É sempre assim: fim de ano e ficamos a pensar, a planejar nosso próximo ano quanto a nosso próximos objetivos pessoais e de carreira profissional. Isso sem antes refletir em tudo que (mais uma vez?) deixamos de conquistar neste ano e nos motivos que levaram a algumas dessas decepções.
O dinheiro, ou melhor dizendo, a falta dele, é certamente um dos maiores problemas que enfrentamos no cumprimento de muitos dos sonhos outrora planejados para que se realizassem neste ano. É bom separar um tempo para reflexão, fazer um balanço pessoal e assim avaliar o quanto pudemos alcançar com os recursos que tivemos à disposição.
Nesta época de Natal, época de presentes para a família toda e até amigos (além de se presentear também), é um momento não só bastante sentimental mas também crítico para o seu planejamento no próximo ano. Digo isso porque, com as impetuosas investidas das propagandas em todo o tipo de mídia estimulando-nos a “investir” naquele objeto de desejo que teimam ser imprescindíveis para nossas vidas, fica realmente difícil administrar tudo isso com relativo sucesso.
E o relativo sucesso, nesse caso, é encontrar o ponto de equilíbrio entre aproveitar com justiça do frutor do suor do seu trabalho neste ano ao gastar com passeios, presentes e outras regalias e ao mesmo tempo manter o nível de gastos num patamar que não impacte seu planejamento para sua carreira no próximo ano. E digamos e isso não é nada fácil…
Por isso selecionamos o artigo da INFO apresentando 7 programas profissionais e gratuitos para auxiliá-lo no processo de administração de suas finanças pessoais e assim entrar no próximo ano mais consciente. Os comentários (de autoria da INFO)sobre as qualidades desses programas segue abaixo, bem como o link ao final para você poder baixar e testar à vontade:
1- Personal Finances Free: aplicativo com bons recursos para controlar os gastos do dia a dia. Ele tem opções para o internauta criar as próprias categorias e tags de débitos e créditos. Um recurso bacana do programa é uma planilha que consolida as operações financeiras do mês. Nela, inclusive, é possível descobrir o quanto cada item representa, em percentual, nas despesas mensais. O ponto forte do programa é a interface, bastante intuitiva.
2 – Hábil Pessoal 2: desenvolvido por especialistas brasileiros, esse programinha de controle financeiro com campo para a anotação dos gastos e dos ganhos do mês. Não para por aí. O software gera relatórios e gráficos sobre o dia a dia da vida financeira. Um recurso bacana é o cálculo do índice de endividamento do usuário.
3 – FinanceDesktop: software avançado para a gestão das finanças. Nele, além de controlar os gastos financeiros e a conta corrente, é possível administrar e simular investimentos, ações e outros tipos de operações financeiras. O software é equipado com ferramentas para o planejamento financeiro e cálculos do imposto de renda. Para baixá-lo, é necessário preencher um cadastro antes no site do fabricante.
4 – Controle Diário de Despesas: nessa planilha, há campos para anotar todos os gastos do dia a dia, como a compra de um cafezinho, a taxa de um estacionamento, a gorjeta do garçom, o bilhete do metrô, entre outras coisas. Se preencher direitinho todos os campos, dá para descobrir, em uma semana, quanto gasta com miúdos. Com essa informação, o internauta descobre onde deve economizar.
5 – Controle Financeiro Pessoal: com essa planilha para o Excel 2007, o internauta descobre o destino do salário do mês. Nela, você informa os valores dos gastos habituais e das contas, como educação, lazer, vestuário, animais de estimação, entre outros tipos de despesas. Feito isso, fica fácil identificar onde está o descontrole financeiro. Quem tem a conta no azul também pode usar a planilha para acompanhar os gastos mensais e planejar os investimentos.
6 – Orçamento Mensal Pessoal: desenvolvida pelo pessoal da Microsoft, essa planilha tem recursos para o internauta organizar os gastos e os ganhos do mês. Ela, inclusive, vem com fórmulas já montadas para o internauta calcular o quanto gasta com as contas mensais, como moradia, alimentação e entretenimento, entre outras coisas. O bacana é que a planilha tem campos para o gasto planejado e o gasto real. O arquivo funciona apenas com o Excel 2007.
7 – Contas Pessoais 2: apesar da interface um pouco complexa, esse software tem ferramentas para o registro dos gastos do dia a dia. O software é bem competente e elabora gráficos que mostram para onde está indo dinheiro ganho no mês.
E você, já tem se planejado para o próximo ano? Conhece outra ferramenta que possa auxiliar os amigos leitores por aqui e queira compartilhar conosco? Aproveite, este espaço é todo seu!
Download dos programas gratuitos para administrar finanças pessoais
Artigos que também podem lhe interessar:
- Centenas de bilhões de reais gastos em Tecnologia da Informação até 2014
- Acesse agora 76 edições da revista INFO de graça!
- 2 profissões de TI entre as 10 profissões mais promissoras dos EUA em 2012
- Notícias de TI: Destaques da Semana – 04
- Nem mais nem menos: Um notebook de acordo com suas necessidades
- Vídeo: Entenda o papel do Software Livre e do Certificado Digital no Brasil
- Dicas para um bom Currículo de TI
Silas Ribas
Salve,
Eu estou usando o Organizze ( http://www.organizze.com.br ) e tem o CifrasCash ( http://www.cifrascash.com ). Todos 2 online e o primeiro é gratuito e o segundo tem um plano gratuito.
Gostei mais do primeiro.
Erik
Olá
além desses, hoje em dia há uma leva de sistemas online, que não precisam instalar nada no seu computador, garantem backup e são acessíveis de qualquer computador conectado à internet. Além desses que o Silas citou, ainda há: http://www.spesa.com.br , http://www.manubia.com.br e outros. Eu tenho usado bastante e tenho gostado muito do Manubia, que tbem é gratuito, apesar de ter uma versão Premium paga. Mas a gratuita já é bastante satisfatória pra mim.
Abcs
Romulo F.F.
Fiz uma pesquisa há algum tempo atrás e pra mim o melhor é o https://www.minhaseconomias.com.br/
Carlos
Outro software interessante é o da Softteria. O endereço é http://www.softteria.com.br/software01
Vale a pena conhecer também.
Cleiton Oliveira
Se não adotar um planejamento financeiro e seguir á risca, de nada adianta utilizar aplicativos e planilhas para anotar os gastos.
Vinicius
Verdade, Cleiton, é preciso planejamento e disciplina pra cumpri-lo, softwares e planilhas por si só não resolve nada
Aline Meireles
Utilize o programa Grana, simples e prático!
https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/grana-programa-de-finan%C3%A7a-pessoal/9nfr25wbc787
Patricia Leite
Estou utilizando o programa Grana, muito simples e objetivo.
Coloquei as minhas finanças em dia. O programa está na Windows Store!
https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/grana-programa-de-financa-pessoal/9nfr25wbc787