O Profissional de TI: Preparado para a Entrevista

Compartilhe isto com seus amigos!

É natural quando alguém participa de uma entrevista num processo seletivo ficar nervoso, a não ser, é claro, que não haja um interesse real na oportunidade a qual se candidata. E devido a ansiedade prejucar a criatividade e naturalidade das respostas às perguntas, acaba fazendo com que essas perguntas sejam respondidas de forma muito curta, muitas vezes não se fazendo compreender ao entrevistador. Resultado: dependendo da posição a que se candidata, essa pessoa pode ser descartada no processo devido à sua comunicação em meio a uma situação tensa como essa, o que já revela muito do seu comportamento.

Para relaxar antes da entrevista, procure refletir sobre suas qualidades, seus pontos fortes, amplifique-os em sua mente, isso certamente o fará sentir mais confiante durante a entrevista.

Selecionamos algumas perguntas das mais comuns que são feitas pelo entrevistador ao candidato. São perguntas que não tem discriminação quanto a função, posição em questão, ou seja, não são feitas somente para pessoas concorrendo a posições na área de Tecnologia.

Para facilitar sua leitura, utilizamos a letra “P” simbolizará o início de uma pergunta. Então vamos lá.

P – Por que voce deixou seu último emprego? /Por que pretende deixar seu atual emprego?

Responda positivamente: “para que eu possa crescer em minha carreira, ter oportunidades de promoção, assumir maiores responsabilidades ou ainda, mais um trabalho que me proporcione atuar em várias áreas da Tecnologia.

P – Por que você quer esse emprego/ Por que quer trabalhar para esta companhia?

Demonstre aqui o seu conhecimento sobre a companhia e enfatize suas qualidades e por que você é a pessoa certa para essa posição.

P – O que você tem para oferecer a esta companhia?

Demonstre suas qualidades e pontos fortes e diga como eles podem trazer resultados para a empresa.

P – O que você acha que essa posição exige?

Esta questão é feita para saber se o entrevistado entendeu o que foi dito pelo entrevistador durante a entrevista, se compreendeu as exigências da função. Isso é muito importante para que o candidato realmente saiba o que o espera na nova função, caso seja contratado.

P – O que você sabe sobre a companhia?

Demonstre seu interesse pelo emprego e seu conhecimento sobre a empresa e o ramo de atividade onde atua. Fale sobre sua forma de pesquisa sobre a companhia e o que mais lhe chamou a atenção.

P – Você gostaria de fazer alguma pergunta?

Sempre vá preparado com alguma pergunta para fazer ao entrevistador. Pergunte sobre a posição em questão, solicite mais informações sobre a empresa e resuma o que entendeu da entrevista de forma a não deixar nenhuma brecha para um mau-entendido. Enfim, não saia da entrevista com dúvidas.

P – O que você acredita que sejam seus pontos fortes?

Essa é fácil, porém seja específico e tenha foco na posição em que está candidatando. Por exemplo, o fato de você ser um excelente esportista não tem relação com uma vaga de Administrador de Redes. Pense em qualidades que tenham relação direta com a vaga oferecida.

P – O que você acredita que sejam seus pontos fracos?

Niguém gosta de admitir seus reais pontos fracos, ainda mais durante uma entrevista de emprego. Porém procure apresentar sua fraqueza de modo que demonstre na verdade uma qualidade em potencial. Por exemplo, “sou uma pessoa muito focada, envolvida no projeto, de modo a não me atentar muito ao que ocorre à minha volta”.

P – Por que você passou por tantos empregos em tão pouco tempo?

Descreva os motivos que o levaram a isso, sempre relevando os pontos positivos dos vários empregos anteriores, que tenham relação com a vaga oferecida, pode dizer , por exemplo, que foi em busca de novos aprendizados, que o amadureceram em sua carreira, e lhe deram o know-how necessário para assumir a nova posição, e de forma estável dessa vez.

P – Do que mais você gostou/gosta no seu último emprego/emprego atual?

É uma pergunta capiciosa, pois a resposta revela muito sobre as competências chaves do candidato, necessárias para a nova posição.

P – Uma pergunta indiscreta sobre o antigo/atual empregador…

Cuidado, você pode estar sendo testado quanto a seu profissionalismo e discrição. É melhor responder que você prefere não divulgar informações confidenciais, citando o fato de que certamente o novo empregador exigiria a mesma discrição de seus empregados.

P – Onde você se vê daqui a 5 anos?

Essa pergunta tem a finalidade de revelar a ambição do candidato, seu plano de carreira. Você deve demonstrar que seus objetivos a longo prazo e seu nível de comprometimento tem a ver com a futura posição.

P – Você trabalha bem sobre pressão?

Como o entrevistador não aceitará um simples “sim”, dê um exemplo de uma oportunidade em que você foi submetido a muita pressão no trabalho e como lidou com esse desafio para atingir o objetivo da empresa.

P – Diga-me sobre alguma atividade que realizou, que deu errado.

Não precisa dar muitos exemplos aqui (rs..), e destaque o que fez para corrigir o problema gerado, e de como isso diminuiu o impacto para os negócios na empresa.

P – Diga-me sobre algum conflito no ambiente de trabalho e como lidou com isso.

Diga como gerenciou com sucesso os conflitos de idéias com colegas de trabalho independente de seus níveis hierárquicos, em prol do sucesso da organização.

P – Já teve atividades conflitantes a serem resolvidas no trabalho, imediatamente? Qual atitude você tomou?

Mostre ao entrevistador como agiu nessa situação, como por exemplo, contatando seus superiores devido a gravidade do problema gerado caso uma das atividades não fosse realizada a tempo.

Você não é obrigado a responder perguntas em que você reconhece possivelmente algum tom de discriminação. Caso não esteja à vontade para responder uma pergunta, seja educado e profissional, diga ao entrevistador que prefere não responder, ou questione qual a importância dessa resposta para a posição a ser assumida.

Esteja preparado para responder questões mais difíceis ainda como as que envolvem molestação sexual, discriminação entre outras, porém sempre com respostas que não comprometam seu desempenho profissional, e sempre fazendo uso de seu direito de não falar sobre o assunto devido a seu constrangimento.

E você, como se prepara para uma entrevista ? Te alguma questão que teve que responder e gostaria que incluíssemos nessa relação ?

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Discussão

  1. Vinicius
  2. Luiz Gustavo
  3. Vinicius

Comente!