Esta é uma das maiores reclamações hoje em dia de quem está buscando uma recolocação no mercado de trabalho: Como há tanta falta de profissionais no mercado se as empresas exigem tanto para contratar? Uma coisa não estava batendo aí. Gente sendo preterida por conta de pequenos detalhes, deixando as vagas abertas. O currículo atende mas mora fora do raio de 15 km da empresa? não se formou na escola X? passou dos 40 anos? Ah, desculpe, seu currículo ficará em nossa base para futuros processos de seleção.
Mas com base na pesquisa da empresa Human Brasil, especialista na seleção e recrutamento de talentos, formação, desenvolvimento e consultoria estratégica de pessoas nas organizações, parece que as empresas passaram dessa vez a sentir realmente a falta de profissionais no mercado de trabalho. Prova disso é que, segundo a pesquisa, fluência em idiomas, pós-graduação e experiência na área não são mais imprescindíveis na hora de contratar, para muitas empresas. As exigências diminuíram em 60% dos casos entre as empresas pesquisadas. É igualmente importante ressaltar que falta de profissionais ocorre em todo o território nacional.
A pesquisa ainda confirma que o mercado para os profissionais de TI continua fervendo de oportunidades:
“A carência é especialmente de técnicos, engenheiros e profissionais de nível operacional. Faltam, por exemplo, gerentes de projetos, operadores de produção e trabalhadores em geral da área de tecnologia de informação.” Com esse cenário, que se arrasta desde o segundo semestre de 2010, as organizações acabam tendo que investir em treinamentos de capacitação desses novos colaboradores.
Antes, as empresas tinham uma situação de falta de profissionais, porém descartavam candidatos por exigências até descabidas para quem declara aos quatro ventos por aí que está deixando de crescer por falta de gente, como jácitamos aqui.
Ora, se falta profissional realmente, por que não contrata um candidato próximo do perfil e não o treina para complementar o que falta? A mensagem estava clara para muitos que até então a situação não estava tão crítica para as empresas quanto muitas notícias afirmavam por aí. Isto está bem claro na enxurrada de comentários nos fórums de discussão do LinkedIn e várias outras redes sociais e fórums na internet.
As empresas deixavam vagas abertas por até meses. Porém, a situação agora parece ser bem mais favorável para você que busca uma nova oportunidade no mercado, e que, portanto, deve ficar mais atento ao movimento. O desespero está batendo nas empresas, e parece ser o momento do “agora ou nunca” , um momento singular para você poder negociar melhores salários e benefícios. O Brasil segue crescendo e tem muita empresa acordando para o prejuízo causado pelas suas exigências ao aumentar suas equipes de trabalho. O povo agradece.
Os dados da pesquisa foram divulgados pelo site ConvergênciaDigital.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Dez cargos com mais escassez de profissionais no Brasil
- Média dos Salários dos profissionais de TI certificados em 2011
- Palestra-Online – A Mina de Ouro dos Empregos no Mercado de Trabalho
- Setor de TI: agora, o terceiro maior contratante do Brasil
- 20 formas de divulgar suas habilidades de TI no exterior
- Censo dos profissionais de tecnologia: antes tarde do que nunca
- Vídeo: O mercado de Tecnologia em números impressionantes
Jober
Além das exigências descabidas os salários não são dos mais atrativos.
Vinicius
@Jober, Perfeito complemento, mas com uma escassez mais real, mais latente, assim como as exigências sao menores, os salários oferecidos devem seguir tendência inversa, sendo mais atrativos. Claro que vai depender também bastante do bolso de cada empresa, abs
João Sobreira
As empresas exigem muito do candidato algumas procuram por “HEROIS” falta de profissional creio eu que não exista a dificildade maior de contratação é em relação a questão salarial exigem muito querem pagar pouco isso é fato.
Joel Mazui
Na minha próxima encanação, nem pensar informática. Profissão muito desgastante. Se você for manter-se atualizado conforme as empresas pedem, você terá que esquecer que tem vida e família.
eduardo
Estou tentando entrar para o mercado de TI. sou mecanico e estudo no 3 periodo de Gestão de TI evou mudar minha graduação para Analise e desen. de Sistemas infelizmente observo um preconceito em oportunidades e inclusive em relação a salários irrisórios e com exigencias de engenheiros. desse jeito se não houver uma reviravolta ninguém vai querer trabalhar com Ti.
Marcelo
Estudo Administração de Empresas e Gestão em TI, tenho algumas certificações e ainda pretendo conseguir mais várias, não quero para de estudar nesta área que acho muito atrativa. Mas tem uma coisa que não faço é ir trabalhar em uma empresa para ganhar uma salário de merreca, enquanto os profissionais de TI não se valorizarem, a situação não vai mudar. Estou estudando para ter um negocio proprio, não para vender meus serviços a uma empresa que não te valoriza. Ja gastei milhares e milhares de reais em meus estudos, não vou dar de mão beijada para qualquer um.