Por que muitas mulheres não são promovidas ou recebem salários incompatíveis com o bom trabalho que executam?
Mesmo num mercado como o de Tecnologia da Informação, onde tem muita gente pagando e ganhando bem, boa parte das mulheres acabam perdendo esse bonde de oportunidades por problemas que mais tem relação com o próprio comportamento do que mesmo com o preconceito de muitas culturas organizacionais.
Questões como baixa auto-confiança, como reportado por uma pesquisa divulgada pela Época Negócios, acabam anulando as chances de ascenção de excelentes profissionais do sexo feminino na hierarquia corporativa.
O site ainda listou 4 titudes (divulgadas no Harvard Business Review) que fazem com que as mulheres percam a corrida para os homens no competitivo mundo dos negócios. Para ajudar você, mulher (assim como a minha esposa, também guerreira incansável nesse mundo corporativo), é que apresento esses pontos que, se melhorados, podem dar-lhe o destaque que você merece:
1 – Ser excessivamente modesta. Os homens mostram ter maior facilidade em tornar público o seu crédito por algum projeto de sucesso. Mulheres parecem acreditar que suas realizações devem falam por si e não se esforçam tanto para ganhar os louros das vitórias. Apesar de a modéstia ser uma característica bacana, é ingênuo acreditar que seu chefe, seus clientes ou seus colegas de trabalho irão reconhecer suas realizações se você estiver fora do radar.
2 – Não pedir. Mulheres costumam perder promoções porque não se promovem e não pedem mais responsabilidade aos seus gestores. Pode parecer arriscado, mas não tem outro jeito. Não pedir significa que você pode perder a chance de ganhar um cargo maior.
3 – Se misturar à multidão. Algumas mulheres fazem de tudo para não chamar a atenção. Elas não fazem perguntas e evitam fazer comentários em reuniões ou em elevadores por insegurança. Isso também pode atrapalhar uma possível promoção.
4 – Permanecer em silêncio. Não é fácil ganhar a palavra durante reuniões, especialmente quando muitas pessoas disputam a atenção. Mas deixar de fazer seu comentário quando você tem algo relevante a dizer é perder a chance de entrar no jogo. Deixar o seu ponto de vista durante importantes discussões é essencial para sua carreira.
Claro que o comportamento negativo também é resultante da convivência e concorrência com os homens, muito mais habituados a esse meio, e dos quais muitos não exitam em usar de todas as armas, legais e morais ou nem um nem outro, para derrotar suas concorrentes, oprimindo-as.
Mas, guerreiras por natureza que são, que continuem a luta, pois o mercado que vocês, mulheres, tem conquistado, já é motivo de que estão no caminho certo. Seguir as dicas das especialistas acima é mais uma atitude de proteção contra a concorrência injusta e predatória, ao mesmo tempo em que fortalece a confiança para seguir crescendo.
Os pontos em destaque são de publicação do site Época Negócios.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Mulheres Vencem Concorrência com Homens nas Vagas ligadas a Exatas
- A virada das mulheres no mercado de Tecnologia nos EUA
- Mulheres na área de TI: evasão contínua, como parar isso?
- Mulheres, Sucesso e Carreira em Tecnologia:tudo a ver!
- Redes sociais: cuidado com o que posta pois sua empresa está tão conectada quanto você
- Controle seu trabalho freelancer com esta ferramenta gratuita
- Não passou na Certificação da ORACLE? Faça a Segunda Prova de Graça
Ligia
Excelentes dicas, concordo completamente com o que foi exposto. O preconceito ainda existe, mas quem permite isso e aceita isso somos nós mesmas, mulheres. Enquanto não mudarmos nossa própria postura, não podemos esperar que os outros mudem por nós.
Vinicius
@Ligia, isso aí, o espírito é esse mesmo!!!