Mais um ano se passou, e rápido, por sinal. Com a velocidade da informação nos dias atuais, quando em segundos podemos ter notícias de fatos que ocorreram literalmente do outro lado do planeta, temos a impressão de que o tempo não é mais o mesmo e cada vez menos será.
O sentimento piora em geral quando batemos os resultados, fazemos o balanço de nossas realizações no ano. Erros, tentativas e falta delas, alguns acertos, e entre mortos e feridos sempre temos aquela impressão de que poderíamos ter feito um pouquinho mais, por mais que tenhamos realizado.
Com os resultados em mãos, redefinimos as metas para 2011. Com certeza vamos repetir algumas que (mais uma vez?) não conseguimos alcançar pelo menos até as últimas horas do ano atual. Se isso serve de consolo, nem todos os nossos fracassos foram única e exclusivamente por culpa nossa, como também alguns dos sucessos. De qualquer forma, planeje 2011 como se tudo dependesse de você, assim poderá extrair o máximo de si.
Terminar a faculdade (ou fazer uma), trocar de emprego, retomar o inglês/espanhol, mudar de cidade, de país, certificar-se em alguma nova tecnologia, enfim são muitas ações que podemos fazer por nós mesmos, por nossas carreiras em 2011. Muitas delas sem gastar nada, apenas pela internet.
Aqui vão 5 pequenos conselhos que quero compartilhar com você para que lhe ajude a começar um 2011 diferente:
- Faça um balanço do seu ano de 2010
- Entenda por que os fracassos ocorreram. Mantenha o foco na sua parte da culpa, que é o que você pode mudar
- Refaça suas prioridades para 2011 (que tal um documento no Google Docs/Windows Live Writer para controlar de qualquer lugar?)
- Compartilhe com familiares e amigos, isso reforça o compromisso
- Controle ao menos mensalmente sua lista, o que permitirá corrigir rotas o mais rápido possível e evitar maiores danos para sua carreira
Dito tudo isto, não esqueça de algo muito importante: viva a vida. Passeie mais, namore mais, respeite mais seus pais, valorize mais as boas amizades, ajude que precisa. A obcessão por trabalho, sucesso profissional não pode ser um fim em si mesmo, sob pena de tornar a vida um fardo duro demais a se carregar.
Bem, com este último artigo lhe desejo um Feliz ano novo com muito amor, paz e boas realizações em 2011. E claro, meus sinceros agradecimentos por permanecer conosco aqui no blog durante todo este ano!!!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Avalie-se no teste: realizador, procrastinador ou conformado?
- Trocou de gadget no Natal? Veja o que fazer com o antigo
- 5 dicas de coaching para realizar suas metas na carreira profissional
- Por que muitos são bem-sucedidos e você não é?
- 9 Idéias viáveis de Empreendedorismo na área de TI
- Garantia de sucesso profissional com certificação? Onde isso?
- Curso grátis sobre Educação Financeira pode ajudar-lhe a planejar e ser melhor sucedido na carreira
alex rodr
um ótimo artigo, parabéns.
ao final de mais um ano, ao realizar balanço é que percebemos que o dia-a-dia a rotina termina nos sugando, e nos desviando de nossa meta,
é importante sempre lembrar.
Marcio
Parabéns pelo artigo, gostei demais! Não só pelo conteúdo e comentário profissionais, mas também pela questão pessoal, percebe-se que é vindo de uma pessoa bastante experiente, com frustrações e sucessos em sua carreira, assim apto a dizer que não devemos tornar o sucesso uma obsessão e dar valor as pequenas coisas da vida.
Obrigado!