Ética, responsabilidade, sustentabilidade…este não é apenas mais um jogo de palavras de última moda no meio corporativo. Produzir bens e serviços sem esses componentes no processo vai virar um crime com punições cada vez mais severas.
Um grande passo, e histórico nesse sentido, são os planos do governo brasileiro divulgou planos de reduzir em 39% a emissão de dióxido de carbono até 2020, o qual será apresentado em reunião com nada menos que 193 países em Copenhague (Dinamarca), agora em dezembro (que promete sem bem diferente do fracasso do protocolo de Kyoto). O assunto? O clima.
E segundo opinião dos gestores da TGT (publicado em artigo da Computerworld), as empresas de TI serão bastante afetadas, e terão que se virar para atender aos valores de redução assumidos por seus respectivos países.
Esse encontro de abrangência inédita não seria uma crise de consciência dos países mais industrializados, absolutamente…
Os efeitos catastróficos alcançaram os mais ricos já a tempos. Além do mais, aos que ainda não foram alcançados respingam crises econômicas por conta do caos vividos por clientes externos, dos quais muitas economias ricas dependem devido a intensa globalização. Ninguém mais sai imune. Ninguém ganha no jogo de v”istas grossas” a um problema tão sério.
E a cada ano sentimos sensivelmente as mudança climáticas e às vezes me pergunto até onde podemos consertar tudo isso que a humanidade causou…
Nós, enquanto profissionais de TI ou ainda estudantes, devemos expor idéias nesse sentido para nossos empregadores ou mesmo empregados. Dar idéias, reciclar, evitar desperdícios, substituir produtos por outros que utilizam processos mais limpos de manufatura….várias coisas que eu e você podemos fazer, sem depender de governos ou outras autoridades.
Não é mais apenas uma questão de imagem corporativa ou pessoal perante a sociedade com vistas a lucros futuros. É uma questão que exige ação imediata para ao menos tantarmos diminuir o volume de desastres naturais no mundo todo. QVocê consegue imaginar o lugar que nossos filhos vão encontrar daqui a trinta anos para viver?
Porém, ao menos há algo que possamos fazer para amenizar essa situação…
Veja 38 dicas do Escritório de Comunicação que você pode aplicar em casa e no escritório. A melhor forma de divulgar essas ações é praticando-as. E o mais “importante” (para muita gente): sem gastar dinheiro!
Espero, pessoalmente, que haja seriedade, rigidez na busca do cumprimento das metas estabelecidas, ainda que recaiam multas severas às empresas que não reverem seus processos produtivos. Essa não é uma questão de economia, de dinheiro (ainda que o prejuizo financeiro por causa das catástrofes climáticas já alcancem cifras astronômicas), mas uma questão de vida ou morte.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Mais de 100 cursos online grátis relacionados à Tecnologia da Informação
- Por que estão empregando pessoal de TI sem nível superior?
- Certificação: 5 mitos para se evitar e errar menos na crise
- Cursos de Java gratuitos para você aperfeiçoar suas habilidades
- iPrint – software grátis para imprimir de forma econômica e ecológica
- Trocou de gadget no Natal? Veja o que fazer com o antigo
- O sujeito mais sem-noção no ambiente de trabalho é você?
Everton Roberto
Bom Dia Vinicius!
Primeiramente parabéns pelo blog, sempre acompanho o mesmo pelo excelente conteúdo, principalmente sobre TI Verde que é a área em que eu quero me especializar.
Sou estudante do curso de Tecnólogo de Redes pelo IFES do Espirito Santo, e sempre estou a procura de informações sobre a área. Mas aqui no meu estado, as oportunidades que eu vejo são em sua maioria para desenvolvimento web, uma área pela qual não tenho muito interesse. Então gostaria de pedir sua opinião sobre como eu posso ir me preparando para esse mercado, as oportunidades estão favoráveis? Queria me especializar na questão de virtualização, ha muita concorrência de profissionais nessa área? Peço também dicas do que posso ir estudando durante o meu curso para que eu possa me formar com uma boa base de TI Verde.
Infelizmente nem todos os professores de meu curso passam esses tipos de informações, sobre mercado e etc, então fico sem um norte pra seguir.
Desde já agradeço,
Sds.
Vinicius
Primeiramente, obrigado pela participação. Qto a demanda por projetos de TI que incorporam a sustentabilidade, a adoção por parte das empresas será cada vez mais crescente. O compromisso dos países no COP15 por redução de emissão de gases poluidores vai pressionar mais ainda as empresas a tomarem atitudes concretas nesse sentido, portanto as expectativas são excelentes para quem quer entrar nessa área. Além de contribuir com a saúde do planeta, a redução de custos também chama a atenção das empresas, com redução de energia, espaço físico (virtualização)…Aliás, virtualização, cloud computing, armazenamento em massa (tecnlogias em storage) são áreas de expertise complexas e que estão bombando no mercado, e tudo indica que isso vai durar por muitos anos ainda.
Um conselho? comece a estudar desde já esses temas, há vasto material na internet sobre o assunto (a maioria em inglês), assista palestras, workshops, e claro, se possível faça um bom curso de especialização e se puder se certificar, melhor ainda!…e não se esqueça do inglês! tem muitos links de recursos grátis aqui no blog para vc exercitar…Vc está no caminho certo, não esperando terminar a faculdade para correr atrás dos seus objetivos profissionais, parabéns e sucesso!!