Sim, há muitas certificações difíceis de serem conquistadas, mas há uma que realmente estrapola esse grau de dificuldade comum na maioria das certificações em TI: é o CCIE (Cisco Certified Internetworking Expert), a certificação máxima de especialista em interconexões de redes CISCO.
Uma certificação para poucos, bem poucos…
Muitos conhecedores da área colocam um índice de aprovação no mínimo pouco animador: 25% dos candidatos passam nos testes e obtém o tão desejado canudo. Isso mesmo, você não leu errado…Ainda, segundo a CISCO, menos de 3% de TODOS os profissionais certificados em seus produtos detém essa certificação.
Conheça o caminho espinhoso:
O exame escrito é só o começo é só a ponta do iceberg. Segundo o site About.com, o teste em laboratório , de 8 horas a fio configurando, diagnosticando redes complexas é o verdadeiro terror dos candidatos.
Se você passar na primeira tentativa, terá gastado(investido) U$ 1.750,00, algo em torno de R$3.850,00! (sem contar o custo da viagem para o local do laboratório fixo no Canadá e EUA ou itinerante (Mobile CCIE Labs) em alguns países conforme agendamento no site da CISCO)…
…mas o salário parece bem compensador!
Por outro lado, a recompensa pode ser muito boa: a última pesquisa da Certification Magazine 2008, os CCIE’s recebiam em média U$120.000,00 anuais!
A propósito, você sabe qual é a média de salários mundial dos profissionais de TI no Brasil em comparação com os demais países? Espere até o próximo artigo… 🙂
Mais informações, em inglês no site About.com
Artigos que também podem lhe interessar:
- Certificação CISCO – Qual carreira seguir?
- Agora você pode ser certificado pela CISCO em Telepresença
- A evolução das certificações e seu novo significado para o mercado
- Curso gratuito da CISCO preparatório para Certificação
- Certificações em TI de destaque para sobreviver à crise
- As certificações de TI mais procuradas agora e nos meses a seguir
- Média salarial de profissionais de TI certificados e certificações de maior demanda em 2012
Silas Lopes
Fala ae Vinicius.
Sem dúvida essa é uma certificação bem cara, mas recompensadora.
Sobre a média de salários de profissionais de ti, gostaria de pedir o seu apoio para uma pesquisa que estou realizando no meu blog.
Visite: http://silasiub.com/blog
Vinicius
Silas, blz? só uma sugestão, não seria melhor uma faixa salarial e não solicitar o salário exato? acho que o pessoal seria menos resistente a responder…no demais, parabéns pela idéia, falta uma pesquisa assim mesmo, abs!!
Jackson
Olá Vinicius,
A pesquisa da qual o Silas comentou fui eu que “inventei” depois de ver o absurdo que a INFO publica como sendo a média salarial brasileira.
Confesso que se fosse hoje, eu projetaria uma pesquisa melhor, pois, já tive várias ideias de grandes profissionais, assim como a sua da faixa de salários.
O Silas foi quem automatizou a pesquisa, com certeza outra grande ajuda na divulgação.
Quem sabe um dia nos juntamos pra fazer um projeto “mais sério”.
Grande abraço e parabéns pelo blog, muito informativo mesmo!
Seu último artigo..Trabalhadores de TI, parabéns!
Felipe Eduardo
Bem, sinceramente o assunto é muito bom, é bem incentivador, mas creio que o mais difícil não é ”tentar” conseguir a certificação, por que geralmente quem ja trabalha com TI ja ganha-se muito bem, e sabendo adiministrar o salário que ganha, uma ou duas tentativas por ano não sai muito caro afinal estaremos investindo em nosso futuro não é mesmo ? mas o mais dificil é ”Conseguir” esta certificação, mas nada que um bom estudo e um certo tempo de experiencia na área não ajude.