Você sabe realmente o que quer para sua carreira profissional?

Traçar metas pessoais e profissionais é fácil. O difícil mesmo é segui-las e alcançar os objetivos traçados, com tantas opções à nossa volta para nos distrair, para desviar nosso foco.

Desde crianças deveríamos aprender a lidar com nossas prioridades, ser instigados a pensar, a saber o que vamos querer da vida, mas infelizmente esse não é um aprendizado comum entre as crianças brasileiras, e por motivos óbvios.

Um país onde ainda é comum o jovem esconder dos colegas que estuda por vergonha, onde ainda se orgulha aquele que passou de ano sem quase pegar nos livros, somente na base da cola. Onde ainda reina a esperteza burra.

O jovem brasileiro de hoje que chega disciplinado na faculdade, organizado, que sabe onde quer chegar, ainda é a minoria no Brasil. Acordamos mais tarde para a vida do que os jovens do primeiro mundo.

E o preço mais imediato a se pagar é na hora do primeiro emprego, quando o jovem não consegue se articular de forma a mostrar um pouquinho que seja de planejamento, maturidade, para trabalhar no exigente mercado de trabalho de hoje. O resultado: mesmo com tantas oportunidades por aí, fica desempregado, ou mesmo vai trabalhar numa atividade totalmente diferente da de sua formação.

Se você, jovem, ou ainda adolescente, não que engrossar o coro dessa triste realidade, comece já (ainda há tempo!!) a se organizar, a se disciplinar. Ainda que seja menos jovem, digamos, ainda dá para fazer muita coisa – especialmente na área de Tecnologia da Informação, onde chovem oportunidades, ao mesmo tempo em que diminuem preconceitos como idade, cor, entre outros de conhecimento geral da população.

Por isso não perca mais tempo, deixe o passado, o que poderia ter feito para trás e mantenha o foco no presente e no futuro. Como passo inicial, comece com as 4 dicas abaixo, de Christian Barbosa – é fundador da consultoria Triad PS, num belo artigo sobre conciliação entre trabalho e estudos que resultem em produtividade.

Escreva suas atividades: não deixe nada na cabeça, registre o que tem para fazer em uma agenda, caderno, celular ou um software de planejamento. Se você não anota, fica impossível de planejar e logo de arrumar tempo! A dica é ter apenas um lugar para registrar, ou você vai se perder! Registre tudo, da vida, escola, trabalhos, TCC e outras atividades que precisam ser realizadas no trabalho;

Trace seu planejamento: com todas as atividades em mãos (tente conseguir o máximo que puder de um semestre), passe para o seu método de anotações todas as tarefas, distribuindo-as com a antecedência de ao menos três dias do termino do prazo. Isso lhe dará mais mobilidade no dia a dia, fazendo com que cumpra tudo no prazo e ainda ganhe um tempo para descansar ou adiantar novas tarefas;

Cuidado com as urgências: atividades urgentes são aquelas que não estavam programadas para acontecerem, e o tempo para realizá-las está curto, ou já acabou. São as atividades que chegam em cima da hora, que não podem ser previstas, mas que geralmente causam estresse. Para evitá-las, reserve de 30 minutos a 1 hora do seu dia para esses imprevistos. Não se esqueça de colocar tempo nas suas anotações!

Evite as atividades circunstanciais: sabe aquela atividade que, se você não tivesse perdido seu tempo com ela, não faria a menor diferença? Essas são as tarefas circunstanciais, aquelas que nos fazem perder tempo a toa, como navegar por horas na internet sem propósito. Lute contra elas! Dica: a noite, ao chegar em casa, vá direto para o banho e comece a se preparar para o próximo dia. Evite deitar no sofá para assistir TV – com o cansaço e a preguiça, certamente você passará horas em frente a TV e irá dormir mais tarde do que realmente precisa, sem ter produzido nada neste período, nem ter descansado;

Foco! Mas nenhuma dessas dicas pode ser realmente eficaz se você não tiver definido de maneira clara quais são os seus objetivos (ex. conquistar determina vaga dentro da empresa, ou terminar no menor tempo possível o curso, para iniciar outro). Além disso, é de extrema importância que você esteja 100% focado em conquistar esses objetivos, o que significa que, algumas vezes, a preguiça pode até aparecer, mas você terá de ser mais forte e seguir com o seu planejamento.

Não dá para ficar dependendo do acaso. Temos que agir e nem sempre isso custa dinheiro (ou ao menos não tanto), ainda mais hoje com o mundo aos nossos pés disponibilizado pela internet.

Existe centenas de carreiras dentro da área de TI clamando por jovens ávidos por trabalho, focados, sonhadores, corajosos. E voce pode ser um deles, e galgar uma carreira brilhante, com salários de dar inveja a médicos, advogados, engenheiros… e uma qualidade de vida que voce sempre senhou, para voce e sua familia.

Mas o preço a se pagar está aí. Jogue as desculpas fora e mãos à obra!!

As 4 dicas em destaque estão no link do site Convergência Digital.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails