Dando sequência à apresentação das previsões tecnológicas para o futuro próximo, relacionamos abaixo um resumo das 17 tendências para o próximo ano, mais precisamente. São resultados de publicações dos institutos IDC e Gartner, ambos extremamente conceituados no mundo todo.
Grandes mudanças continuarão a ocorrer nesse nosso mundo tecnológico, e cada uma dessas significativas mudanças pode afetar profudamente o que voce faz hoje na sua carreira. Positivamente (caso atente-se a elas e se adapte rapidamente) ou negativamente, caso seja um dos últimos a saber…
Bem, como imagino que você vem aqui no site para manter-se atualizado, para sair na frente e se destacar na multidão (não basta ser inteligente e ter visão, tem que sair na frente), aí vai a lista de fatos prováveis que lhe poderá bastante útil na sua caminhada profissional em 2012:
1 A TI não perde o ritmo
A IDC prevê que, em 2012, o mercado mundial de tecnologia da informação vai movimentar 7% mais que em 2011. O crescimento previsto é similar ao deste ano, estimado em 6,9%.
2 A China ultrapassa o Japão
Do total que será investido em TI no mundo, 28% serão gastos nos países ditos emergentes. E a China deve ultrapassar o Japão em gastos com TI.
3 Tablets conquistam as empresas
Até 2016, pelo menos metade dos usuários de e-mail empresarial vão ler e escrever suas mensagens num tablet ou outro dispositivo móvel, diz o Gartner.
4 Os aplicativos saem do PC
O Gartner prevê que, até 2015, os projetos de desenvolvimento de aplicações para smartphones e tablets vão ser quatro vezes mais numerosos que os projetos de aplicativos para PCs.
5 O Kindle Fire ganha espaço
Para a IDC, o Kindle Fire vai conquistar 20% do mercado de tablets em 2012. É um número notável para uma empresa que acabou de chegar a esse mercado, onde já existem líderes consolidados como a Samsung e, claro, a Apple.
O mundo móvel entra em guerra
Na análise da IDC, 2012 será um ano decisivo na batalha dos sistemas móveis. O Android deve continuar na liderança, seguido pelo iOS. E o ano será crucial para Microsoft, RIM e HP, que deve voltar à disputa.
7 A Microsoft pode comprar a Netflix
Para a IDC, o sucesso do Windows 8 nos tablets é crucial para a Microsoft. Mas isso depende de a empresa comprar ou fazer uma aliança com um provedor de conteúdo na nuvem, como a Netflix.
8 O dinheiro vai para a nuvem
Para a IDC, a computação em nuvem vai crescer quatro vezes mais rapidamente que o mercado de TI em geral. Em 2012, os serviços na nuvem devem movimentar mais de 36 bilhões de dólares. Esse mercado será disputado por Amazon, Google, IBM, Microsoft, Oracle, Salesforce.com, VMware e outras.
9 Os aplicativos também vão à nuvem
A IDC vê uma migração em massa rumo à computação em nuvem em 2012. Mais de 80% dos novos aplicativos corporativos serão voltados para a nuvem. Das aplicações já existentes, 2,5% serão portadas para a nuvem.
10 A segurança preocupa
Nas contas do Gartner, no final de 2016, mais de 50% das mil maiores companhias do mundo vão armazenar dados confidenciais dos clientes em serviços terceirizados de computação em nuvem. Isso deve aumentar as preocupações com a segurança. 40% das empresas vão exigir testes de segurança independentes ao contratar esses serviços.
11 O crime cresce
Até 2016, o impacto financeiro dos crimes digitais vai aumentar 10% ao ano, diz o Gartner. A razão será a descoberta de novas falhas de segurança nos sistemas.
A energia encarece os serviços
Até 2015, os preços de 80% dos serviços na nuvem vão incluir uma sobretaxa global de energia, prevê o Gartner.
13 Carros e televisores entram na internet
O número de aparelhos eletrônicos de consumo conectados à internet vai superar o de computadores em 2012. A conta, da IDC, inclui desde sistemas a bordo de automóveis até televisores e outros produtos de entretenimento doméstico.
14 A montanha de dados cresce
O volume de dados digitais no planeta vai crescer 48% em 2012, atingindo 2,7 zettabytes (cerca de 2,7 sextilhões de bytes) na estimativa da IDC. Para 2015, o volume previsto é 8 zettabytes.
15 Big data é desafio
A análise de grandes volumes de dados, conhecida como big data, estará no radar das empresas em 2012. Mas, até 2015, só 15% das maiores companhias vão conseguir explorar essa tecnologia para obter vantagem competitiva, diz o Gartner.
16 A Amazon chega à maioridade
A Amazon vai entrar para o clube das empresas com faturamento superior a 1 bilhão de dólares em TI, diz a IDC.
17 A bolha estoura
Para o Gartner, há uma bolha de investimentos em redes sociais e ela vai explodir em 2013. Em 2014, será a vez das companhias que desenvolvem aplicativos sociais para empresas, área onde os especialistas veem outra bolha sendo inflada.
Investir na carreira tem um custo altíssimo, especialmente no nosso país. Livros especializados, certificações em TI, treinamentos oficiais dos fabricantes da área, pós-graduação, MBA, tudo isso é bom, agrega, mas daí a garantir algum retorno, é algo difícil de saber, ainda mais quando tomamos decisões às cegas, isto é, sem levar em conta o futuro, previsto na visão de pesquisadores independentes.
Então toda dica que possa lhe ajudar no sentido de minimizar seus erros, darei aqui. Afinal, do sucesso de cada profissional de TI, muitos outros são beneficiados, e assim o Brasil vai crescendo.
A lista acima é de divulgação da Exame.
Artigos que também podem lhe interessar:
- Tendências tecnológicas que podem influenciar sua carreira nos próximos anos
- Cloud computing – cursos gratuitos online, mercado de trabalho e certificações
- 10 idéias sobre tecnologias para tornar sua empresa mais dinâmica
- Tendências: o que o mercado espera do perfil do profissional de TI em 2013
- Funções de TI que garantirão mais dinheiro no bolso em 2012
- Oportunidades para desenvolvedores de aplicações móveis
- Dicas de atualização para o profissional de Segurança da Informação
Marcus Sá
Creio que a maiorias das previsões se cumpriram, só não sei se ano que vem. Precisamos ter um infra melhor pra chegar a uma internet melhor… Sem uma internet rápida e de qualidade, vai tudo por água a baixo…
Vinicius
@Marcus Sá, concordo com vc, infraestrutura de banda larga estável e acessível à grande massa da população é o grande gargalo que impede que aproveitemos melhor essa onda de desenvolvimento tecnológico, abs