Veja como games de ação pode ajudar na capacidade de tomada de decisão

Você gosta de games de ação? Se sim, esta notícia é boa para você: Cientistas da Universidade de Rochester descobriram que jogadores de game de ação tomam decisões corretas e de forma mais rápida. Um conjunto de habilidades são melhoradas quando se joga games de ação, como habilidades de  multitarefa, de direção, dentre outras. 

Veja detalhes dos testes e o resultado num trecho do artigo do portal Exame:

Para os testes, os pesquisadores utilizaram dezenas de jovens entre 18 e 25 anos que não costumavam jogar vídeo game. Eles dividiram os voluntários em dois grupos: um jogou 50 horas de “Call of Duty 2” e “Unreal Tournament” (games de ação) e o outro jogou 50 horas de “The Sims 2”.

Depois desse período, todos os voluntários tiveram que tomar decisões rápidas em diversas tarefas em um computador. Eles tinham que olhar para a tela, analisar o que estava acontecendo e responder uma simples questão sobre a ação a sua frente no menor tempo possível (por exemplo, se as bolinhas quicando na tela estavam indo da direita para esquerda ou vice versa). Para garantir que os efeitos não estavam somente ligados a percepção visual, os participantes fizeram um teste análogo auditivo.

Os jogadores de games de ação foram 25% mais rápidos para chegar a uma conclusão, tendo o mesmo nível de acerto dos colegas que jogaram The Sims e responderam mais devagar. A conclusão é a de que os gamers de ação tomam mais decisões corretas por unidades de tempo.

A conclusão dos pesquisadores em relação ao estudo é que o cérebro de jogadores de games de ação seja mais eficiente em coletar essas informações visuais e auditivas e, portanto, chegar ao ponto de tomada de decisão bem antes do que não jogadores.

Para nós, da área de TI, há uma tendência natural de gostarmos de games, que é nada mais que pura tecnologia.

Num ambiente corporativo tão dinâmico quanto o atual, não bastam apenas boas idéias e decisões. Agilidade é crucial para sair na frente da concorrência e se estabelecer. Prazos mais curtos, maiores pressões por resultados, correções de rotas a tempo de evitar desastres nos negócios… Tão importante quanto  a coragem de correr o risco de errar é a agilidade com que se desfaz a ação equivocada. E isso não importa sua posição dentro da empresa, se estagiário ou diretor.

Além do mais, agora você tem uma boa justificativa para dar quando te questionarem por jogar bastante games, principalmente os de ação. Pode estufar o peito e dizer: “estou desenvolvendo minha capacidade de tomada de decisão”… Exageiros contidos à parte, é uma forma bem divertida de se desenvolver, e que não exige muita disciplina, o que ninguém pode negar, certo?

A notícia sobre a pesquisa foi dada pelo portal Exame

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer saber o segredo para se chegar aos Melhores Empregos?

Digite seu email e baixe seu Livro Grátis AGORA

x