12 Recursos para Aprender Francês Online e se Preparar para Imigrar para o Canadá (Quebec)

Compartilhe isto com seus amigos!

Que tal estudar francês de graça, grátis, free? Se você planeja imigrar para a província de Quebec, no Canadá, deve estar ciente de que terá que aprender francês, imagino, certo?

Acredito que para muitos, é difícil começar a se preparar para imigrar para a parte francesa do Canadá devido a restrições financeiras, então resolvi listar os melhores sites para começar a aprender francês, na minhão opinião, e sem gastar um centavo se quer. Muitos deles, utilizei bastante como complemento dos meus cursos de francês, outros são frutos de pesquisas na internet.

Cada um deles tem seu ponto forte (gramática, vocabulário, pronunciação, cultura, etc) e se soubermos utilizá-los com diligência, podemos reter informação para uma boa base do idioma para depois, quem sabe, investir em algo mais sério e que exija um maior comprometimento de nossa parte.

Veja a minha seleção favorita abaixo:

 

1 – Babbel
O site Babbel disponibiliza parcialmente curso de francês de graça. Você pode treinar pronúncia através do reconhecimento de voz, tem aulas interativas, acesso a um amplo vocabulário na lingua francesa e ainda pode utilizar o aplicativo deles para acompanhar seu progresso se tiver iphone.
2 – Le Journal en Francais Facile
São podcasts que você pode baixar gratuitamente pelo no seu smartphone. Com este recurso, você poderá ouvir as últimas notícias de relevância global sendo apresentadas através de uma linguagem mais básica, para que possa acompanhar o conteúdo. Há explicações sobre expressões idiomáticas também, muito interessante, esse já utilizei muito. O único problema é que você precisa ter algum nível de francês, pelo menos o pré-intermediário pra poder acompanhar.
 3 – BBC Languages
O site BBC Language oferece muitos recursos multi-mídia como jogos, exercícios, vídeos, áudios, tudo online e gratuito. Tem até mesmo uma forma de você testar seu nível de francês. O único problema é que você precisa saber inglês pra poder tirar proveito do conteúdo.
4 – Duolingo
O Duolingo é uma plataforma de ensino online e gratuita, que atende milhões de usuários diariamente. Com uma interface também em português, você pode aprender francês com aulas gratuitas de uma maneira divertida e descontraída, independente do seu nível e com exercícios interativos, jogos e muito mais.
Você pode ter acesso ao aplicativo deles também. Serve como uma ótima ferramenta de complemento e apoio.
5 – Apprendre le Français avec TV5Monde
O site da TV5 tem uma área reservada para quem quer iniciar ou melhorar seu francês, com muita informação cultura, gramática, exercícios, vídeos e tudo classificado de acordo com os vários níveis de aprendizado.
Eles tem aplicativo pra celular, assim você pode utilizar mais facilmente os recursos em qualquer lugar. Você pode fazer um teste de conhecimento da língua para ver em qual nível melhor se encaixa. A única desvantagem que vejo é que não há interface em português.
6 – Busuu
O busuu é a maior rede social voltada para o aprendizado de idiomas no mundo, com mais de 70 milhões de alunos, onde você pode aprender inclusive do francês, dentre os 12 idiomas disponíveis. Tem um rico conteúdo como exercícios de gramática, Conversação com falantes nativos, Treinador de vocabulário, Quizzes e certificados oficiais, Fichas de vocabulário e muito mais.
Esse conteúdo é da versão gratuita, mas tem a versão premium também, paga, caso o aluno queira se aprofundar no estudo da língua. Tem aplicativo para celulares disponível.
7 – LingQ
É uma comunidade de pessoas interessadas em aprender idiomas e de pessoas nativas como tutoras. É possível escolher entre mais de uma dezena de idiomas disponíveis na plataforma e o cadastro é grátis você terá acesso ao módulo grátis, mas poderá fazer upgrade para as pagas.  Tem boas ferramentas de vocabulário e um interessante recurso de monitoramento de aprendizado. Tem a disposição aplicativo para auxiliar no aprendizado.

8 – Loecsen

No Loecsen, o conteúdo de aprendizado do francês é grátis. É possível encontrar, numa interface em português, vários exercícios de pronúncias de palavras e expressões, situações do dia-a-dia no francês, quiz, tudo pra ajudar a dar aquele complemento, principalmente pra quem já está iniciando no idioma.

9 – Aprender Francês
Neste site, com interface em português, é possível encontrar muita gramática e exercícios de pronunciação gratuitos (o que eu acho mais interessante no site) e guias básicos de conversação, um material grátis pra quem está bem no começo do aprendizado.
10 – Bonjour de France
Bonjour de France é um site que contém bastante conteúdo educativo grátis, incluindo exercícios de compreensão, testes e jogos para aprender francês, aulas separadas por categorias e mesmo níveis de aprendizado. Vale o tempo investido!

11 – WeSpeke

A WeSpeke é a rede social, criada nos EUA, para todos os interessados em aprender e praticar francês on-line e gratuitamente com falantes nativos de francês. Eles dizem ter uma extensa comunidade global e uma ferramenta online com um bom suporte multimídia para permitir os mais variados tipos de interação entre os usuários. A ideia é encontrar parceiros que tenham os mesmos interesses linguísticos que você. Eles dispõem de aplicativo no Itunes e GooglePlay.

12 – LingoHut

É um portal de aprendizado de idiomas, incluindo o francês, e que tem foco na prática de pronunciação e articulação de vocabulários mais comuns do dia-a-dia. São dezenas de lições grátis, classificados por temas, para ajudar a aumentar seu vocabulário, vale a pena explorar!

As ferramentas grátis apresentadas acima podem bem ser utilizadas como um complemento de aprendizagem para você dar aquela acelerada para poder encarar as entrevistas mais rapidamente.

Agora, é importante ressaltar, recursos que valem a pena de verdade costumam custar alguma grana, muitas vezes é o preço da qualidade que esperamos e exigimos, portanto esteja consciente de que talvez você terá que fazer alguns sacrifícios, mas que no final das contas podem ajudar a encurtar seu processo de imigração, uma vez que poderá estar melhor preparado e em menos tempo comparado com os concorrentes que não estão comprometidos ao ponto de investir financeiramente.

Dito isto, tenha uma ótima preparação e espero vê-lo por aqui em breve!

Gostou do artigo e sonha em trabalhar com TI no Canadá?

Veja mais vídeos sobre dicas de como trabalhar com TI no Canadá no canal do Youtube: Imigração TI Canadá , curta também nossa comunidade no Facebook: Imigração TI Canadá – Comunidade no FB

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!