Basta surgir alguma notícia bombástica e pronto! logo, em sua caixa de entrada aparecerá aquele email contendo todos os detalhes, fotos , vídeos, etc…Claro que você não cai mais nessa não é? Mesmo que você caia, pode ser avisado por seu anti-virus ou pelo próprio navegador, em caso de um site seguro…ou não, podendo até ele ser enganado!
O fato de o fishing scan ser uma técnica (e armadilha) muito conhecida para a maioria dos internautas, isso não desmotiva os criminosos quanto a sua utilização. Pelo contrário, técnicas cada vez mais sofisticadas são desenvolvidas para conseguir o que de fato é muito mais fácil do que se aventurar a quebrar chaves de criptografia e senhas praticamente inquebráveis: lançar a isca de forma a fazer com que os usuários dêem de mão beijada seus dados ao pensar estar acessando seu site de confiança, seja seu internet banking ou loja virtual preferida ou algum outro site seguro.
E a falha desvendada por pesquisadores dos EUA, Holanda e Suiça, encontrada no algoritmo de criptografia MD5 e que atinge os domínios considerados mais seguros devido ao certificado digital e cruptografia (aqueles que se iniciam com https), é uma prova de como ataques mais sofisticados podem ser desenvolvidos.
Como isso ocorre?
Aquele pequeno símbolo de segurança (um cadeado) é adicionado ao site considerado seguro pelo navegador, “ao ser enganado” pelos criminosos. Você pode , na verdade, estar visitando uma cópia do site desejado, erroneamente indicado como site seguro, e inadvertidamente fornecer todos os seus dados, senhas, enfim, você acabou de ser fisgado.
Veja mais detalhes da notícia na ComputerWorld
Artigos que também podem lhe interessar:
- Cuidado: O cadeado de segurança do seu browser pode estar comprometido!
- Registro Único de Identidade Civil será sua identidade digital
- Chrome – O Navegador do Google versus IE 8: Testes de Laboratório
- Alerta: Seu teclado poderá estar sendo atacado por um sniffer diferente
- Computação voluntária: Seu PC fazendo a diferença
- 6 dicas para aumentar suas chances de sair vitorioso da entrevista de emprego
- Cartilha para uma navegação segura na internet…mesmo para os mais experientes!
Leonardo Souza
Muitas das vezes que recebo e-mail procuro verificar o destino que o link aponta, e a origem que veio o e-mail, mesmo assim achando que o site é valido, mas desconheço o local, procuro não abrir.
Rodrigo Maia
Também sempre verifico os links que recebo por e-mail. O que o pessoal tem que entender também é que a internet foi feita justamente para você usa-la para atualizar cadastro, etc. Então, não tem porque uma empresa mandar um atualizacao_cadastro.exe Isso é ridículo .exe, mas infelizmente muitos ainda caem nessa.
Seu último artigo..Professor 2.0 – Parte 1
Vinicius
Rodrigo, esse é o lado ruim da explosão de usuários acessando a internet, não só no Brasil mas no mundo todo: as pessoas acabam aprendendo da pior forma possível de que deve prestar atenção por onde navega, sem noção básica de segurança…abs!
Edson
Olá, Vinicius
Estava no Google procurando informações sobre como denunciar anúncios tipo fishing scan e cheguei até seu artigo.
Por infelicidade, percebi que até mesmo este seu próprio artigo foi capturado por esse golpe:
Quando clicamos no link no final do seu texto, no parágrafo “Aproveite e acesse também o seguinte artigo para saber {como denunciar um site falso}, e veja como é fácil.”,
Veja que não somos direcionados a um artigo, e sim a páginas falsas, sempre mudando.
Vinicius
Obrigado amigo, alguma falha de atualizacao de software deve ter permitido isso, ja corrigi!