Uma pesquisa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) divulgado em 20/07/2009, em parceria com o Sebrae, revela que dos alunos que abandonam um curso a distância, 77,7% o fazem por problemas pessoais como falta de tempo, questões financeiras e de saúde, segundo divulgação do IDGNow. Desses motivos, o que realmente nos chama a atenção é o mais comum e clássico: é a “falta de tempo”.
Como é gostoso repartir a culpa!
Podemo afirmar que “Falta de tempo” seria o termo popular para falta de auto-disciplina. Porém fica mais suave rotulá-lo assim, de forma popular, pois dá uma impressão de que não chegamos no objetivos por motivos de forças maiores, que fogem ao nosso controle, e assim sentimo-nos menos culpados por nossos fracassos.
Auto-disciplina é a chave para o sucesso. Pense nos grandes empresários, esportistas, músicos, cantores, performistas que alcançaram sucesso e conheça um pouco de suas histórias. Verá que houve muito comprometimento ao longo dos anos, horas a fio de treino físico e mental para que se atingisse a excelência e ao mesmo tempo abdicação de muitas coisas menos importantes.
Temos a tendência de analisar somente o produto acabado, o cidadão realizado, bem sucedido e suspiramos (como se não soubéssemos o verdadeiro motivo): “Ah, como ele é um cara de sorte…”.
O slogan “Potência não é nada sem controle“, divulgado nas propagandas da PIRELLI, se encaixa bem nesta reflexão que estamos fazendo. Ter habilidades natas nos confere um pouco de vantagem sobre a concorrência, mas acaba aí se não pudermos agregar a isto uma boa dose de controle, ou seja, auto-disciplina para seu aperfeiçoamento.
É impossível desvincular o sucesso pessoal e profissional da auto-disciplina. E o que seria auto-disciplina senão direcionar sua força, tempo, habilidades de forma contínua e controlada para aquilo (objetivos pessoais e profissionais) que você determinou como prioritário em sua vida?
As pessoas comuns agem assim, o mundo tem que estar muito perfeito para que se dediquem a determinada tarefa. Quer emagrecer mas não vai à academia porque está frio, não vai fazer regime porque está de férias…Para tudo temos um porque convincente para nós mesmos e assim continuamos na média, medíocres.
Construir uma auto-disciplina requer vontade acima de tudo e muita dedicação. Vai aqui 3 dicas para você refletir que podem auxiliá-lo nesse processo de reconstrução.
- Analise suas atitudes diárias, se batem com seus objetivos pessoais e profissionais a médio e longo prazo;
- Redefina, ou suas atitudes, ou seus objetivos, para que andem em harmonia;
- Não espere para fazer essa reflexão somente na virada do ano, faça regularmente e corrija a rota se for o caso
Os momentos de prática de auto-disciplina hoje vão determinar o curso de nossas carreiras e vidas nos próximos anos, e o que somos hoje (ou deixamos de ser) é o puro resultado de anos passados. Ainda com relação a pesquisa do SEBRAE, os cursos a distância são um grande teste de auto-disciplina para qualquer um. Conseguir concluir um curso a distância sem professor no pé, ter que fazer seu próprio horário, é mais difícil do que você pode imaginar, e o grande obstáculo não poderia ser outro.
Respondendo a pergunta do artigo, parece que a auto-disciplina é a linha divisória que separa os bem sucedidos, notáveis, das pessoas comuns.
Tenho procurado aproveitar o tempo ocioso entre o transporte até o trabalho para fazer esse tipo de análise e tenho visto algumas incoerências em minhas atitudes com relação aos meus objetivos pessoais e profissionais e estou redefinindo algumas atitudes e enfrentando algumas desculpas. E você, já fez uma análise introspectiva desse tipo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Planejando sua carreira: Você é do tamanho dos seus sonhos
- Nove segredos dos profissionais bem-sucedidos na carreira
- Concorra ao livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” – sorteio dia 10 de abril
- Um profissional de sucesso conhece seu talento e reconhece suas fraquezas
- 3 dicas de como lidar com os conflitos no ambiente de trabalho
- Dicas para um currículo atraente quando não se tem experiência na área
- crimes on-line cresce entre ex-funcionarios de TI
janilson
Muito Interessante…
Edson Soares
Vinicius, parabens pelo artigo.
Sabe é dificil quando algo bate assim, direto na nossa cara!
Realmente a desorganização e a falta de disciplina é o que nos compremete.
Temos milhares de ferramentas e oportunidades por ai, em todo lugar, e muitas vezes nao conquistamos por pura preguiça, comodidade e falta de disciplina.
Se tiver mais dicas, por favor, traga.
Obrigado>!
.-= Edson Soares´s last blog ..Winthe7 =-.
William
Bom Post!
“Auto-disciplina é a chave para o sucesso.”
Isso é difícil de conseguir, principalmente para quem tem algum desvio de comportamento, como DDA.
.-= William´s last blog ..Gravatar Widget =-.
MarioSAM
um verdadeiro tapa na cara! adorei, concordo com tudo q foi dito.
adoraria mostrar pra algumas pessoas q vivem reclamando de tempo.
no meu caso eu parei o curso a distancia por questoes financeiras,
mas assim q sai do vermelho ja retomei o curso, por falta de tempo
eh q nao vou desistir. 🙂
muito bom o artigo.
.-= MarioSAM´s last blog ..Magento – Como Usar PagSeguro =-.
ChErNoByL
Olá, Vinicius!
Excelente artigo!
Na minha opinião essa “auto-disciplina” que você citou é a famosa, ATITUDE, pois no fim das contas, precisamos é tomar CHA todos os dias para alcançar nosso objetivos. Conhece o CHA?
C_onhecimento
H_abilidade
A_titude
Obviamente, o ultimo item é o mais importante, pois sem ele os outros dois não existem.
Abs.,
Emanuel
O que é que eu posso dizer ?.
Parabéns. Tudo isso é verdade. Um exemplo que posso adicionar é que não adianta horas e horas de dedicação em algo que voce só faz por dinheiro.
Tem que gostar do faz antes de tudo. (Também). rsrsrs
Vinicius
Emmanuel, concordo 100% contigo. Ademais quem consegue ficar horas se aplicando a alguma coisa sem gostar daquilo? realmente esse é o caminho!
Vinicius
Olá Elton, blz?
Esta eu não conhecia, muito boa essa jogada do CHA. Já não dá mais para esquecer 🙂
Obrigado pelo ótimo complemento, mais uma vez!
Fabiano RS
Concordo com todos os comentários. Entretanto, vale lembrar um ponto não comentado: Familia. Na carreira profissional que optamos, não podemos apenas realizar as boas práricas comentadas sem esquecer deste aspecto. Quanto vale horas de lazer com um filho ? quanto vale chegar em casa cansado e revisar as lições das crianças ?… algumas escolhas não são feitas por nós, e estas não são resolvidas com “Shfit + del”. Somos sempre cobrados pelo que fazemos ou não, mas o fato é que sempre que não fazemos alguma coisa certa, alguém assume o nosso papel. Isso pode ser bom ou ruin, mas como não fizemos o que deveríamos, corremos o risco. Eu não sou bem sucedido, ainda. Nem terminei a minha formação, mas sei que tenho lindos flhos me esperando, contentes e felizes. Eu não troco o sucesso profissional pelo fracasso familiar…
Sucesso a todos.
**obs.: Estou estudando em casa (EAD) para ficar próximo as minhas crianças, e ao cachorro… vlw !
Fabio Ruiz
a disciplina é o que mais me afeta. geralmente não consigo estudar em casa pois a TV ou a internet chamam!!! às vezes vou p uma biblioteca ou ate mesmo sento no macdonalds e peço um café p conseguir estudar.
Vinicius
Fábio, bem colocado, já utilizei sua estratégia, as vezes temos que fugir do dia-a-dia para podermos nos concentrar, não é fácil, ehehe
katyane
VC TEM QUE FAZER O QUE GOSTA E NAUM SO PELO DINHEIRO POR ISSO QUE TEM MUITO GENTE MAU SUCEDIDA EU TENHO 18 ANOS E AGORA CONSEGUIR PASSAR NUMA PROVA PARA FAZER UM CURSO TECNICO DE MEIO AMBIENTE MAS MINHA FAMILIA INTEIRA ME DIZ QUE ISSO NAUM DA DINHEIRO QUE EU NAUM VOU CONSEGUIR NADA COM ISSO QUE E PARA EU FAZER OUTRA COISA EU ATE PENSEI EM DESISTIR MAS DEPOIS QUE LI TUDO ISSO EU RESOLVIR TENTAR POR QUE AGORA EU ACREDITO EM MIM E DA MINHA CAPACIDADE
OBRIGADA PELA AJUDA DOS COMENTARIOS E DO TEXTO ACIMA BEIJOS PARA TODOS
Vinicius
É isso aí Katyane! fazer o que gosta faz-nos render mais, dar mais resultados e uma remuneração melhor acaba sendo consequência em muitos casos…abs!