A violência ainda continua crescendo nas grandes cidades. Grande parte da culpa sem dúvida se deve a enorme desigualdade social, marca registrada de países no berço do desenvolvimento, como o Brasil.
E nós, que como estudantes, profissionais, ou simplesmente aficcionados por tecnologia, que gastamos nosso dinheiro nos mais variados gadgets, continuamos sendo vítimas das formas de violência mais comuns, que são o roubo e o furto.
Seja aquele notebook comprado por pura diversão, para fazer trabalhos escolares ou até ganhar um por fora como free-lancer, o fato é que muitas vezes ficamos presos em longos financiamentos e de repente vem alguém e leva tudo.
Evidente que há roubos evitáveis e outros não. Para os evitáveis vai algumas dicas que valem o reforço, apesar de conhecidas, já que acostumamos muito fácil com o ambiente e assim passamos a subestimar os riscos. E é aí que mora o perigo.
- Ouça o que ocorre a sua volta enquanto caminha, tire os fones de ouvido que o isolam do mundo real mas não o protege das consequências.
- Olhe sempre em volta enquanto anda, perceba o movimento das pessoas, ande de cabeça levantada. Mude de calçada ou mantenha distância segura quando suspeitar de algo ou alguém.
- Mantenha-se ligado ao falar no celular, sempre prestando atenção à sua volta. E seja breve, se possível, principalmente se você tem um gadget bastante desejado por aí, como um iPhone ou outro smart-fone do gênero.
- Ao entrar e sair de transportes públicos lotados, proteja bolsos, sacolas, mochilas, etc. São nas “trombadas aleatórias” que se vão os objetos de valor…talvez você já tenha percebido isso.
- Seja discreto (como verá logo abaixo). Evite mochilas, maletas ou bolsas que denunciem a existência de um gadget. Você poderá ser descartado como allvo mais facilmente.
E por útimo, NUNCA reaja a um assalto. Cansamos de ouvir nos noticiários, mas o fato se repete, as pessoas perdem o controle e pagam caro por isso. Infelizmente, a coragem de reagir é diretamente proporcional ao valor do bem e a quantidade de parcelas ainda a pagar.
Como curiosidade, a imagem acima é de uma capa de notebook com aparência de jornal. Uma criação da MiteMite, uma empresa espanhola autodenominada um “laboratório de objetos desnecessários”.
A Bag Against Crime (Bolsa Contra o Crime), como é chamada, custa cerca de 60 euros e possui hoje cinco versões: Le Pais, La Vanguarda, La Gazzetta Dello Sport, Herald Tribune e Frankfurter Allgemeine. A empresa promete versões nos jornais brasileiros em breve.
Bom, se pode funcionar ou não é uma outra discussão, mas pelo menos foi uma idéia bastante criativa. O combate ao roubo, a se julgar por essa capa, pode-se resumir numa pequena frase: seja discreto. Que isso ajuda, com certeza ajuda….
Artigos que também podem lhe interessar:
- Ex-Funcionário: O maior risco para as empresas segundo pesquisa
- Organização no ambiente de trabalho: cuidado com sua mesa
- invisiblidade: ver através de outra pessoa é possível
- Mitos e realidades da carreira de Tecnologia da Informação
- Livro: Use a Cabeça – Java
- 3 Programas gratuitos que podem proteger seu notebook contra roubo
- Tabela salarial – Setor de Tecnologia da Informação 2011
Renan
É triste ter que se preocupar com tudo isso, se tenho um ipod nao posso usar pq tenho medo de ser assaltado… uma verdadeira vergonha!
Os governantes tinham que se preocupar com isso também.
Bela abordagem…
Vinicius
Olá Renan, obrigado pelo comentário, realmente é triste a situação. Segurança pública não está entre os maiores angariadores de votos, infelizmente…mas cremos que isso vá mudar no futuro. O país está em boa evolução!
abs!
Mochilas para Brindes
É triste que tem que se preocupar mesmo, mas é assim como é. Adorei a ideia, haja criatividade.