Universidade dá cursos para socializar nerds

Desde a educação primária existem aqueles que são rotulados, de forma até depreciativa muitas vezes, de nerds, pessoas que por definição, estudam muito, têm dificuldade com comunicação verbal e de criar relacionamentos. A iniciativa da Universidade de Potsdam, na Alemanha, de incluir aulas de habilidade social na grade dos cursos na área de TI vem de encontro às necessidades de socializar esses estudantes, alguns deles, gênios, de forma a potencializar ao máximo suas habilidades e talentos. As aulas incluem:

  • linguagem corporal
  • oratória
  • gerenciamento de stress
  • habilidades em apresentações

É claro que o desenvolvimento do comportamento humano vem de casa, junto aos pais e demais familiares. Porém acredito que isso não tira a parcela de responsabilidade das instituições de ensino na formação social do aluno, auxiliando-o a se integrar à sociedade.

Aliás, o perfil de muitos criminosos, responsáveis por várias mortes em escolas americanas, dizem respeito a pessoas com graves problemas de integração social, problemas de depressão, rejeição…problemas que poderiam ser melhor tratados se identificados antes, e assim evitar catástrofes como essas.

 Bom, a frase do porta-voz da universidade alemã define bem a intenção do programa:

…o objetivo é “preparar nossos estudantes com as habilidade sociais requeridas para obterem sucesso tanto na vida pessoal quanto na profissional”.

 Quem sabe alguma instituição de ensino por aqui não copie essa bela idéia, independente de qualquer exigência ou regulação do MEC?

 A notícia foi divulgada pelo Yahoo.

Artigos que também podem lhe interessar:

Related Posts with Thumbnails

Discussão

  1. Werewolf
  2. Vinicius