Antes de pensar sobre como imigrar para o Canadá como profissional de TI qualificado, é importante você saber como está a demanda de empregos no mercado de trabalho para sua profissão. Se você tiver um perfil em alta, suas chances aumentam e muito, mesmo que você não tenha muita experiência, uma vez que as empresas tem que ser menos exigentes nos requisitos exigidos.
Uma prova disso é no aumento de contratação de candidatos de nível intermedíário a partir do Exterior para funções de desenvolvedor em Quebec, coisa que era menos comum há alguns anos atrás. Claramente isso se dá devido a maior dificuldade de preencher essas vagas internamente no país, ainda que em teoria deveria haver mais profissionais disponíveis para esse nível no mercado comparado ao perfil Sênior.
Veja agora algumas carreiras de TI com grande destaque no mercado canadense no momento:
A consultoria Randstad Canada, uma das maiores do país, divulgou uma pesquisa sobre as profissões com maior demanda no Canadá em 2018 e na lista, aparecem as seguintes carreiras em Tecnologia da Informação:
- Software engineer
- Web developer
- Program analyst
- Java developer
- IT Project manager
A pesquisa foi baseada em vagas abertas em todo o país através de dados coletados pela empresa.
Ainda de acordo com o estudo, desenvolvedores com conhecimento em front-end ou back-end estão com demanda intensa, em especial os desenvolvedores full stack em Java e .NET, além de Phyton, Ruby e SQL.
O setor de TI é um dos que mais crescem no Canadá, adicionando 11.500 novos empregos somente em 2017, sendo dessas oportunidades, por volta de 5.000 em Toronto (Ontário) e 2.000 posições em Montreal (Quebec), adicionando aos quase 490.000 profissionais de TI atuando nos mais variados tipos de indústria.
Uma confirmação dessa tendência de crescimento passa pelo aumento do salário médio anual de profissionais de TI no país: passou de $76.000 a $81.500 dólares canadenses.
Veja abaixo a faixa salarial para essas profissões nas cidades mais importantes do país:
Com um salário nessa faixa, consegue-se viver relativamente bem na maioria dos grandes centros canadenses (ou ao menos em torno dessas cidades), mas também é bom lembrar que uma porcentagem em torno de 10% dos profissionais ganham abaixo dessa faixa ou acima, podendo chegar a algo em torno de $125.000 dólares canadenses por ano.
Há muito espaço para crescimento, então não recomendo se preocupar muito com o salário inicial ao chegar no seu primeiro emprego no Canadá. A medida em que ganha experiência no país, seu passe vai se valorizando.
Você pode ver mais sobre a pesquisa de profissões de alta demanda segundo a Randstad aqui
Artigos que também podem lhe interessar:
- 8 Profissões relacionadas a TI no Lista dos 10 Melhores Empregos no Canadá
- Profissionais de TI na lista de Prioridade de Imigração para Quebec (Canadá)
- Os Números Provam: O Canadá Segue Deseperado na Busca de Profissionais de TI
- Tabela e expectativa dos Salários dos profissionais de TI em 2013 – Brasil e EUA
- As 5 Melhores Cidades para Empresas e Profissionais de TI no Canadá
- Salários de TI no Canadá – Alberta (Calgary e Edmonton) e Toronto GTA
- Salário Mínimo Digno no Quebec nas Maiores Cidades