É incrível como o tempo passa e alguns problemas ainda continuam, principalmente em relação ao tratamento que se dá à área de TI de uma organização cujo negócio principal não é TI.
Sem dúvida a TI passou a ter uma importância estratégica nas organizações nos dias de hoje, impulsionado pela evolução de frameworks a partir da década de 80 (ITIL, Cobit, ISO 20000, etc) e certificações que mostraram o verdadeiro papel da TI, não mais como provedor de tecnologia, mas o de prover serviços para seus clientes.
Hoje há serviços em que é praticamente impossível separar a TI do negócio, vide os sistemas bancários, como o brasileiro por exemplo, um dos mais avançados do mundo.
Mas nem tudo mudou nos departamentos de TI mundo afora, principalmente nas empresas menores.
Neste vídeo, “tragicômico”, diríamos, mostra como uma cadeia de decisões erradas, que vão desde a contratação da equipe, selecionada por um gestor que desconhece completamente sobre TI, que por sua vez seleciona uma gerente com nível de preparo no mínimo dúvidoso (para ser bem gentil)….bem, o resto você vai ver.
Aproveite para ver se você consegue identificar alguns desses problemas presentes ainda na empresa onde você trabalha:
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=-y7pfJRe0PM&NR=1]
Se você identificou um problema ou outro, pode não ser tão grave já que nada é perfeito, mas se o número de problemas similares encher os dedos de uma mão, já é para ficar um pouco preocupado… 🙂
Artigos que também podem lhe interessar:
- Apontar erros é fácil mas feedback eficiente é muito mais que isso
- Pesquisa revela perfil de gestores de algumas áreas de TI no Brasil
- Capacitação Profissional: Sua Empresa Acredita?
- Os salários dos profissionais de TI depois da crise
- Perfil: O Profissional “Faz Tudo”
- Estude TI de Graça nas Melhores Universidades do Mundo
- Você é bom mesmo em programação? Google Code Jam testa você!
Guilherme Tossulino
Muito bom o vídeo, mostra um pouco do despreparo de algumas empresas em encararem a TI como apenas mais um “time” da organização.
Aliar a estratégia de negócios à TI é fundamental hoje para a maioria das empresas e feliz daqueles que já exergam isso como diferencial competitivo.
Seu último artigo..Análise de negócios e Scrum em palestra do EDTED Floripa
m4u2o
Isso é apenas uma montagem da série “The IT Crowd” que teve sua terceira temporada exibida no canal de tv inglesa Channel 4 em 2008, estou esperando a quarta. É bem interessante assistir todos, além de cômico pode-se tirar lições do que não pode fazer e até identificar alguns problemas, recomendo. Não esquecendo da frase celebre “Have you tried turning it off and on again?”.
Confira no site abaixo:
http://www.channel4.com/programmes/the-it-crowd
Vinicius
Isso aí Mauro, uma série muito útil mesmo, especialmente para tomadores de decisões que muitas vezes não conseguem “vender” a TI para a direção da organização como deveria…abs
Vinicius
blz, Guilherme? Qdo o problema vem de cima, como exemplifica o vídeo, fica muito complicado de se resolver…só nos resta tentar descobrir até onde é possível mudar e se não for possível, tomar ação (mudar de emprego mesmo) antes de se queimar juntamente com toda a equipe. Mas acredito tb que o mercado está mudando isso, e só sobreviverão realmente as empresas que derem a importância devida a TI. abs!