Aprender inglês não é um processo fácil, mas não pela língua em si. O problema está na prática, a interação com outras pessoas interessadas no idioma. É inegável a quantidade de barreiras que existem para quem tem que aprender um novo idioma mas não tem relacionamentos com pessoas nativas de um país que fala aquela língua, ou mesmo com pessoas aqui no Brasil que queiram desenvolver seu novo idioma.
A internet revolucionou nosso modo de aprender, derrubou inúmeras dessas barreiras ao virar multimídia, web 2.0. E uma dessas ferramentas colaborativas, filhas dessa revolução sem precedentes, é o LiveMocha.
O LiveMocha é uma rede social que já conta com mais de 2 milhões de usuários, considerada o orkut para quem quer aprender um novo idioma. Isso porque através dele você cria sua própria rede de amigos, faz novas amizades baseadas no interesse e propósito de aprendizado da língua, tudo em prol de um interesse comum: por em prática aquela bendita aula que você teve no seu curso de inglês ou outro idioma qualquer e começar a deslanchar de vez.
Colaboração total: Lá é assim, ao mesmo tempo que você é aluno de algum nativo no idioma de seu interesse, você também é o professor de quem está aprendendo o português, axiliando na correção de materiais, dando dicas sobre escrita e pronúncia, ou seja, dando a sua contribuição.
Segundo a Info…
…a rede disponibiliza atualmente onze idiomas (Inglês, Italiano, Espanhol, Português (Brasil), Francês, Híndi, Alemão, Islandês, Mandarim, Japonês e Russo). Assim como nos cursos regulares e presenciais, as lições abrangem leitura, compreensão e expressão oral, escrita e gramática. O diferencial está nas ferramentas que permitem que o usuário submeta textos ou áudios à correção de outros membros.
Claro que ficar trocando mensagens não é o suficiente. O LiveMocha é somente o primeiro nível de comunicação. O legal mesmo é aproveitar e interagir de verdade, trocar telefonemas, se encontrar se possível… enfim, para quem quer realmente aprender, a conversa é o melhor meio de aprendizado de qualquer idioma, certo?
Necessidade urgente no mercado de trabalho
O Brasil continua se destacando como exportador de softwares, serviços e mão de obra especializada e destino de offshore outsourcing para muitas empresas ao redor do mundo. A crise financeira global evidenciou a robustez da economia brasileira quando o mundo todo pensava que o Brasil sucumbiria.
Tudo isso torna ainda mais urgente a preparação de profissionais de tecnologia que possam se comunicar en inglês (sem embromation…).
Ficou interessado? Então registre-se grátis no LiveMocha, deixe a timidez de lado, convide amigos, faça outros e mãos à obra!
E você, como tem treinado ou mantido seu nível de comunicação em outro idioma? Costuma usar e abusar da internet para esse fim?
Notícia com referências ao artigo da Info Abril
Artigos que também podem lhe interessar:
- Linked In: a maior rede de networking profissional agora em português
- 2 Dicas SIMPLES para Melhorar seu Idioma para a Próxima Entrevista de Emprego
- Veja o que Fazer para Aprender Inglês Mais Rápido
- Dicas essenciais para você acelerar o aprendizado de um novo idioma
- Curso de Inglês Online GRÁTIS através do Programa Idiomas sem Fronteiras
- Vagas de TI na Espanha: Ainda Receba 3.000 Euros pra Ajudar na Mudança
- Vídeo: A importância do inglês para a carreira de TI
Geraldo
Recebe certificado ao final do curso.no Live Mocha?