Um dos mais respeitados institutos de pesquisas do mundo, o Gartner, divulgou a lista das 10 tecnologias transformadoras, que causarão grande impacto no mundo nos próximos anos. E nós, profissionais de TI, devemos ficar ligados nas opiniões de especialistas e nos preparar para as transformações, que aliás já começaram. Pensar bem nestes últimos dias de 2010 que ainda que restam é o primeiro importante passo para uma carreira mais bem sucedida na próxima década que se incia.
Todo movimento que tomamos em nossas carreiras (ou ainda a ausência dele, a inércia) tem seu reflexo, imediato ou não, na qualidade dos resultados que produzimos e a soma deles influencia por último na satisfação profissional e pessoal.
Problemas estruturais, políticos e sociais de nosso país à parte (se é que é possível abstrair de tudo isso), não podemos deixar de tomar as rédeas de nosso desenvolvimento, trazer a responsabilidade para nós mesmos ao assumir os riscos e aceitar as consequências, sabendo que as coisas podem sair bem diferente do esperado, para o bem ou para o mal.
Veja a lista abaixo e prepare-se para as novas mudanças:
- Computação em nuvem
- Dispositivos móveis e tabletes
- Análise de BI avançada
- Análise social
- Tecnologias de mídias sociais
- Vídeo como mídia e como conteúdo
- Percepção de contexto computacional (“context awareness computing”)
- Computação em todos os lugares (“ubiquitous computing”)
- Memória flash
- Computação em malha de rede (“fabric computing”)
Se há alguns termos na lista que você não ouviu a respeito ainda, dê uma pesquisada na internet. Certamente vai achar uma fartura de artigos especializados sobre estes temas, especialmente em inglês. O artigo da ComputerWorld que trouxe esta lista, entitulado “Cloud computing é o maior desafio da carreira em TI” traz um bom texto sobre as influências dessas tecnologias na vida dos profissionais de TI, motivo pelo qual eu altamente recomendo a leitura.
O artigo cita o Brasil como um país mais propenso à aderência de tecnologias como Computação em Nuvem (Cloud Computing) pela questão de redução de custo por parte das empresas, mas fico ainda com um pé atrás em relação à falta de infraestrutura de banda larga adequada no país para suportar serviços dessa natureza com confiabilidade. Claro que a pressão da chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas deve adiantar um pouquinho o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica por aqui (ou pagaremos um enorme mico).
Mas como disse no início, cuidado para não ser contaminado psicologicamente com as dificuldades do país e acabar paralisando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Temos uma facilidade enorme em encontrar desculpas para tudo, principalmente fora de nossa responsabilidade. Não faça como a maioria, prepare seu próximo movimento, a grande jogada. Pense estrategicamente na sua carreira e acredite, você pode fazer um ano de 2011 muito melhor do que fez neste.
E você, da lista apresentada qual acredita ser a mais promissora no Brasil em termos de mercado de trabalho? E a que menos parece interessante?
Artigos que também podem lhe interessar:
- Números impressionantes das mídias de convergência e web 2.0
- Mini curso gratuito sobre virtualização e computação em nuvem
- Habilidades na nuvem são cada vez mais procurada nos profissionais de TI
- Onde estão os profissionais de segurança da informação?
- Cursos de TI listados nas melhores universidades brasileiras da América Latina
- Tabela e expectativa dos Salários dos profissionais de TI em 2013 – Brasil e EUA
- Cloud Computing: a Microsoft e seu novo mega datacenter
Discussão