O interesse de estrangeiros por empregos de TI no Canadá aumentou mais de 50% nos últimos anos, de acordo com o site Indeed, o maior site agregador de empregos do mundo. E isto tem a ver com as políticas restritivas de imigração impostas pelo Governo Trump nos EUA.
Com a maior dificuldade de muitos profissionais de TI qualificados de realizar o sonho de ter uma experiência profissional nos EUA, muitos deles se viram em direção ao Canadá, que ao contrário daquele país, tem modernizado o sistema de imigração para atrair talentos estrangeiros com os mais variados skills, em especial os voltados a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Os dados são contabilizados pelo número de clicks que empregos de TI postados na plataforma online de empregos receberam nos últimos anos de estrangeiros, segundo artigo do site Vox. Constatou-se um aumento de 55% na porção de clicks de estrangeiros nas vagas de TI no Canadá nos últimos 4 anos.
As mudanças na emissão do visto de trabalho H-1B, durante o governo Trump, fez com que os processos demorem não somente mais de seis meses, mas até anos, o que inviabiliza os negócios para muitas empresas que precisam contratar urgente talentos de Tecnologia da Informação de fora do país por falta de opções em casa para tocar os negócios.
Para se ter uma ideia, desde 2006, a Tecnologia se tornou o maior segmento da economia americana e mesmo assim, o número de vistos de trabalho emitidos anualmente é o mesmo desde então: 85000.
Neste cenário, é natural que muitos profissionais qualificados, dadas essas dificuldades, comecem a enxergar outros países como opção de imigração.
Um efeito indesejado para os que apoiam maiores restrições nos processos de imigração para salvar empregos é que, como as empresas não conseguem contratar dentro dos EUA para suprir suas necessidades, começam a expandir seus escritórios em outros países e assim terem a liberdade de contratarem lá.
Dessa forma, milhares de empregos deixam de ser abertos nos EUA e com eles se vão rios de dinheiro que poderiam ser captados em impostos.
E o Canadá é um desses que agradecem, tendo feito bom uso dessa generosidade, digamos, tornando-se assim um hub de Tecnologia na América do Norte. Áreas como as de Games, Inteligência Artificial, Machine Learning, Tecnologia 3D e Realidade Aumentada tiveram boom nos últimos anos.
Além do mais, a proximidade com os EUA, custo mais baixo, similaridades culturais entre outras, fazem do país um destino pra lá de atraente para corporações americanas de todos os tamanhos.
Microsoft e Amazon são exemplos recentes de empresas que fizeram isso, ao expandir seus negócios no Canadá, trazendo consigo milhares de empregos para o país. E nada indica que isto vá mudar no curto prazo, apesar de grandes empresas por lá estarem fazendo forte lobby para que tornem o processo de emissão de vistos de trabalho mais realista com as necessidades do mercado de trabalho americano.
Uma pesquisa recente mostra o ânimo dos empresários americanos com as políticas de imigração canadense: 65% deles consideram as políticas de imigração no Canadá mais favoráveis que nos EUA e 59% ou já tem escritório estabelecido no país ou considera a possibilidade de expandir pra lá:
Fonte: Vox
Enquanto isso, ao menos, o Canadá e outros paises agradecem!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Brasil segue crescendo no mercado de TI no ranking global
- Canadá oferece oportunidades de primeiro mundo em TI
- 8 Profissões relacionadas a TI no Lista dos 10 Melhores Empregos no Canadá
- 10 Portais para Encontrar Empregos de TI no Canadá: Sua Oportunidade Pode Estar Aqui
- Sistema de Imigração Canadense é Exemplo para o Mundo – Veja Porquê
- Comunidade no Facebook: Imigração TI Canadá
- TI no Canadá: Amazon abrirá 3000 Novas Vagas – Veja Como Se Preparar pra Conquistar a Sua