Ser aprovado no vestibular requer planejamento e disciplina por parte do estudante. Não adianta apenas frequentar as aulas do colégio ou cursinho preparatório. É necessário montar uma rotina de estudos para conseguir contemplar a extensa gama de conteúdos exigida nos exames.
O desafio de ingressar em uma boa universidade e escolher qual carreira seguir é grande, principalmente por acontecer em uma fase da vida repleta de questionamentos. Na adolescência e início da juventude, a personalidade do estudante ainda está se formando. Por isso, muitos sentem dificuldade em assumir responsabilidades em relação aos estudos e definir a área na qual desejam atuar.
Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, o interesse por carreiras relacionadas à Tecnologia da Informação está crescendo exponencialmente. Existe uma demanda crescente de empresas interessadas em contar com profissionais especializados neste setor. Entre as opções está o curso de Ciência da Computação e Tecnologia da Informação – TI, que prepara o profissional para garantir a segurança de sistemas de informatizados, gerenciar bancos de dados e programar softwares, por exemplo.
Por se tratar de um ramo da sociedade que está em constante transformação, preparar-se para um curso de TI envolve, além dos estudos convencionais, estar sempre atualizado com as novas tendências. Fique de olho nos aplicativos mais comentados, leia revistas e sites especializados como o Gizmodo e participe de encontros e fóruns que discutem tecnologia.
Seguir algumas dicas e aliá-las a uma boa dose de organização irá ajudá-lo a conquistar seu objetivo.
- Plano de estudos
Arregace as mangas e monte uma grade de estudos, dividindo os dias da semana e os horários. É importante exercitar os assuntos vistos nas aulas – de preferência no mesmo dia ou pouco tempo depois. Esta estratégia ajuda o aluno a não deixar a disciplina atrasada e a absorver bem o conteúdo, ainda com a memória fresca.
- Concentração
Ter um local de estudos adequado ajuda muito. A biblioteca ou sala de estudos do colégio/cursinho são os locais mais indicados, já que estão longe de ruídos e distrações.
- Seja criativo
Existem maneiras interativas de se preparar para o vestibular, que propiciam ao aluno sair um pouco da rotina de livros e apostilas. Neste quesito, a internet é uma mina de ouro. Uma das opções é o site Descomplica, onde é possível acessar vídeoaulas de diferentes disciplinas.
- Fique “íntimo” das provas
Outra dica importante é resolver o maior número de questões possível. Estar familiarizado com o tipo de exercício que você vai encontrar é fundamental para chegar “cascudo” na hora do vestibular e evitar surpresas.
- Descanse
Recarregar as energias é tão importante quanto estudar. Ninguém consegue render bem estando cansado. Praticar exercícios físicos também é importante para aliviar as tensões.
IMPORTANTE: Este excelente artigo que você acabou de ler não foi escrito por mim, mas é uma contribuição de Roberto Costa, leitor que nos dá o prazer de sua visita por aqui. Muito obrigado, Roberto pela disposição em compartilhar seu tempo e conhecimento com os 15.000 visitantes que passam por aqui todos os meses! 🙂
Artigos que também podem lhe interessar:
- MIT – Uma das melhores escolas do mundo promove curso grátis pela web para diferenciar seu currículo na multidão
- Só 30 Vagas: Curso de TI Grátis para Mulheres com Chances de Contratação
- Atenção: Cursos gratuitos de TI e inglês em São Paulo
- Atenção Estudante: Filie-se ao PMI-SP com isenção total de taxa
- Veja o que Fazer para Aprender Inglês Mais Rápido
- O que você precisa saber antes de se matricular em cursos à distância – veja se está preparado para o desafio
- Uma Carreira de Sucesso se Constrói Compartilhando