Ser um empreendedor na web – assim como fora dela – exige um vasto conhecimento multidisciplinar. E usabilidade é um desses conhecimentos imprescindíveis para o sucesso de um negócio on-line. Estar em evidência nos buscadores, nas principais palavras-chaves relativas ao seu produto e negócio já é um grande passo para alcançar seus potenciais clientes, sem dúvida, mas não para por aí.
Depois de saber que você existe e tem o que ele precisa, começa outra batalha, e esta se inicia do “lado de dentro”: a disputa entre os elementos que compõem seu site, sobre quais tomarão a atenção do usuário. São links, notícias, formas diferentes de navegação, poluição de botões e cores, menus e informações ambíguas, tanta coisa que ao invés de facilitar a vida de quem o visita, acaba irritando-o.
Aí, exatamente nesse ponto, somos traídos por nossa vasta gama de opções e acabamos por equivocadamente tirar o usuário do foco inicial de sua visita. Ele acaba não alcançando o seu produto. E para seu desespero, deixar de comprar.
Um excelente preço, condições e formas de pagamento, produto diferenciado, mas…..
Onde está aquele produto? cadê o preço? não tem mais informações sobre ele? São somente algumas das perguntas mais comuns de usuários que muitos sites, com excelente apresentação, ainda não conseguem responder. Basta alguns segundos e o usuário abandona a página. Pronto. Mais um negócio perdido…
Ter um excelente produto pode não significar nada se ele não for facilmente encontrado dentro do seu próprio site, daí a grande importância desse tema, tão negligenciado por muitos empreendedores iniciantes na web, mesmo que tenham bastante experiência e um negócio consolidado fora dela.
Se você tem um site com fins comerciais na internet ou pretende montar um negócio on-line em algum momento, não pode perder o webseminário promovido no dia 1º de julho pelo Ikeda, com o título “A usabilidade como estratégia para aumentar as vendas online“.
Segundo o IDGNow…
“O evento vai mostrar os principais problemas de usabilidade das páginas das lojas virtuais que impedem a concretização da venda. Serão apresentados exemplos reais positivos e negativos, bem como soluções para os problemas.”
Complemente seu conhecimento sobre usabilidade e como ele afeta seus resultados no artigo do Linha de Código entitulado “Usabilidade – uma introdução“.
E aproveite para cadastrar-se no site do Ikeda para o evento.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Vídeo da Campus Party – Veja algumas coisas legais acontecendo por lá
- Microsoft voa para as nuvens e promete sacudir o mercado
- Programa Meu primeiro trabalho: Oportunidade para jovens em TI e Telecom
- Como anda sua reputação na web? Seu sucesso na carreira, ou melhor na vida depende disso
- Não quer ir a aquela reunião chata? mande um robô no seu lugar!
- Certificação profissional IBM a preços acessíveis – boa opção de carreira
- Emprego: Entreviste o entrevistador para não se arrepender depois