidade, é por isso que estarão te pagando alto!
O básico para um bom emprego em T.I é, curso superior + certificação/especialização + desejável inglês, isso não é muito, se for analisar pelo salário que o profissional consegue com isso, e aí? cadê o povo? Quer “empregão” tem que merecer né!