Vídeo: Estratégias de como se pedir aumento ao chefe

Você está se sentindo injustiçado e pretende pedir aumento ao seu chefe? Monte sua estratégia com base nesses vídeos, faça uma auto-análise e veja se você está realmente preparado para esse momento, ou mesmo se vale a pena fazer isso já.

São 2 vídeos do saldoso programa Pergunte ao Headhunter, outrora veiculado pelo extinto canal IdealTV e apresentado pelo excelente comunicador, Carlos Melo, com a participação de Cyro Magalhães, diretor da Watson Wyatt e Marcelo Cuelar, consultor sênior da Michael Page, um dos maiores players mundiais em recrutamento especializado do mundo. Neles você verá algumas dicas importantes sobre quando e como abordar seu chefe para pedir um aumento:

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=kFEyexpBvo4]

Este é a continuação…
 
[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=p4PQoVRKnfU]

Veja os pontos abaixo como complemento aos vídeos:

1 – Entenda quanto você ganha

Entenda a composição do seu salário, que na verdade é uma parte de um conjunto de benefícios agregados. Até a distância do seu trabalho até em casa deve entrar nessa conta. Eu mesmo, no passado, já verifiquei que não valeu a troca de emprego (ainda que ganhando mais) pelo desgaste físico e psicológico gerado pelo tempo gasto entre casa e trabalho, que havia se multiplicado por 3.

2 – Procure saber a média salarial para sua função no mercado

Não adianta querer ganhar mais que a média do mercado se seu trabalho não o diferencia da média dos profissionais em sua função. Aliás, mesmo que consiga essa proeza, será um dos grandes alvos em momentos de crise por ser um ponto fora da curva.

3 – Entenda o momento da sua empresa

Sua empresa vem apresentando bons resultados financeiros? e seu departamento, especificamente, quanto tem contribuido para esses resultados? Se tudo isso estiver negativo e mesmo assim você não estiver satisfeito, pode ser uma grande perda de tempo pleitear um aumento.

4 – Entenda o momento do mercado

Como está a demanda de oportunidades para sua função no cenário atual do mercado de trabalho? Seu currículo é atraente para o mercado? A crise afetou a demanda de oportunidades em sua área? Veja se o momento não é de esperar, e enquanto isso se preparar estrategicamente para quando o mercado voltar a aquecer.

5 – Se feito tudo isso, sentir que esse é o momento pedir o aumento…

Planeje bem sua conversa, solidifique seus argumentos com resultados visíveis e mensuráveis. Pense nos possíveis contra-argumentos que poderá ouvir e sobre o que responder. E claro, o momento logo após seu chefe sair de uma ferrenha discussão devido a resultados abaixo do esperado e outras crises, não é definitivamente apropriado. Agir com displicência e por impulso nessas horas pode mandar suas esperanças por água abaixo.

E você? Já enfrentou seu chefe para pedir um maior reconhecimento dentro da sua empresa? Como foi recebido? Chegou a um acordo razoável? Compartilhe nos comentários abaixo!

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários

  1. Guilherme Cenzi
  2. Vinicius

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *