Passamos por conflitos de relacionamentos em todas as áreas de nossas vidas e no ambiente de trabalho não poderia ser diferente. Ainda mais quando passamos a maior parte do tempo no trabalho e com pessoas das quais algumas gostamos e outras não. Com o cenário da crise é normal o acirramento dos ânimos, aumento da competitividade e aquele sentimento de “salvar a pele a qualquer custo” que começa a se mostrar em alguns daqueles que pareciam mais do que um colega de trabalho pra você.
E é aí que todo o seu conhecimento técnico e expertise não poderá ajudá-lo. A inteligência emocional tem um grande papel nessa fase de sobrevivência. O que fazer no meio de um conflito? Se ele for com um colega de trabalho no mesmo nível de hierarquia a reação pode ser uma, mas como você reagiria no conflito se essa pessoa é seu chefe?
O conflito não é mau em si. Ele gera um debate de idéias que pode levar a um aperfeiçoamento de processos, novas idéias de produtos, enfim, todos podem sair ganhando. Agora, quando o conflito tem origem em interesses pessoais, aí a coisa fica difícil. Aqui vão 3 dicas que podem ajudá-lo nessa questão:
1 – Baixe a guarda
Tente abstrair-se das diferenças pessoais de seu colega de trabalho e entender o porque ele diverge quanto às suas idéias. Pode ser que haja coerência nas objeções dele. Evite aquele sentimento, de bate-pronto: “Ah, sabia, ele nunca concorda com o que eu falo, nunca!”
2 – Peça opiniões
Mostre que você está aberto a opiniões dos colegas. Humildade muitas vezes é tachada como uma atitude negativa, o que é errado. Muitos pensam que tem a ver com sentimento de inferioridade, auto-comiseração. Pelo contrário, é uma virtude pois permite que você aprenda com as idéias, experiência dos outros. E como consequência, erre menos. Pessoas que erram mais, num período onde todos estão apertando os cintos nos gastos, é uma das últimas coisas que as empresas vão suportar.
3 – Valorize o trabalho de seus colegas
Reconhecer o bom trabalho dos colegas ajuda em muito no relacionamento. Elogie, dê os créditos devidos a quem merece. Isto aumenta a confiança mútua e promove união no departamento. Muitos não conseguem dar nomes aos bois quando as coisas dão certo. Dizem para o chefe: “nós conseguir resolver…”. Diga: “fulano encontrou uma solução interessante…”. Assim ganhará a admiração de seu colega de trabalho, pela honestidade e reconhecimento.
Aprenda a administrar conflitos com SUCESSO no ambiente de trabalho através deste livro, clique na capa dele para saber o preço promocional por tempo limitado:
E você? Já vivenciou uma situação de conflito estressante? Como lidou com isso? compratilhe conosco!
Aproveite para fazer o teste elaborado pela consultora Denise Manfredi da BSP Career, empresa que presta consultoria de Recursos Humanos para empresas e profissionais.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Pense bem antes de responder às grosserias por email na sua empresa
- Crie o Ciclo virtuoso: Ajude seu chefe a ajudar você
- Fama de Reclamão na Empresa? Veja Como Resolver Isso com Estas Dicas
- Um Profissional de TI…com aquele salário de amador?
- Seu Colega faz a mesma coisa mas Ganha Mais que Você na Empresa – O que fazer?
- 7 Passos Para ser Querido e Valorizado no Ambiente de Trabalho
- Impressora movida a …café!
Marc Fast Jobs
O problema, é quando a pessoa que te afronta é completamente irracional.
Eu passei por um problema desse, quando uma colega de trabalho com muitos anos de empresa ficou com “ciúme” do prestígio que eu ganhei com pouco tempo de casa.
Ela começou a criticar qualquer coisa que eu fizesse na minha frente e na frente de todo mundo. No início eu tentei argumentar, mas, quando eu vi que ela sempre criticava qualquer coisa que eu dissesse, eu parti para o confronto direto. Nós tivemos vários “arranca-rabos” pesados e me público.
Por sorte, não fui só eu que fiquei incomodado e ela foi demitida pouco tempo depois.
Seu último artigo.."Carreira em Y" nas profissões tecnológicas
Vinicius
Marcelo, é dureza, quando chega no nível pessoal e nem conversa resolve, aí ou sai você ou ele…legal que outros viram que o que você estava passando era injusto, coisa que às vezes não acontece, mas acabam por confiar segamente em quem tem anos de casa. Perdem grandes profissionais por isso, mas o lado bom é que o bom profissional não perdeu nada com uma direção tão incompetente…abs, obrigado pelo ótimo exemplo prático!
Geovane
Na empresa, em que trabalho, tenho dificuldade em lhe dar com pessoal do departamento financeiro, nunca confrontei com nenhum deles porem constantemente me deparo com provocações, tenho um sálario diferenciado pois sou comissionado, e sempre faço a diferença pelo volume de vendas, percebo certa inveja pela diferença salarial, o que devo fazer, pois estou a ponto de pedir demição?
Vinicius
Olá Geovane
É complicado essa situação, pois se a única diferença está no volume de vendas, que justifica a grande diferença salarial dos demais, todos deveriam entender que seu salário se paga, literalmente…mas tem muita gente com dificuldade com isso. Sinceramente, a primeira atitude seria abrir o jogo com quem vc tem diferenças de relacionamento (não importa o setor na empresa) e tentar entender o porque da não aceitação do seu sucesso, se é esse realmente o problema. Talvez mal-entendidos possam ter criado esse ambiente negativo e uma conversa franca pode dissipar essas nuvens. Converse com sua gerência, abra o jogo. E por último, resolva rápido. Protelar esse tipo de decisão vai fazer mal à sua saúde, carreira, seus familiares sentem…enfim, uma cadeia destrutiva de acontecimentos que deve ser evitada a todo custo.
abs e boa sorte, espero tê-lo ajudado.
Julia
A minha gerente é muito sorberba e gosta de aparecer a todos custo. Nas avaliações comportamentais ela sempre dita o mesmo discurso, que devemos ter pró- atividade, porém, no dia -a- dia a coisa é diferente. ela tolhe nossas ações completamente.
Aquela coisa, discurso falado e discurso aplicado.
O que fazer?
Vinicius
@Julia, como conselho, primeiramente é preciso entender o que sua chefe entende por “pró-atividade”. Tente pedir a ela que exemplifique, esclareça que tipo de atitude espera de vocês. Depois disto mostre a ela as atitudes, idéias que vocês estavam apresentando e que acreditam que deveriam ser aceitas e peça que ela explique sobre o porque de não serem pró-ativas. A sintonia nessas horas é fundamental, e só é alcançada com bastante conversa. Porém cuidado com o tom da conversa, para que sua chefe não se veja afrontada, caso contrário o efeito pode ser o pior possível. A últma pessoa na empresa que você pode ter como inimigo é seu chefe, e apesar dos pesares, ela deve ser respeitada como pessoa e pelo cargo que ocupa. Tudo isso pode ser apenas fruto de uma falha de compreensão entre partes, ruídos de comunicação. Agora, se com tudo isso vocês perceberem que são cortados sem explicação alguma, aí a situação é mais séria. O mais importante é esclarecer tudo o quanto antes porque esse tipo de sentimento cresce e impacta nosssas ações no dia-a-dia.
espero ter ajudado, abs!
Elcione
Ola pessoal, vivo em conflito no trabalho com uma colega, que trabalha a mais tempo na empresa, apesar dela está no meu setor recente, ela é conhecida pelos meus colegas e minha superior, tento encarar seu comportamento grosseiro numa boa, mas tem sido dificil, pior está sendo ver que a mesma tem sido mais valorizada pelo trabalho do que eu, isso havendo n motivos para que não seja, parece que essa situação tem lhe dado mais corda para que ela se sinta dona do pedaço, confesso que isso tem me atrapalhado emocionalmente e não tenho conseguido lhe dar com essa situação, o que tenho feito sempre é me calar perante a situação e tentar realizar o meu trabalho, mas sabe quando algo te encomoda e te atrapalha de alguma forma? poxa, me ajudem ai… gostaria de voltar a ter o mesmo prazer pelo trabalho.
desde de já meu muito obrigada
Vinicius
@Elcione, é preciso entender exatamente o motivo da valorização dela. Há muitas empresas que relevam comportamentos grosseiros devido aos resultados positivos gerados no trabalho por algumas pessoas, embora eu ache que isso não se justifica. Procure fazer seu trabalho da melhor forma, respeitando seus colegas, e procure também desenvolver habilidades e conhecimentos além dos necessários na sua empresa e assim, além de ter uma motivação exterior ao seu emprego, terá mais confiança para se recolocar numa área diferente ou mesmo outra empresa.
Quanto à sua àrea, divulgue seus resultados a seus superiores, que servirão como forte argumento em seu favor para que tenha devido reconhecimento. Por último, se houver dúvidas, tenha uma conversa franca com seu superior sobre o que ele espera de você em termos de resultados, para que você possa direcionar seus esforços com mais eficiência e eficácia para atender às expectativas da empresa.
Boa sorte e abs!
Tata
Bom no meu trabalho trabalhava em uma determinada área, até que fui escalada para trabalhar em outra área, fiquei muito feliz, pois seria uma oportunidade de ser agente líder (braço direito da supervisora) onde eu nunca tinha sido, porém a supervisora depois de 2 semanas puxou a sua agente líder x da outra área para fazer parte desta nova área, onde a mesma estava assumindo todos os papéis, conversei com a supervisora, expliquei que tambem queria uma oportunidade, onde ela disse que iria me ajudar também. Então as minhas férias e a da supervisora saiu no mesmo mês, onde ela colocou a sua agente X para assumir a equipe na sua ausência, neste período ela foi afastada pois nao conseguiu assumir e colocaram outra pessoas no seu lugar. Quando eu e a supervisora voltamos das férias eu continuei na equipe, porém a supervisora foi para outra área e quem assumiu a nossa gestão foi uma antiga supervisora minha onde a mesma resolveu me colocar como agente líder, pois ela já me conhecia, até ai tudo bem, mas acho que a agente x nao gostou muito mas nao demonstrou nada…Sempre ficava brincando comigo dizendo que eu sempre estava em último na produtividade, inclusive falava até para a supervisora, sempre dizia “brincando” que eu era chata, insuportavel, falando isso para todos ouvirem, mas sempre releveu as suas brincadeiras e retribuía da mesma forma, brincando também, pois acho que quem brinca com alguém nao pode se sentir no direito de achar ruim em brincar com ela, já cheguei a perguntar se ela nao achava ruim das brincadeira, ela dizia que nao, que também brincava, até que resolvemos fazer um amigo de chocolate e ela me perguntou qual eu queria, eu respondi, e ela colocou o contrário do que eu havia pedido no papel, quando li começei a brincar com ela dizendo que ela fez gracinha, ela respondia que nao, que colocou o que ela achou que tinha escutado,porém eu continuava brincando com ela, dizendo que ela tava mentindo sempre curtindo com ela e falava pra todos, mas o tempo todo brincando com ela, quando a supervisora chegou eu comentei com ela, e a propria supervisora foi brincar com ela, daí ela simplesmente respondeu séria que nao fez por mal e disse que nao estava brincando e virou a cara…a supervisora estranhou sua atitude e quando a agente x foi embora despediu da supervisora e nao disse nada para mim. Então gostaria de saber o que eu faço nessas horas??…me ajudem…abrigada…
maria
oi infelizmente acabei deixando me levar pela revolta de sempre acaba trablahnado mas q os outros no meu trablho neuqnto les ficam parados e acabei por ficar reclamando daki criticando dali, m envolvendo em situações criticas e agora estou sabendo q o meu nome esta no orgao superior e q to ocrrendo o risco de se mandada embora por nao ter ocnseguido ficar queta sem fica desabando com as pessoas erradas. E agora o q posso fazer pra corrigir meu erro ? obrigada
Vinicius
@maria, não conheço sua história, mas eu no seu lugar me desculparia por meus erros, com humildade e lutaria bastante para provar minha mudança de atitude. Somente com muito trabalho, mas é possível, acredite, ok?
maria
vou tentar fazer isso, so q infelizmente acabei falando demais, e agora todo mundo acha q sou fofowueira mas so fiz isso por revolta e como sou ansiosa nao pensei antes de falr e com quem falar. muito obrigada por td
Alan
oi trabalho com uma menina que com muita sinseridade disse que nao gosta de min,como devo fazer para que isso nao me prejudique profissionalmente?
Vinicius
@Alan, é difícil dizer sem melhor conhecimento da situação, mas se é obrigado a conversar com ela no dia-a-dia, procure ser o mais profissional possível, sem deixar que esses sentimentos atrapalhem. Se tiver abertura, procure saber o que possa ter provocado esse sentimento tendo uma conversa franca com ela (e não com terceiros).
Muitas vezes é cedendo um pouco é que ganhamos a batalha no final, ok?
Beatriz
Trabalho numa empresa há 4 anos e estou tendo um conflito muito grande com uma pessoa que trabalha a menos tempo que eu. No começo, nos dávamos bem, éramos até colegas, mas com o passar do tempo, essa pessoa foi se mostrando muito incomodada comigo no trabalho.Pelo tempo de empresa, comecei a ganhar mais autonomia e funções de maior confiança e percebi que esta pessoa começou a fazer de tudo para me desmoralizar profissionalmente, se interferindo nos meus afazeres, disputando atenção quase que no berro, colocando assuntos pessoais como motivo para falar que não gostava de mim no trabalho. Tivemos discussões horríveis por diversas vezes, mas meus chefes sempre demonstraram confiança em mim e perceberam que ela não é uma pessoa “normal”. Em uma discussão na frente do gerente ele a questionou o por quê de ela não gostar de mim, e ela disse q me odeia, que minha presença a incomoda, mas que não sabia dizer o por quê. Depois desta situação, ela foi demitida.
Fiquei tão mal com o ocorrido e pensei diversas vezes o que eu fiz pra ela me odiar daquela forma? Cheguei a conclusão de que ela é uma desequilibrada e tenho minha consciência tranquila de que nunca fiz nada de mal a ela.
Mas o complicado é que ela envenena as pessoas no ambiente de trabalho. Sei que tenho meus defeitos, sou humana, mas atualmente temos muitas pessoas novas na equipe, e parece que ninguém vai com a minha cara! Sou uma pessoa que tento ter sempre um bom relacionamento interpessoal. Cumprimento todos, ofereço ajuda, tento ensinar o que sei com humildade, mas fica todo mundo com aquele olhar de quem é ela pra me ensinar…
Quero crescer mais nesta empresa, mas estou tendo muita dificuldade em lidar com essa situação. Uma maçã podre já basta para contaminar um cesto inteiro de frutas, não é!
Vinicius
Olá Beatriz, tudo bem? Acima de tudo, tente focar no que pode melhorar, talvez um tom de voz ou algum outro comportamento que pode estar transmitindo uma falsa mensagem sobre suas intenções. Aproxime-se das pessoas com quem trabalha para tentar entender o porque deagirem daquela forma. Acredito que começando por aí, ficará mais fácil chegar a raiz do problema e desfazer qualquer mal entendido. Mostre-se mais aberta possível para ouvir o que as pessoas tem a dizer, ainda que sejam críticas. Soment euma comunicação bastante franca pode ajudar a desfazer esses conflitos, mas isso vai exigir paciencia de sua parte…
desejo todo o sucesso pra voce, abs!
Israel
Saudações.. meu nome é Israel e trabalho como estagiário de T.I na Camara Municipal; em 2015, farei 6 meses completos aonde estou trabalhando e estou com muitas duvidas em minha cabeça:
1) é uma qualidade ruim ou boa, solucionar os problemas da empresa sem o consentimento do subchefe/chefe?! meu subchefe José me deu uma “letrinha” que eu faço as coisas do meu jeito (conseguindo solucionar o problema, sem causar grandes problemas ao setor)…Mas entra-se em um dilema: quando se pede ajuda para este meu subchefe, este não toma a dianteira em ajudar e ainda não fala de uma maneira respeituosa
2) seria adequado expor ao subchefe “fazer um feedback e corrigir-me” e expor o como me sinto (perante a ele, sua falta de respeito e modo de falar)?!
3) sobre o comentario 2, seria adequado falar diretamente a quem está me “incomodando” ou relatar a coordenadora?!
4) ser verdadeiro (obviamente falando em um tom calmo, SEM GRITOS), é uma qualidade boa ou ruim?!
obs: o engraçado disso é que consigo solucionar os problemas e na hora dos usuarios darem a nota para meu atendimento que fiz, recebo elogios.
Vinicius
Olá Israel, obrigado pelo comentário!
É bom ter autonomia na resolução de problemas, mas temos que ter o cuidado de informar o procedimento ao chefe e colegas para evitar maiores surpresas. E mesmo que tudo q voce fizer der certo, isto é uma atitude de respeito para com seus superiores. Quanto a pedir feedback, você tem todo o direito e deve faze-lo sim, para que voce entenda o que eles valorizam num profissional e assim alinhar suas competencias com os obetivos da empresa, obtendo mais sucesso.
Quando tiver problema com alguem, não importa se chefe ou colega de trabalho de mesmo nível, fale diretamente com essa pessoa sobre o ocorrido, mas caso nao cheguem num acordo, chame um superior e discutam em conjunto para a resolução do conflito. Gritar é uma pessima qualidade numa chefia, então não aceite isso, exija respeito, isso é um direito de todos. Temos que tomar cuidado também com relação a avaliação do nosso atendimento pelo usuario. É importante ser elogiado por ele mas ao mesmo tempo você precisa da aprovação do seu chefe quanto a forma com que você resolveu aquele problema, afinal, não é somente o objetivo que importa, mas os meios utilizados também.
Espero ter ajudado, Israel, grande abraço!!
laura margarete pereira
fui afrontado por uma pessoa que tinha como uma amiga, motivo orimeiro reclamava do barulho do meu maquinario, ai eu troquei de lugar, depois reclamava da faxina na fabrica que nao era a minha funçao, dai por ultimo veio pegar no meu pe oela produçao, que elas nao tavam dando conta de me dar o corte das confecçoes, ai por ultimo do nada surge um assunto sobre a presidente dilma, e eu falei que e impossivel uma pessoa dominar o mundo, para variar me ofendeu dizendo que quem é sindicalista ou apoia essa entidade sao tudo ladrao,tentei manter a calma para nao brigar e tentei provar que os sindicatos defendem interesses das categorias as quais eles sao nomeados, e que quando a corruptos sao retirados do cargo e falei que era sindicalista sim, e que tambem via os dois lados, a de patrao e de funcionario mais foi em vao continuou me afrontando, dei as costas e quando minha patroa chegou fui direto ao ponto e pedi demissao minha patroa me entedeu vou trabalhar para ela em casa como faccionista e arrumei serviço em dez minutos em outro lugar isso quer dizer que sinicalista tem valor e seu empenho profissional e que interessa ass lauara
luiz antonio
Em uma reunião de condominio, fui chamado de veado por um condomino recem morando no prédio,visto ter ele invadido o apto. que estava em litigio com ex mulher do proprietario pai dele, pausadamente falei que eu não era e que ele estava enganado. Não obstante interrompeu com agressividade as discussões e ao final recebeu o cargo de sindico, por que ninguem queria assumir.
Eh uma pessoa autoritária, cheia de problemas e de dificil trato, pois nem cumprimenta as pessoas. Ela ´parece estar possuida de ódio e que passa para os demais moradores, com bate boca e agressividade, impondo sua sua opinião. Como lidar com uma pessoa assim? se não posso me mudar de endereço, e dou de cara todo dia com esta pessoa insurpotavel e mau humurada..
artur
oi trabalho com colegas muitos falsos e nao tenho liberdade de falar nada e sinto que estou sendo gravada o tempo todo para poder levar para o chefe .GOSTARIA DE SABER SE PODE ACONTECER ISSO?
Rosa
Estou passando por uma situação quase semelhante a da Beatriz.
Recentemento estou tendo um conflito muito grande com a minha colega de trabalho que anteriormente era minha chefe de sector. No começo nós davamos bem e eramos mais que colegas de trabalho, mas bastou ele ser despromovida e me promoverem com chefe do sector ela começou se mostrando incomodada com a minha presença, tentava de todo jeito falar mal de mim para meus outros colegas só para estragar o ambiente de trabalho, mas ela acabou vendo que isso não dava certo. Tivemos inúmeras discussões horríveis por várias vezes porque ela não aceita quando lhe peço para fazer algum trabalho, como se tudo que eu falasse para ela não tivesse a miníma importância. Então eu cheguei a conclusão de que ela é uma pessoa sádica, porque não sei o que dizer para uma pessoa que vive num mundo solitário sem amigos e eu era a unica que perdia meu tempo conversando com ela.
Ela tenta de todo jeito me provocar, e eu as vezes tento não relevar mas as vezes acabo indo na mesma onda que ela e começa todo aquele problema. Não sei dizer se o problema está comigo ou com ela. Já não sei o que fazer com ela.
Will
O meu supervisor coloca um contra o outro, dizendo que fulano tá reclamando do ciclano e leva essas informações na avaliação. Como lidar com esse supervisor?!
Paula silvana
Estou estagiando a alguns meses numa agência pequena e comecei a me desentender com o supervisor já fazem dias. Ele está lá a muito tempo, faz uma função que os outros não fazem por isso se julga mais importante do que todos. Só tem homens e todos babam ovo nele, por ser mais velho, estilo paisão. Só que eu faço um pouco dessa funcao, comecei a resolver os problemas que ele deixou sem fazer. Incomodei. Aí fica aquelas indiretas no ar o tempo todo, principalmente depois que voltam do almoço e acho que bebem álcool.
Comecei a incomodar ele e a panelinha em seguida. A pessoa anterior na minha posição agia bem diferente de como me porto. Era mais nova e bobinha, pelo que contam.
Lá é uma mistura de machismo, ciuminho e ego. Como resolver? Comecei a dar tb umas indiretas e a falar até demais! Vou segurar a onda, pois é justamente o que o cara quer e já disse: me ver longe de lá.
Tenho outros planos pro futuro próximo (intercambio) e não está na lista ser contratada lá. Então, o que fazer?
Vinicius
Oi Paula, a principio, tente mostrar que voce esta la pra ajudar, nao pra tomar o lugar de alguem (como muitos podem pensar). Esse sentimento é normal pra muitos quando entra alguém novo na empresa, isso em qualquer lugar do mundo. Você pode mostrar q esta do lado deles, profissionalmente falando, sem contudo ter q abrir mão dos seus valores. Talvez os primeiros contatos geraram uma má impressão de forma que a resistencia deles ao seu trabalho seja maior, entao eu recomendaria uma conversa franca com o dito lider do grupo para aparar arestas. Mostre humildade e deixe claro seus objetivos la, mas se mesmo assim perceber q seus valores nao batem com os das pessoas de la, considere começar a procurar um novo emprego, abs e sucesso
Luciana
Boa tarde, Vinicius!
Trabalho há mais ou menos 6 anos e 3 meses no Museu de Ciências Morfológicas – UFMG como mediadora. Foi o meu primeiro emprego na área depois que me formei em Ciências Biológicas em 2009. Quando entrei no setor, a equipe de trabalho era bem unida, cada um sabia das suas responsabilidades; formávamos uma equipe contendo profissionais formados e bolsistas estudantes de graduação da universidade; a equipe participava de todas as atividades propostas; tínhamos uma diretora que se preocupava no bom andamento do trabalho, estava a frente de tudo, na preparação de mediadores e também no relacionamento entre os funcionários. De uns tempos pra cá, após a morte da diretora que criou o museu, a relação social entre os integrantes da equipe começou a cair. Nunca mais foi um grupo coeso de pessoas que queriam participar de projetos, e no trabalho diário. Eu sempre tentei e ainda tento ser uma boa profissional, mas percebo que outras pessoas não tem/querem o mesmo profissionalismo que eu, o que muito me incomoda. Com humildade e respeito, oriento as novas pessoas que entram no local a fazer os mesmos procedimentos que costumo fazer, para não ficarmos sobrecarregados. Mas, vejo que depois eles não tem a iniciativa de ir lá e fazer como eu orientei. Aí eu acabo fazendo tudo que posso, a gerencia/ diretoria que teria que averiquar o problema não tem forças pra resolver o problema e eu não tenho coragem de chama-los pra resolver a situação. E, apesar de tudo, formam ‘panelinhas’. Mas não me enquadro em nenhuma delas, procuro fazer a minha função de forma correta e não me intrometer na função dos outros. E nem gosto de fofocas. Percebo que fico isolada, quando começo a conversar sobre qualquer coisa com alguem, o pessoal não me acolhe bem. Aí fico ansiosa e angustiada com isso. Então como posso fazer pra lidar com esta situação??
Vinicius
Olá Luciana, uma situação difícil sem dúvida, mas acredito que um dos pontos básicos de uma relação saudável é a confiança, portanto, se você confia na nova direção e tem certeza de ter as motivações corretas, não precisa ter medo em se aproximar deles para um bate papo franco. Com jeito, sem apontar nomes ou queimar pessoas, é possível chegar a um bom termo de modo que eles possar melhorar a estratégia de gerenciamento das equipes para que as motivem mais, como era antes.
Mas cuidado, fale com respeito, sinceridade, sem acusações ou comparações de que antes era melhor, como se a diretoria era melhor, senão vai estar sugerindo que o problema está neles. Apenas mantenha o foco em como pode melhorar o ambiente de trabalho, a produtividade, o clima entre vocês e não em apontar erros. Se nada disso funcionar, talvez aquele ambiente não seja mais adequado ao seu perfil. A mudança começa de nós, como você mesmo tem tentado fazer a diferença, mas é preciso que haja sintonia com os superiores hierárquicos. Abs e espero que tenha ajudado em algo, muito sucesso!
Patricia do Nascimento
Boa tarde, meu nome é Patrícia, e desde que entrei num curso de analises clinicas venho sofrendo builing por parte da sala toda. Tenho 45 anos e essa semana acabei discutindo com um colega que disse que é bipolar pois volta e meia ele estava me tratando com grosseria sem eu faze nada, só que ele só tem esta atitude comigo com a meninas novas da sala el é super educado.E tem também umas tres colegas que não gosta de mim, isto esta afetando minha aprendizazem e concentração nos estudos, fico com o pisicológico abalado.
Patricia do Nascimento
Boa tarde Vinicius, aqui é a Patrícia do comentário acima eu não tive sua resposta sobre o assunto que coloquei n abordagem. E gostaria que me respondesse pois preciso de algum conselho.
Vinicius
Olá Patricia, minha sugestão seria ter uma conversa franca e particular, de adulto, com essa pessoa, para tentar entender o porque do tratamento diferenciado, se isto está te incomodando tanto. Se não der certo e você não é obrigada a se relacionar com essa pessoa, ignore seu comportamento, pois pessoas assim não vale a pena ter por perto, mantenha o foco nos seus estudos. Outra forma de combater isso é verificar se ele tem plateia: quando faz bullying com vocÊ, outros apóiam, se divertem com isso? Se sim, você pode conversar com essas pessoas para te ajudarem a reprovar esse comportamento do agressor ao invés de rir como se fossem inofensivas. Assim ele se verá sozinho podendo se sentir pressionado a parar.
Ninguém é obrigado a gostar e se relacionar com a gente, mas um tratamento respeitoso é o mínimo que esperamos.
No mais, se imponha com respeito, mas não se deixe baixar no nível de agressão dele ok? Você é muito melhor que ele, pode acreditar!
Vinicius
respondido, espero que ajude!
Patricia do Nascimento
Boa tarde Vinicius, muito obrigada pela ajuda moro em Brasilia e sou da Bahia, e ano que vem estou indo de volta pra minha terra pois lá as pessoas se respeitam como seres humano.Deus te abençoe.
Gefferson Duarte
O que fazer quando alguém do seu depto critica seu comportamento ao seu superior?
Marisa Vel
Boa tarde…Somos em quatro funcionárias e estamos em experiencia..é normal acabarmos tento maior afinidade com um do que com outro…O que aconteceu é o seguinte: Tem uma funcionária que por ser muito nova e inexperiente tem tido um comportamento inadequado (dentro que acho adequado) dentro do trabalho. Outra funcionária tem conversado comigo sobre a mesma coisa, e realmente acabamos trocando idéias sobre essa jovem. No retorno de minha folga percebi que essa garota que trocava idéias comigo estava me tratando diferente, sendo agressiva…acabamos discutindo e ela disse na frente das outras que eu tinha duas caras.Percebi que era esse o motivo dela estar me destratando…tinha falado mal de mim na minha folga e se aliado a outra pessoa..
Concluindo : nas nossas conversas falamos sim do comportamento inadequado da funcionária jovem (hj vejo que errei em falar)..Mas essa outra garota que se fez passar por minha amiga tbem falou mal dela…mas jogou tudo nas minhas costas, me colocou como a megera, fofoqueira, falsa, duas caras..sendo que ela sempre falou da outra p mim,tbem.
Estou chateada porque estamos em experiencia e nao sei o que chegou ao superior…nao sei se o procuro e abro o jogo, se procuro a jovem e tento falar c ela, assumindo meu erro….Tenho mensagens de texto e voz que essa minha colega de trabalho me mandou (falando mal da outra).
Nao sei se devo mostrar as msgs de voz e texto que tenho da outra falando mal dela….acho isso muito ruim..mas nao posso deixar essa minha “colega” como a boazinha e eu como a falsa…sendo que ela tbem compartilhava comigo suas péssimas impressoes da jovem..mas ela me chamou de falsa e disse que eu tinha duas caras na frente de todas as outras, porem ela me mandou msgs falando da outra…
Que faco?Mostro p a jovem as msgs?falo com meu superior?
Obrigada