“Se você quer impedir os hackers de invadirem sua rede, primeiro você tem que invadir suas mentes”
Essa frase, tema do EC-Council, por si só resume a importância de um profissional com essas habilidades no cenário tecnológico mundial atual. Os hackers são considerados o terror das organizações, que gastam centenas de reais para tentar diminuir o impacto de suas investidas. Mas há um tipo de hacker que deve ser visto de um modo diferente: é o hacker ético (ethical hacker).
Claro, que ser hacker e ao mesmo tempo ético soa meio estranho, isso não dá para negar.
Mas o que realmente faz esse profissional, o Hacker Ético?
O trabalho do hacker ético é identificar fraquezas e vulnerabilidades em sistemas computacionais de tal forma a torná-los menos suscetíveis de invasão por hackers maliciosos. Tudo isso repaldado com autorização da empresa-alvo. Assim o fazem cuidando de não violar a lei, ou roubar dados, utilizando as mesmas ferramentas que os hackers criminosos utilizam.
Os cursos específicos para a formação do CEH (Certified Ethical Hacker) num centro autorizado do EC-Council incluem os tópicos:
- Perimeter defenses.
- Hacking tools.
- Session hijacking.
- Password cracking.
- Firewall evasion.
- Intrusion detection.
A CHE é uma certificação independente de fabricante, o que é uma vantagem haja vista a variedade de técnicas e ferramentas de vários fabricantes que os criminosos utilizam para invasão. Porém, antes de iniciar o treinamento, os candidatos a certficação terão que assinar um termo de compromisso de que não utilização as técnicas aprendidas para fins maliciosos.
Os problemas de segurança tendem a tomar uma nova direção e importância com as práticas de Computação em nuvem (Cloud Computing), virtualização e SaaS. Um desafio para as empresas, que têm cada vez mais segredos de negócios digitalizados e uma enorme oportunidade para os profissionais de TI que desejam entrar nesse que já é considerado um amplo mercado.
Veja mais detalhes neste artigo, que apresenta a dica de carreira, em inglês, da Monster.com e outras informações sobre as carreiras de certificação no site do EC-Council. Neste outro site (ETEK Brasil) você encontra informações sobre os cursos e certificação no Brasil, caso tenha se interessado.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Certificações quentes em Segurança da Informação demandadas pelo Governo brasileiro
- certificação em Segurança da Informação domina lista das 15 certificações que mais pagam em 2014
- Perfil de Carreira de TI: Segurança da Informação
- Que tal um voucher de certificação oficial Microsoft GRÁTIS?
- Mais uma parceria entre grande corporação de TI e universidades
- 3 valores por trás das certificações em Tecnologia da Informação
- Certificações em TI: Série de artigos imperdíveis para você
Coimbra
Não acho nem um pouco estranho ser Hacker e ético ao mesmo tempo, porém acho que muita gente quer se tornar “mini hacker” para “brincar” com os amigos e até na empresa, e isto é uma brincadeira um tanto quanto perigosa, a ética hacker deve ser formada desde a infância.
Vinicius
Coimbra, obrigado pelas opiniões, realmente ética não é algo que se aprende num curso, é de criação. É torcer para que esse tipo de formação atinja pessoas preparadas nesse sentido, que não reforcem as linhas inimigas futuramente.
abs!
Fábio
Eu um grande conhecimento na are de informática e eletrônica.
Eu trabalho com Manutençâo de micro computador, Redes, Web Design e Eletrônica em geral.
Eu tenho muito conhecimento na are hacker, mais numca trabalhei na area. Estou a procura de um emprego na area hacker ético. Gostaria de uma ajuda.
bagatoli_fabio@hotmail.com
Meu site> http:\\www.vidadigitalascurra.info
Marcia
Pessoal,
Um lugar legal e serio que esta ministrando os Treinamentos para CEH (Certified Ethical Hacker) e tb os Treinamentos de CISSP e CHFI eh a Strong Security.
Eles tem autorizacao da ISC2 para a ministracao dos cursos. Cuidado com os aventureiros….alguns amigos passaram por veneno com isso.
Se ajudar o site deles: http://www.strongsecurity.com.br
Marco Antonio
Este treinamento também pode ser encontrado na Strong Security Brasil (www.strongsecurity.com.br). Uma empresa que pelo pouco que conheci é bem reconhecida no ramo de Segurança da Informação. Ainda tem outros cursos com o CHFI e CISSP.
Tony
@Fábio, Hauhauahuhauhauhuahaa
Hiago
@Tony, kkkkkkkkkkkkkkkk