Fazer um curso grátis à distância, numa instituição fora do país, renomada, passou a ser uma realidade: O Instituito de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, abriu inscrições para um curso livre, completamente online, para qualquer pessoa que queira participar, independente de nacionalidade.
Sendo um dos centros de Ciência e Engenharia mais importantes do mundo, convenhamos que, mesmo sendo um curso à distância, significa um ponto importante no currículo de um profissional de TI, tanto pelo rico conteúdo oferecido pela instituição como um “comprovante” adicional dos conhecimentos da língua inglesa, diferenciando-o assim no mercado.
Segundo o site Olhar Digital…
O projeto online, intitulado MITx, vai oferecer, por enquanto, apenas uma modalidade de aprendizagem, que começa em março. O curso interativo de eletrônica foi projetado para “quebrar barreiras na educação”, pois o esquema inovador representa um passo significativo no uso da tecnologia para oferecer aulas de ensino superior.
A universidade não vai exigir dos alunos a necessidade de requisitos de entrada ou experiência em outras instituições. As matérias de estudo e grade horária com notas e aulas serão fornecidas inteiramente online, assim como um laboratório virtual, e-books, discussões na web e vídeos equivalentes a palestras. O esperado é que o curso tenha uma duração de quatro meses (caso se inicie em março), com carga horária de 10 horas por semana. Ao final dos estudos, os alunos recebem um certificado com a marca do MIT.
Para garantir o comprometimento dos alunos virtuais, o MIT fará o código de honra, uma espécie de contrato onde os estudantes em casa garantem que terão um comportamento honesto durante o aprendizado. No futuro, a universidade pretende implementar mecanismos de verificação de identidade e trabalhos facultativos de cada um dos usuários para apontar possíveis plágios.
Claro, é preciso preencher alguns pré-requisitos…ainda diz o artigo que…
De acordo com a BBC, embora não existam requisitos iniciais para começar o curso de eletrônica, o professor Anant Agarwal, diretor do laboratório de ciências da computação e inteligência artifical do MIT, afirma que os estudantes precisam ter conhecimento mínimo em matemática e ciências.
Outro pré-requisito que não posso deixar de lembar: O idioma inglês, neste caso, torna-se imprescindível. Se você ainda não atingiu um nível do idioma suficiente para acompanhar um curso desse nível, está aí mais um fator motivador para inpulsioná-lo!
Para mais informações sobre como se inscrever, lista dos cursos e muito mais, acesse o MIT à distância agora. Os destaques dessa notícia são do site Olhar Digital.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Demorou: cursos superiores de TI mudarão de nome
- O que você precisa saber antes de se matricular em cursos à distância – veja se está preparado para o desafio
- 60 Vagas de TI em Montreal – Canadá com Auxílio para Emissão do Visto e Imigração
- UFSCar oferece curso superior de TI à distância
- Educação à Distância: qualidade com economia de tempo e dinheiro
- Curso de Inglês Online GRÁTIS através do Programa Idiomas sem Fronteiras
- Ranking das melhores faculdades e cursos superiores de TI