Você se sente querido no seu ambiente de trabalho? Sente que as pessoas ficam a vontade a seu lado, incluindo-o nas rodinhas de conversa, brincadeiras, eventos sociais formais e informais… pedem sua opinião frequentemente sobre diversos assuntos dentro e fora da sua responsabilidade na empresa? Então parabéns, você é muito querido e desfruta de uma influência ímpar e que deve fazer grande diferença a seu favor na escalada do seu sucesso na carreira profissional. Agora, espere! Se não é o seu caso, não tem problema, afinal foi para você que escrevi estes 7 passos. E então, está pronto para mudar definitivamente sua imagem?
1 – Comprimente as pessoas no seu trabalho
Muitos ignoram essa simples atitude e não cumprimentam ninguém no trabalho – ou pior, cumprimentam somente pessoas de seu nível hierárquico ou superior. Quando interagimos com as pessoas com simplicidade, mostramos abertura para mais relacionamentos e repelimos aquele ar de superioridade, de gente que não gosta de se misturar, atitude que a maioria das pessoas simplesmente abomina. Abra um sorriso, mostre-se sociável. Assim ganhará a simpatia de muitos, o que ajudará a criar fortes parcerias no trabalho.
2 – Ofereça ajuda – não espere que peçam
Ser solícito é uma qualidade marcante de quem trabalha em grupo. Não significa que você vai fazer o trabalho dos outros, mas indicar o caminho, contribuir com ideias para que toda a equipe funcione de acordo é o que se espera dos melhores profissionais. E quando você se oferece para ajudar, está automaticamente incentivando outras pessoas a fazer o mesmo em relação a você, ou seja, isso vai voltar pra você de forma positiva.
3 – E quando for ajudar, faça como se estivesse sendo pago por isso
Uma vez um ex-chefe me contou um fato que não esqueço até hoje: ele tinha pedido a um colega de trabalho (que não era seu subordinado) para fazer algo que não era de sua responsabilidade, mas que ele poderia ajudar. Depois de feito o serviço, meu ex-chefe viu que a qualidade estava muito abaixo do esperado. Ao comentar com aquela pessoa, ele ouviu dela: além de ser um favor ainda quer bem feito? Adivinha qual a imagem que ele deixou a meu ex-chefe com essa atitude… Do que adiantou tentar ajudar? Portanto faça o seu melhor, deixe sua marca de excelência.
4 – Compartilhe a sua felicidade e a dos outros a sua volta
Nasceu um filho? Comprou uma casa? Casou? Compartilhe esses momentos também. Isso aproxima as pessoas, melhora o clima no trabalho e é um voto de confiança para com as pessoas que trabalham com você. Elas se sentirão especial por estarem fazendo parte desse momento tão especial que você está vivendo. Da mesma forma, alegre-se com as conquistas dos outros, parabenizando-os e torcendo abertamente por eles, mostre que apoia-os, se colocando a disposição caso precisem.
5 – Participe dos happy-hours e encontros fora do trabalho
Almoce junto com os colegas (troque de grupo de vez em quando), falem de outros assuntos, ria, divirta-se. Quando convidarem você para um happy-hour, não faça como aqueles que nunca podem, nunca dá. Tente tirar um máximo desse momento para conhecer melhor as pessoas. Ao mesmo tempo em que estará conquistando a amizade delas, fortalecendo os relacionamentos, de quebra vai conhecer o limites e reações das pessoas para melhor lidar com as situações e conflitos do dia-a-dia.
6 – Adicione as pessoas que conhece no seu trabalho em sua rede do LinkedIn
Não espere muito tempo para isso, para evitar que seus contatos esfriem até que os perca de vista. Pegue o nome completo deles e faça uma busca no LinkedIn, a maioria delas vai aceitar o convite. Com isso você vai estar agregando valor na sua rede de contatos, e isso poderá ser muito útil no futuro quando buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho.
7 – Elogie as pessoas na frente de todos e repreenda em particular
Para conquistar de vez a admiração dos colegas, não perca a oportunidade de elogiar um trabalho bem feito dando as honras a quem é de direito. E quando for repreender alguém ou conversar sobre algum problema, faça isso de forma privada, não exponha o colega. Muita gente gosta de contar piadas e dar indiretas a respeito de colegas com o intuito de ser engraçado perante os outros, sem se preocupar com o sentimento alheio. Antes de qualquer brincadeira, coloque-se no lugar da pessoa e pense se gostaria de ser o alvo desse tipo de diversão. Ao respeitar as pessoas, o resultado será inevitável: ganhará o respeito e apoio da maioria delas e isso pode ser decisivo para seu sucesso na empresa.
Ao aplicar os passos acima, você vai começar a sentir a diferença no ambiente de trabalho e trará cada vez mais pessoas para o seu lado, que lhe ajudarão a alcançar seus objetivos. São pessoas assim, queridas, que fazem nosso dia melhor e menos pesado, que agregam valor e deixam saudades quando tem quer ir embora para uma oportunidade melhor lá fora. Deixe saudades, crave a fogo sua marca na empresa atual, enfim, por onde passar. Comece a melhorar sua imagem a partir de hoje, sempre há tempo. Fazendo assim, você colherá frutos por muito tempo na sua carreira profissional, porque o mundo, você sabe, dá muitas voltas…
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