Por que você acredita ser a pessoa mais adequada para essa vaga? Esta é uma pergunta clássica num processo seletivo a uma vaga, seja na área de TI ou não.
Fato é que, ainda que praticamente todo mundo saiba que ela será feita na próxima entrevista de emprego e apesar do preparo do candidato, ainda assim dá um frio na barriga, uma ansiedade, e por fim uma grande chance de ser evasivo, subjetivo demais. E consequentemente se dar mal no processo seletivo.
Todo aquele trabalho desde a montagem de um currículo profissional, passando pela divulgação cuidadosa nos canais certos pode ir por água abaixo porque na hora H, a da entrevista, o candidato amarela, não consegue se vender adequadamente.
Por isso, alguns especialistas ouvidos pelo site Exame deram algumas dicas, as quais sintetizei em 6 pontos listados abaixo, os quais gostaria de compartilhar com você:
- Evite o jargão generalista demais, o tal do “pau para toda obra”, “faço de tudo um pouco”
- Conheça os valores da empresa para onde se candidata, abusando de informações da internet e de conhecidos
- Tente criar um link de relação entre suas realizações e a vaga na qual deseja conquistar
- Mostre entusiasmo quando fala, não esconda seus sentimentos. Deixe o entrevistador ver o brilho nos seus olhos
- Mostre capacidade de síntese, percepção do que já fez e ainda pode fazer
- Seja seguro, confiante ao falar
Não é porque tem muita vaga sobrando por aí na área de TI, segundo as pesquisas, que o candidato pode subestimar a fase de preparação para uma entrevista.
Muitas empresas estão se dando o direito de aguardarem até meses para contratar caso não sintam confiança nos candidatos entrevistados. Aliás, confiança é a palavra-chave para muitas coisas na vida, não somente no mundo corporativo.
Na economia mundial, sempre estamos ouvindo sobre como a falta de confiança afeta os mercados e causa instabilidade em todo o sistema financeiro, causando estragos monumentais que respingam em vários países devido a globalização.
Seu desempenho perante o entrevistador vai determinar o nível de confiança na sua capacidade de realizar o trabalho proposto. E obviamente, quanto maior esse índice, mais dentro da empresa voce estará.
E esse desempenho, lembre-se sempre, vai muito, muito além das 2, 3 páginas de um currículo, mais precisamente tendo seu sucesso determinado na entrevista pessoal, no cara-a-cara.
E por último, cuidado com confiança demais. Se você não tem sido bem sucedido nas últimas entrevistas, suspeite que o mundo todo não deve estar fazendo um complô contra você. Quando somos reprovados num processo seletivo não devemos simplesmente partir para outra.
É importante que façamos uma auto-análise para tentar entender até que ponto a culpa foi nossa por nosso fracasso, e assim aprender para evitar os mesmos erros no futuro.
Comece com estas regrinhas básicas antes de partir para a próxima entrevista. Suas chances de sucesso vão no mínimo aumentar mais um pouquinho.
As dicas foram compiladas a partir do artigo da Exame.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Candidato Super Qualificado: Veja Como Driblar a Rejeição e Conquistar o Emprego
- Retorno após processo seletivo: o que custa para as empresas?
- O Contato Telefônico: Sua Entrevista de Emprego Já Acabou e Você Nem Percebeu
- Mentirinha no currículo? Cuidado, mais cedo ou mais tarde vai aparecer
- 12 Motivos que podem Reprová-lo na Entrevista – e que o Recrutador Provavelmente NÃO vai Falar
- O Profissional de TI: Preparado para a Entrevista
- Entrevista de Emprego Passo a Passo – Aplicativo GRÁTIS (Por Tempo Limitado)
givaldo
Esta de otima calidade o artigo .