Vídeo: Entenda o papel do Software Livre e do Certificado Digital no Brasil

Compartilhe isto com seus amigos!

 

O software livre tem uma grande aceitação no mercado, graças, em parte, às ações do Governo Brasileiro, que tem incentivado sua adoção em todas as suas esferas. Com ele, o Brasil deixa de pagar muito em direitos à empresas do exterior, podendo assim redirecionar essa verba economizada para outros projetos.

Isso é mais válido ainda aqui no Brasil, já que não produzimos softwares com a velocidade e qualidade que necessitamos, o que nos faz depender muito do produto importado.

E junto ainda com o certificado digital, também de responsabilidade do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, que tem o objetivo principal de garantir a autoria, segurança e integridade das transações eletrônicas, constituem dois recursos básicos para garantir o desenvolvimento tecnológico que integra serviços públicos em todo o Brasil, além de permitir um acesso mais amplo da sociedade à Tecnologia da Informação de forma mais barata, sem contudo perder a segurança e confiabilidade.

Entenda neste vídeo, como funciona a estrutura de Certificado Digital no Brasil e como ela nos ajuda no dia-a-dia, e também quanto aos benefícios do uso de software livre para toda a sociedade:

O mais importante na minha visão é entendermos que não precisamos tomar atitudes radicais quanto a utilização ou não do software livre. Ele pode muito bem conviver com soluções proprietárias no nosso ambiente de trabalho e o lance é, sem preconceitos, extrair o melhor dos dois mundos.

Tecnologia boa pra mim é a que melhor agrega valor para o produto e a sociedade para a qual servirá, e não vejo isso como privilégio de uma modalidade específica de criação de sofware exclusivamente falando.

De qualquer forma, o Brasil não pode ser desenvolver sua economia de forma segura e com rapidez que o mundo exige hoje sem o uso de tecnologias da informação como essas. Um mundo muito vasto e de muitas oportunidades para todos nós que trabalhamos com tecnologia e para outros que virão, isto é fato.

Artigos que também podem lhe interessar:

Compartilhe isto com seus amigos!

Comente!