Bom, está aí uma boa notícia para grande parte dos trabalhadores brasileiros, regidos pela CLT, em nosso caso aqui, para muitos profissionais de TI. Não é incomum trabalhar fora do horário de expediente, em especial quem trabalha com infraestrutura.
Equipes enxutas até demais, corte de investimentos, pessoal não tão experiente em projetos críticos e pouco preparados, contratos mal feitos, enfim, poderíamos elencar uma infinidade de fatores que poderiam levar às extensas jornadas de trabalho que muitos de nós, profissionais de TI, temos que nos submeter. A bem da verdade, muitos desses problemas tem como fonte nossa própria incapacidade de administrar nossos projetos, nosso tempo…
Em todo o caso, a INFO divulgou que…
…a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado, aprovou hoje (04/08/2010) projeto de lei que aumenta de 20% para 50% a remuneração do adicional noturno pago ao trabalhador. Pelo projeto, o adicional é devido “mesmo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal” na jornada de trabalho.A proposta prevê ainda que com a alteração na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as empresas terão que pagar o adicional também com base na remuneração, assim o salário mínimo não será mais usado como referência para o cálculo do acréscimo.
Como foi apreciado em caráter terminativo, o projeto será encaminhado à Câmara dos Deputados.
Pela CLT, o adicional noturno compreende das 22:00 às 05:00 do dia seguinte. Ou seja, (em se confirmando esta notícia) os gestores das equipes terão que rever seus planejamentos para evitarem aumento de gastos desnecessários com remuneração de funcionários. Será bom para o bolso (do profissional) e também para nossa saúde, já que muitas vezes se faz hora-extra com adicional simplesmente “por costume”, virando quase que padrão em muitos lugares.
E você, o que está achando dessa medida? Acredita também que deve coibir um pouco abusos nesse sentido, tanto por parte de profissionais quanto das empresas ao explorar muitos deles?
Este artigo foi baseado em notícia da INFO.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Desenvolvimento de software pode te levar para Nova York
- Acesse agora 76 edições da revista INFO de graça!
- Precisa deixar de ser técnico para ser chefe?
- Nova pesquisa com 150 cargos de TI e as perspectivas para o setor
- Profissionais de TI entre os 10 mais raros do Brasil e do Mundo
- Você se sente um profissional reconhecido na sua empresa?
- Os 10 cargos de TI mais estressantes…o seu está na lista?
Marcelo
Ótima medida !!
Pra quem administra bem o tempo vai ser ótimo…
Grana no bolso na quantidade certa.
Só trabalharemos fora do horário se realmente houver necessidade, pois vai pesar no bolso do empregador !!
=)
Vinicius
@Marcelo, Isso aí cara, precisamos mais de respeito e reconhecimento nesse sentido também! abs
Tarciano Lopes
É caso pra se analisar!!!
É bom para o trabalhador, porém ruim demais para o empregador. O governo deveria criar medidas que fossem justas para ambos os lados. Um exemplo seria permitir o desconto de parte desse aumento nos impostos cobrados da empresa, se todo mundo perder um pouquinho, todo mundo acaba ganhando.
Maicon Rosa
Pra mim que trabalho das 22:00 às 05:20 da manhã, é uma ótima noticia, mas creio que o governo deveria abater esse valor no imposto cobrado as empresas, para ficar justo pra todos, mas eu gostei e minha empresa é um multinacional, logo, pra eles pesa bem pouco, mas para os assalariados cem ou duzentos reais faz a diferença.
celso
se existe uma lei que aumenta o adicional de 20% para 50%porque nao esta em vigor