Como está sua moral na empresa perante seus colegas de trabalho? Sente que é confiável e apreciam sua presença e opiniões? Sente que é alguém com quem podem contar para um projeto crítico na empresa, chave na estratégia dos negócios?
Se respondeu não a uma dessas perguntas, talvez haja um problema no seu perfil, que aliás pode não ter nada a ver com suas reconhecidas habilidades técnicas.
São atitudes comportamentais que são cruciais no mundo corporativo de hoje, e motivo principal da demissão de profissionais no mercado de trabalho, superando mesmo a questão da deficiencia técnica.
O site da EXAME publicou 7 comportamentos que são mortais para a carreira profissional, e que devemos lutar para evitar, o que me força a compartilhar com meus amigos da área de TI 😉
São ajustes em nosso modo de agir que não devem ser ignorados nem protelados, sob o risco de perdermos nosso emprego e arranhar seriamente nossa imagem, até para futuras contratações.
Veja a lista abaixo e tente identificar se você tem cometido um desses atos negativos na sua empresa… Tem coisas que nós mesmos não percebemos, por isso é bom ler artigos deste tipo para nos corrigirmos a tempo:
1 – Comprometimento zero
É a regra de ouro para quem se esforça para ser um péssimo funcionário, na opinião dos especialistas. Envolve uma série de práticas como: deixar de cumprir o que prometeu, não respeitar acordos com clientes, pactos e datas de entrega de projetos. Todos são pontos negativos que vão prejudicando a imagem da pessoa no ambiente de trabalho.
Colocar empecilhos para cumprir as obrigações certamente não é um comportamento que vai agregar valor a sua conduta na empresa.
2 – Apropriar-se das ideias dos outros
Muito comum no mundo dos negócios é uma prática que pode acontecer entre colegas e também na relação entre chefes e subordinados.
“É como o aluno que não faz o trabalho de faculdade e pede para os colegas colocarem o nome dele na apresentação”, compara Peixoto.
Não reconhecer o trabalho alheio e ainda ficar com os louros é um comportamento profissional lamentável e quebra a confiança, um aspecto essencial para o trabalho em equipe. “Eu chamo isso de pirataria corporativa”, diz Abrahams.3 – Não aceitar feedbacks
Esse é um calcanhar de Aquiles hoje em dia nas empresas, na opinião de Abrahms. “A resistência aos feedbacks é uma das doenças do mundo corporativo e um dos grandes problemas dos executivos”, diz o especialista.
Avaliações em relação ao trabalho fazem parte do trabalho em equipe e devem ser encaradas como uma forma de crescimento. Segundo ele, há pessoas que não sabem fazer a crítica e há quem não saiba receber.
“Depende muito de como a crítica é feita, mas se ela é adequada, levar para o lado pessoal é um péssimo comportamento”, diz Peixoto.
4 – Falar mal de lugares e colegas com quem já trabalhou
É uma conduta “fatal” e que muitas vezes impede até a pessoa de conseguir uma nova oportunidade profissional. “O candidato que chegar à entrevista com o headhunter e tiver este tipo de discurso será desconsiderado”, diz Peixoto.
Mesmo quem já conquistou a cadeira deve evitar críticas a ex-colegas e ou à antiga empresa. “É uma atitude que acaba denegrindo a própria pessoa”, diz Abrahams.
Não importa o quanto a experiência profissional anterior tenha sido negativa, no máximo explique o que aconteceu, mas sem julgamentos. “Falar menos é mais”, diz Abrahams.
5 – Puxar o tapete
Há diversas maneiras de prejudicar os colegas de trabalho. Cavar demissões, espalhar boatos maldosos, sabotar projetos alheios são algumas formas.
Este tipo de atitude não cria sustentabilidade nas relações a médio e longo prazo, na opinião do especialista. “Quem sofre uma puxada de tapete não esquece”, explica. O problema nesse caso é a lei do retorno. “Acaba, de uma maneira ou de outra voltando para que fez”, diz o especialista.
6 – Chegar sempre atrasado
É um clássico do manual de qualquer péssimo funcionário. Começar o expediente fora de hora e ainda escapar do escritório mais cedo, com frequência, é uma atitude que irrita qualquer gestor.
Mesmo que o trabalho seja bem feito, respeito aos horários de entrada e saída é uma exigência do mundo profissional. “É preferível chegar uma hora antes a chegar cinco minutos atrasado”, diz Abrahams.
7 – Descontrole emocional
Gritar, humilhar colegas ou subordinados é um comportamento antiprofissional por excelência. “Quem sai do eixo emocional perde a razão”, diz Abrahams.
Além de deixar o clima pesado na empresa, cria uma cultura do desrespeito no ambiente profissional. “Acaba caindo na questão do assédio moral”, explica o especialista.
Entrar em pânico ao receber um novo desafio na empresa também é um comportamento indicativo de falta de controle emocional. “Certa cautela em relação ao novo é positiva, mas entrar em pânico certamente vai prejudicar o desempenho”, diz Peixoto.
Infelizmente, poucos são os colegas que vão lhe dar um toque devido a um comportamento negativo desses listados, seja devido a medo de serem mal compreendidos ou até mesmo devido a você ser um de seus concorrentes.
Livros, artigos e conselhos de amigos de profissão são meios de descobrimos essas brechas em nosso comportamento e corrigí-los a tempo antes que afetem nossa reputação.
O problema também é que muita gente de TI não acha muito necessário estudar essas temas comportamentais. Aliás, lembra-se do último livro ou artigo que parou para ler e que trata dessas questões?
O site EXAME publicou as 7 dicas em destaque acima.
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carlos
estou cursando o 2º semestre de Sistemas de informação gosto da area, e não tenho nenhuma outra area em mente, porem sinto me incapaz de ser alguem tem alguma ajuda, site, ou profissional onde eu possa buscar ajuda?
Obs: eu tenho força de vontade e tento mas não consigo ser eficaz.
Vinicius
Carlos, todos nós temos limitações e isto não deve ser vergonha para ninguém. Não importa seu nivel social, idade, sexo, cor ou seja lá o que for, acredite em seu potencial… a não duvide se precisar de um psicólogo, isso pode ser bom e pode lhe ajudar a se conhecer melhor… demérito não é precisar de ajuda, mas deixar de buscá-la, isso sim.
E se tiver algo a compartilhar aqui, pode ficr a vontade se desejar, grande abraço e sucesso!!
Michelle
Não pratiquei nenhum dos 7 atos no meu último emprego, no máximo a parte de comprometimento talvez eu tenha pecado um pouco, mas sempre entreguei tudo o que foi pedido, e busquei novas coisas pra fazer, porém faltei algumas vezes, por problemas pessoais. O que esse artigo não conta é de quando as pessoas simplesmente não vão com sua cara… Veja bem, você é uma pessoa “na sua”, quieta, mas que conversa, mostra sua opinião, você é uma pessoa até comunicativa, mas simplesmente os chefes não gostam de você, ou porque você não ri de todas as piadas deles, ou porque você não fica babando o ovo. Desculpa, mas respeito é uma coisa, babar ovo é outra bem diferente. Todo somos seres humanos, não vejo porque alguém tenha que se dar o ridículo para agradar A ou B. O que este artigo não conta também é que nada que você faz corretamente é valorizado, mas no primeiro erro você é fuzilado. Fui mandada embora da última empresa que eu trabalhava, era estagiária, consultoria de informática pequena, só uma coisa ficou para mim: nunca mais trabalho em empresa pequena. Porque nesses lugares só tem nepotismo e puxa-saquismo, ninguém é valorizado pelo que realmente é, mas pelo que ele faz pra parecer bem na fita, vale mais a imagem, do que a realidade…
Edson
Outro comportamento negativo que pode ser incluído nessa lista é: “Melindrar-se por pouca coisa”. Tem profissional que, por qualquer coisa, já se sente ofendido e fica fazendo “joguinho” sentimental.