Isso mesmo. Segundo o Terra, Kimberely Swann, uma adolescente britânica, ex-funcionária de uma empresa de marketing e logística na cidade de Essex, foi demitida após ter escrito em seu perfil no Facebook que seu emprego era chato. E olha que ela disse que não colocou o nome da empresa.
Ele não poderia ter resolvido o assunto numa conversa franca com a ex-funcionária? Ao que parece a idéia era apenas achar uma oportunidade de cortar algum funcionário, aproveitando o embalo da crise que assola também aqueles lados.
Deixando um pouco de lado a atitude radical do proprietário, cujo tiro saiu pela culatra, na minha opinião, pois na tentativa de resguardar o nome da empresa, acabou expondo-o ao ridículo, e em nível internacional (afinal, desgraça pouca é bobagem), sempre há algo a aprender de situações como essa:
A crise aumenta a tensão no ambiente de trabalho e também acirra a competitividade. Aquele seu colega de trabalho, na ânsia de manter seu emprego, pode, por algum sentimento de inveja, procurar algo que lhe comprometa nas redes sociais e fazer que aquilo de alguma forma chegue a seus superiores.
Portanto: não publique nenhuma informação que você não gostaria que os envolvidos soubessem, e isso não vale somente sobre questões de relação funcionário-empresa, mas pra tudo. Rede social é social e ponto (redundãncias necessárias à parte).
Cresce a importância das redes sociais como ferramenta de apoio aos selecionadores, veja:
O CareerBuilder.com realizou uma pesquisa em Setembro/2008 abrangendo todo o território americano e constatou que 1 entre 5 empregadores busca informações sobre o candidato em redes sociais… Então já viu, todo o cuidado é pouco.
E você, o que achou dessa demissão? na sua opinião foi um exagero? justa?
E quanto as redes sociais, concorda com sua utilização nos processos de seleção? deixe sua opinião!
Artigos que também podem lhe interessar:
- Redes sociais obrigatórias para quem busca recolocação na área de TI
- crimes on-line cresce entre ex-funcionarios de TI
- Notícias de TI: Destaques da Semana – 10
- Eleve seu poder de Qi e aumente suas chances de contratação
- Será realmente o fim do currículo no Brasil?
- 31 Empresas de TI classificadas no Ranking das Melhores Empresas do Brasil em 2017
- O que mais influencia os profissionais de TI na decisão de trocar de emprego?
Discussão