Com o preço salgado de muitos cursos especializados por aí, sejam eles presenciais ou não, a valorização da capacidade de aprender por conta própria é cada vez mais valorizada. É o tão conhecido autodidata, do grego autodídaktos, que significa “a pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou instruindo aulas. A pessoa com seu próprio esforço busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem”.
Pessoalmente acredito não que alguém seja autodidata e outra pessoa não, mas que todos nós somos autodidatas em certa medida. Isso implica em dizer que podemos aperfeiçoar essa habilidade. E isso requer grande esforço, disciplina, foco…para variar não é fácil.
O fato é que num mundo cada vez mais competitivo, em que o conteúdo de informação (e qualidade, na mesma ou maior proporção) vale ouro, convém considerar seriamente um foco no desenvolvimento dessa habilidade, ainda que se tenha dinheiro para pagar cursos ou não.
Até porque alguém pode ter dinheiro mas não tempo de cumprir rígidos horários em cursos presenciais ou mesmo se organizar num curso não presencial por diversos outros fatores.
O artigo da Info traz uma relação de cursos de Java gratuitos pela internet. Está aí um grande passo para você que é programador (ou pretender ser) e se vê em apuros com falta de grana, talvez seja o momento de começar a se virar e fazer acontecer. Estes são os sites referenciados pela INFO para você começar:
E você? Tem se preocupado em desenvolver essa habilidade?
Artigos que também podem lhe interessar:
- 10 portais com cursos on-line grátis para você se atualizar
- Ganhe um curso superior quitado e um vale-curso de R$1.500,00
- Oracle compra a Sun: Qual será o futuro da linguagem JAVA?
- Só 30 Vagas: Curso de TI Grátis para Mulheres com Chances de Contratação
- Ferramentas grátis para ajudar a controlar o bolso e vencer na carreira profissional
- Certificação em Java: Procura-se profissional – Salário até R$8.000,00
- 600 vagas para cursos de TI grátis para você se destacar no mercado – mesmo ainda sem experiência
Anderson
Vivemos num mundo onde informação vale ouro, mas vejo que muitas vezes ficamos perdidos em meio a tanta informação. Consulte sobre qualquer assunto… Não faltará informação, mas isso não garantirá havilidade. Temos acesso à informação mas para realizar o trabalho precisamos desenvolver habilidades com essa informação.