Vendo o artigo do IDGNow sobre uma relação interessante de cursos voltados à area de Tecnologia da Informação que estão disponíveis no mercado, fiquei a pensar como é complicado escolher um curso. É de se perder de vista a quantidade de váriaveis que temos que lidar ao fazer comparações entre cursos de diferentes instituições de ensino ou mesmo da mesma instituição. Descritivos genéricos dos objetivos dos cursos, fazem a gente ficar com aquela da indagação, aliás com nos deixando com mais dúvidas do que quando estávamos.
Por isso, assim como indicação de um emprego é importante, tão importante quanto, é poder ouvir de algum colega da área sobre o conceito de determinada instituição ou curso. Afinal há instituições e instituições, cursos e cursos. Com isso, quero dizer que necessariamente não é bom um curso somente porque é oferecido por uma renomada instituição de ensino. O mesmo vale para o inverso.
Você, estudante (ou não mais, por enquanto) que deseja dar essa contribuição para quem passa por aqui, será muito bem vindo. Indique sua faculdade, seu curso, caso tenha boas referências. A relação do IDGNow apresenta alguns cursos espalhados por São Paulo somente, o que é uma pena, mas compreensível dada a complexidade e dinâmica das mudanças dos cursos pelo Brasil.
Uma boa indicação auxilia na tomada de uma decisão desse tipo, que costuma ter um grande pesso em nossa caminhada profissional. Uma escolha ruim pode levar a grandes frustrações e perda de tempo ao perceber que se comprou gato por lebre depois de um ano de estudos, e seu rico e suado dinheirinho indo pelo ralo. E muitos não tem o “direito” de errar ao menos uma vez do ponto de vista financeiro, daí a ênfase em colher o maior número de informações possíveis antes de bater o martelo.
De repente alguém perde um grande oportunidade de fazer aquele curso na medida de sua necessidade e que vai ao encontro de seus objetivos profissionais porque simplesmente não foi alcançado pela propaganda. Acontece…
E nunca é demais dizer, muita propaganda também não é sinal de qualidade…
Que tal participar? fique a vontade e indique. Quantas pessoas queriam ter um amigo, um irmão mais experiente na área para pedir um conselho, uma dica de como começar na carreira. Pessoas sérias que buscam uma opiinião valiosa para correrem em busca de seu sonho… Por isso e não “somente isso”´faz bem participar, opinar, elogiar, até criticar! 😉
Artigos que também podem lhe interessar:
- Demorou: cursos superiores de TI mudarão de nome
- Os Melhores Cursos de Computação (TI) do Brasil em 2016
- Guia de certificações em TI – Lista de cursos e instituições
- Cursos Grátis de Gestão de empresas a distância
- Ganhe um curso superior quitado e um vale-curso de R$1.500,00
- Computação voluntária: Seu PC fazendo a diferença
- Curso CISCO IT Essentials de graça: são somente 88 vagas
mauro
Gostaria de saber a respeito do curso de Gestão de TI. Vou começar a fazer no ano que vem, e pelo que percebi ele é mais voltado a questões variadas do que em um ponto único(como o caso do curso de redes de computadores). Alguem faz ou alguem já fez?
Vinicius
Olá Mauro, você já trabalha com TI? já atuou em mais de alguma área? Seria mais produtivo se essas respostas forem positivas, porque normalmente quem faz um curso de gestão é quem já tem uma boa experiência na área…ter uma experiência multi-departamental ajuda e muito no sucesso na carreira como gestor…é isso que precisava saber?
Ana Paula
Oi Vinicius!
Eu não tenho experiência nenhuma em TI, mas tenho muito interesse em fazer um curso Tecnológico em Gestão da TI, como o Mauro. Conhece algum bom em Minas ou São Paulo pra me indicar?
Agradecida,
Ana Paula =)
Vinicius
Olá Ana Paula, ter como objetivo uma carreira de gestão na área de TI sem ter experiência na área, acredito ser bastante arriscado, até porque você terá que concorrer com muita gente por vagas desse tipo e que são especialistas de TI a um bom tempo…Todavia em SP (onde conheço) entre as particulares que têm bons cursos nesse sentido tem a FIAP e o IBTA.
abs!
Adriana
Hoje está muito confuso essa questao de graduaçoes, cursos. Acho que o mais interessante pra quem quer entrar na area de gestao de Ti, projetos, é começar com uma graduação em engenharia de software, e depois de passar por estagios etc. Importante frisar que uma pessoa que nao tem experiencia nenhuma com projetos, nao tem a menor condicao de comecar gerenciando um projeto. No minimo a pessoa deve saber programar e ter participado de algum projeto. Como vai levantar escopos, modelar, calcular os pontos de funçao, separar equipe para isso, planejar os testes, acompanhá-los…é impossivel. Comecem pelo começo….Comecem por uma graduaçao que te traga toda a base para futuramente gerenciar projetos.
Vinicius
@Adriana, Concordo, o mercado não quer “somente” um gerente de projetos, mas um gerente que saiba colocar a mão na massa, que tenha essa experiência para dar confiança à equipe. E tudo passa pelo caminho que você citou…abs!