Como lidar com o ponto cego no seu trabalho para não se queimar

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Desculpe Earl, você estava no meu ponto cego

Desculpe Earl, você estava no meu ponto cego.

Quando dirigimos um veículo, um dos maiores cuidados que temos que ter refere-se ao ponto cego. Basta alguns milésimos de segundos de desatenção em uma manobra e uma desgraça pode ocorrer, gerando como consequências devastadoras a mutilação ou mesmo morte.

Embora eu e você saibamos dos riscos que corremos, infelizmente momentos de desatenção ainda acontecem… E trazendo isso para a carreira profissional, ocorre mais ou menos a mesma coisa, quer ver?

Manter uma distância segura das pessoas (que é o objetivo do ponto cego na direção) também deve ser aplicado no ambiente de trabalho no sentido de não invadir o espaço alheio. A invasão a que me refiro ocorre quando tomamos responsabilidade dos outros como nossa antes de discutir com os envolvidos.

Quando isso começa a ocorrer, nem sempre teremos o feedback da pessoa que se sentiu ofendida. Exatamente como na direção de um veículo, onde podemos fechar uma pessoa sem querer e mesmo sem perceber e ainda assim não ouvir uma bela buzinada do motorista ofendido reclamando de nosso descuido…

E é aí que a coisa complica: De repente começamos a perceber um papo mais seco aqui, um gesto ríspido ali e não demora para que esse mal-entendido pessoal comece a escorregar para o lado profissional através de situações de boicote. Sabe aquele pedido que você fez com urgência? Então, VAI TER que demorar mais um pouquinho dessa vez…

E esse boicote pode crescer tanto que pode chegar a destruir completamente seu futuro na atual empresa…

Evite esses desconfortos com colegas de trabalho, fique mais atento ao ponto cego. Como fazer isso exatamente? Veja as 3 dicas abaixo:

1 – Além de reler seus emails antes de enviar, buscando por erros gramaticais, tente diminuir a frieza que é inerente nesse tipo de comunicação fazendo uso de palavras gentis e menos formais;

2 – Não atropele a hierarquia enviando email diretamente para o chefe do seu colega ou para a empresa toda em caso de problemas;

3 – Não vá além de suas atribuições invadindo o espaço alheio. Pergunte antes para os envolvidos se você pode trabalhar junto naquela questão – evite a buzinada!

Sempre tente resolver entre vocês primeiro, pois problemas de comunicação e contratempos podem ocorrer com qualquer um devido a correria do dia-a-dia, sempre estaremos sujeitos a isso. Seja claro ao pedir DESCULPAS caso esteja consciente de seu deslize. Ao semear a tolerância e paciência, dificilmente colheremos algo diferente disso quando precisarmos, ok?

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