Acho que o café me ajudou a lembrar deste post, escrito há nada menos que 6 anos atrás… Gostaria de enriquecê-lo com novas informações, complementando-o com um trecho de um artigo da INFO, que destacou o resultado de novos testes mostrando os benefícios da cafeína para a memória:
A pesquisa da Universidade Johns Hopkins testou a memória de 160 voluntários durante 24 horas. O grupo incluiu pessoas que não bebiam café regularmente. Durante o experimento, os cientistas observaram que quem tomou comprimidos de cafeína teve um desempenho melhor nos testes de memória do que as que ingeriram placebos.
No experimento, os participantes estudaram imagens de objetos. Um grupo recebeu pílulas com 200 miligramas de cafeína (a mesma quantidade encontrada em dois cafés expressos).
Após 24 horas, os voluntários passaram por um teste de memória com as imagens vistas anteriormente, algumas similares e outras novas. Os voluntários deveriam classificar as imagens como “velha”, “nova” ou “similar”.
A capacidade de diferenciar os itens semelhantes, mas não idênticos, indica um nível mais profundo de retenção na memória. O resultado apontou que os voluntários que consumiram cafeína conseguiam identificar melhor as imagens similares. (fonte: INFO)
Neste mundo mais dinâmico e conectado de hoje, somos inundados por novas informações a todo o tempo e não é difícil termos apagões de memória algumas vezes. Para piorar, podemos ter o azar de que esses esquecimentos ocorram justamente em momentos cruciais no trabalho, com o cliente, o chefe, uma reunião importante, o que pode causar sérios prejuízos em nossa carreira profissional, alguns até irremediáveis… Dá até arrepios só de pensar em esquecer alguns eventos, não?
Opa, mais um cafézinho pra ajudar… (Ops, não abuse, caso acredite que seus lapsos de memória tem se tornados mais sérios, procure ajuda médica!)
Outros benefícios você vai encontrar no post abaixo:
E então, vai um cafézinho aí? Não tem como negar que o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e está presente na vida diária de milhões de brasileiros.
O profissional de TI, em geral, submetido às pressões do dia-a-dia, inclusive entrando cedo e saindo tarde da empresa, e não raras vezes levando trabalho para casa, encontra nessa saborosa bebida um momento de relax, talves pela sensação de prazer e melhora de humor causados pelos compostos presentes nessa bebida. Pesquisas relizadas pela comunidade científica comprovam que o consumo diário e moderado (de 3 a 4 chícaras por dia) de café previne uma série de doenças físicas e mentais.
O Café possui minerais como potássio, ferro e zinco, igual a todos os alimentos mais valorizados, ao contrário do que muitos pensam.
O café desperta e anima, dá aquela energia e vitalidade, espantando a preguiça, seja em casa, na escola ou no trabalho, além de aumentar a capacidade de concentração, a memória e o estado de alerta, não havendo contra-indicação quanto à idade.
E nada como estar de bom humor em meio a tanta correria, portanto não se prive desse pequeno prazer!….e por falar nisso, vou dar uma pausa pra um café, até mais !
Ah, não se esqueça, o site da abic traz informações das mais variadas sobre essa instigante bebida, visite e entenda tudo sobre o café.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Aprenda dormindo com uma única técnica: dormir bem
- Enfim sai reajuste para os profissionais de TI…ao menos se as empresas não recorrerem
- Veja como games de ação pode ajudar na capacidade de tomada de decisão
- Atenção: Cursos gratuitos de TI e inglês em São Paulo
- Notícias de TI: Destaques da Semana – 10
- 10 características comportamentais necessárias a todo bom profissional
- Perfil de Carreira de TI: Segurança da Informação